Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

NATO considera "inaceitável" exigência de retirada de Bulgária e Roménia

A NATO rejeitou hoje o pedido da Rússia para a retirada de tropas estrangeiras da Aliança presentes na Bulgária e na Roménia e denunciou a ideia de esferas de influência na Europa.

NATO considera "inaceitável" exigência de retirada de Bulgária e Roménia
Notícias ao Minuto

19:09 - 21/01/22 por Lusa

Mundo Ucrânia

"A NATO permanece vigilante e continua a avaliar a necessidade de fortalecer a parte oriental da nossa Aliança", alertou a porta-voz da NATO, Oana Lungescu.

"As exigências da Rússia criariam membros da NATO de primeira e de segunda classe, o que não podemos aceitar", expicou Lungescu, acrescentando que a sua organização "não abrirá mão da capacidade de se proteger e defender, nomeadamente com a presença de tropas na parte oriental da Aliança".

"Responderemos sempre a qualquer deterioração no nosso ambiente de segurança, inclusivamente fortalecendo a nossa defesa coletiva", esclareceu a porta-voz da NATO.

No âmbito das negociações sobre a crise na Ucrânia, e para garantir a sua segurança, Moscovo exigiu que norte-americanos e europeus assinem tratados para que a NATO renuncie a qualquer alargamento e regresse à arquitetura de segurança construída na Europa após o fim da Guerra Fria e após a queda da URSS.

O pedido de retirada de "forças estrangeiras, equipamentos e armamentos" da Roménia e da Bulgária foi feito por Moscovo, no dia das negociações em Genebra entre o seu chefe de diplomacia, Sergei Lavrov, e o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken.

Cerca de mil soldados americanos, 140 soldados italianos e 250 polacos estão estacionados na Roménia e a França já anunciou que está preparada para enviar soldados para a região, como parte de um possível aumento da presença militar da NATO.

A Bulgária, por sua vez, tem um acordo com os Estados Unidos para acolher um campo de treino para 2.500 soldados, com um máximo de 5.000 durante os períodos de rotação de pessoal.

Leia Também: Ucrânia. Roménia recusa exigência russa de retirada de tropas da NATO

Recomendados para si

;
Campo obrigatório