Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Pai canadiano perdeu direitos de visitação do filho por não ser vacinado

Um juiz decretou que para já as suas visitas não eram "no melhor interesse da criança".

Pai canadiano perdeu direitos de visitação do filho por não ser vacinado
Notícias ao Minuto

16:58 - 13/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Canadá

Um pai canadiano, que não foi vacinado contra a Covid-19, perdeu temporariamente os direitos de visitação do seu filho de 12 anos. A decisão, que foi precedida por um pedido de extensão de visita aquando das festividades, foi tomada por um juiz que considerou que as visitas não eram "do melhor interesse da criança".

Esta é a primeira vez que um pai é privado de estar com o filho por falta de imunização, explicou um especialista em direito de família ao jornal Le Devoir.

A decisão, tomada no final do mês passado na província do Quebec, suspende os direitos de visitação do pai até fevereiro, a menos que se decida vacinar entretanto.
 
A mãe, que se opôs ao pedido inicial do pai para estender o tempo de visitação, disse ao tribunal que descobriu recentemente que não estava vacinado. Recorreu ainda às suas publicações nas redes sociais para mostrar que se opunha, inclusivamente, à vacinação. A mulher mora com o companheiro e outras duas crianças que são muito novas para serem vacinadas.

O juiz disse que não era "do interesse da criança ter contato com o pai" devido ao recente aumento de casos de Covid-19 no Quebec francófono. 

O Quebec foi o local do Canadá que registou o maior número de mortes relacionadas com o vírus e anunciou no início desta semana que vai impor um imposto sobre os residentes que não são vacinados. Apesar de quase 90% dos habitantes serem vacinados, representam quase um terço de todos os casos hospitalares. 

Leia Também: Canadá vai compensar crianças e famílias nativas vítimas de discriminação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório