Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Inundações causam pelo menos 10 mortos em Madagáscar

Pelo menos 10 pessoas morreram na capital malgaxe, Antananarivo, em inundações causadas por fortes chuvas na segunda-feira à noite, segundo um balanço do Ministério do Interior.

Inundações causam pelo menos 10 mortos em Madagáscar
Notícias ao Minuto

13:05 - 18/01/22 por Lusa

Mundo Madagáscar

"As inundações causaram o colapso de casas e deslizamentos de terras em que as vítimas perderam as suas vidas", disse Sonia Ray, porta-voz do Gabinete de Gestão de Riscos e Desastres (BNGRC) do ministério, à agência France-Presse.

Além disso, duas pessoas foram feridas e mais de 500 tiveram de abandonar as suas casas, de acordo com um relatório divulgado hoje. Vinte comunas foram colocadas em alerta vermelho devido a "perigo iminente".

Os bombeiros e a proteção civil foram mobilizados para evacuar as áreas de risco. Os ginásios foram requisitados e o Governo está a estudar a possibilidade de fechar escolas esta semana.

"Esperamos precipitações fortes até quinta-feira sobre a costa noroeste, a costa nordeste e as terras altas [centro]. Esperamos um ciclone no final da semana na costa leste", avisou o meteorologista Lovandrainy Ratovoharisoa.

A ilha do oceano Índico, com um clima tropical, enfrenta todos os anos um período de fortes chuvas.

Um dos países mais pobres do mundo, Madagáscar é também alvo regular de ciclones e outras tempestades tropicais.

No final de janeiro de 2020, fortes chuvas causaram pelo menos 26 mortes, 15 desaparecimentos e 90.000 pessoas afetadas.

Leia Também: Sobe para 85 o número de mortos em naufrágio na costa de Madagáscar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório