Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

AO MINUTO: EUA diminuem tempo de isolamento; Surto no plantel do Rio Ave

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: EUA diminuem tempo de isolamento; Surto no plantel do Rio Ave
Notícias ao Minuto

08:28 - 27/12/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Coronavírus

Portugal registou 6.334 novos casos positivos e mais 16 mortes em 24 horas, segundo os dados divulgados esta segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Considerada a principal "arma" para vencer a pandemia, a vacinação contra a Covid-19 arrancou há um ano em Portugal, com o país a ser considerado uma referência mundial pela elevada taxa de pessoas vacinadas.

O Reino Unido já está a ponderar a vacinação porta a porta, de forma a travar a propagação da Ómicron. O programa piloto foi lançado em Ipswich, e poderá ser alargado a outras áreas onde a vacinação seja menor comparativamente com a média britânica. 

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Boa noite, fica por aqui este registo de acompanhamento da pandemia. Mas pode continuar a acompanhar-nos na manhã de terça-feira. Até lá, já sabe, proteja-se!

23h54 - Ómicron e mau tempo afetaram voos em todo o mundo pelo 4º dia consecutivo
 
O cancelamento de voos por companhias aéreas de todo o mundo devido à nova variante da covid-19 variante Ómicron, durante um dos períodos do ano mais movimentados, continuaram a sentir-se esta segunda-feira, afetados também pelo mau tempo. Os atrasos ou cancelamentos de voos devido à falta de pessoal tem sido uma constante em 2021, após as companhias aéreas terem sentido dificuldade em recuperar o ritmo que o mercado exigiu e a variante Ómicron apenas aumentou a dificuldade desta missão.

23h04 - Brasil regista mais 6.840 casos e 86 mortes por Covid-19

O Brasil soma, esta segunda-feira, mais 6.840 casos de Covid-19, elevando o número total de infetados no país até hoje para 22.246.276 pessoas, segundo os dados mais recentes divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários da Saúde. Relativamente aos óbitos, há a lamentar mais 86 vítimas da doença, num total de 618.534 desde o início da pandemia. 

22h53 -  EUA diminuem para cinco dias isolamento de infetados
 
As autoridades de Saúde dos Estados Unidos recomendaram hoje a diminuição, de dez para cinco dias, do período de isolamento para infetados com covid-19 e para contactos de risco a quem seja imposta quarentena.

22h23 - ONU adia primeira grande conferência de 2022
 
A Organização das Nações Unidas (ONU) adiou hoje, devido ao aumento de infeções com o coronavírus, a Conferência sobre os Países Menos Desenvolvidos planeada para janeiro, considerada a primeira grande conferência internacional de 2022.

22h14 - Surto no plantel do Rio Ave com mais de uma dezena casos positivos
 
O Rio Ave, da II Liga portuguesa de futebol, tem um surto de covid-19 no plantel principal, com mais de dezena de pessoas infetadas, confirmou à Lusa fonte do clube vila-condense. Os casos começaram a ser detetados ainda antes do Natal e, além de nove jogadores que testaram positivo, também elementos da equipa técnica, incluindo o treinador principal Luís Freire, e outros membros do 'staff' acusaram testes positivos.

21h47 - Madeira regista mais uma morte, 325 novos casos e 2.155 infeções ativas

A Madeira registou hoje mais uma morte por Covid-19, elevando o número de óbitos associados à doença para 130, indicou a Direção Regional de Saúde, que reporta também 325 novos casos e um total de 2.155 infeções ativas.

21h09 - França impõe teletrabalho de pelo menos três dias por semana

O governo francês anunciou hoje novas medidas para conter a nova vaga da pandemia, incluindo obrigatoriedade de teletrabalho pelo menos três dias por semana e antecipação da toma da terceira dose da vacina, de cinco para três meses. O primeiro-ministro, Jean Castex, divulgou hoje as novas medidas, após o Conselho de Ministros ter aprovado um projeto de lei que deve ser validado em janeiro pela Assembleia Nacional francesa. As medidas aprovadas são mais musculadas, apesar de a França manter o regresso às aulas para 3 de janeiro.

20h56 - Hospital de Leiria reforça número de camas na Medicina Intensiva
 O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) anunciou hoje o reforço da capacidade de resposta no internamento dos doentes com covid-19, na distribuição de camas de tipologia III no Serviço de Medicina Intensiva (SMI). Numa nota de imprensa, o CHL explica que tendo em conta a tendência de crescimento de novos casos de covid-19 a nível nacional, e em particular, na região de Leiria, reforçou a "capacidade de resposta relativamente ao internamento dos doentes com covid-19 na distribuição de camas de tipologia III no SMI, face à consequente pressão que tem sentido neste nível de cuidados de saúde". 

20h26 - Número de óbitos triplicou na última semana em Moçambique

O número de óbitos por covid-19 na última semana em Moçambique triplicou, indicam os dados do Ministério da Saúde de Moçambique. Até dia 20, o cumulativo semanal de óbitos era de sete e, desde terça-feira, o número de óbitos passou para 21. O número de casos ativos por semana também subiu consideravelmente, passando de 8.017 no dia 20 para 17.623 hoje, com um total de 107 internados.

19h50 - Lindelof testa positivo à Covid-19 e desfalca Manchester United

Victor Lindelof não está na ficha de jogo para a visita do Manchester United ao Newcastle, agendada para esta segunda-feira, e Ralf Rangnick explicou o porquê ainda antes do pontapé de saída. O treinador dos reds devils informou que o internacional sueco testou positivo à Covid-19 no domingo e por isso já está em isolamento. 

19h48 -  Aeroporto de Lisboa reforça capacidade de testes
 
Os postos laboratoriais do aeroporto de Lisboa apresentaram tempos de espera "elevados" entre os dias 24 e 26, devido ao aumento da procura por testes à covid-19, segundo a ANA - Aeroportos de Portugal, que assegura reforço de recursos. "Devido a um forte aumento de procura por testes covid-19, associado a redução da oferta dos restantes locais de testagem, entre os dias 24 e 26 de dezembro, os postos laboratoriais no aeroporto de Lisboa apresentaram tempos de espera elevados", adiantou a empresa.

19h22 - Biden admite ser preciso "fazer mais e melhor" perante falta de testes
 
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, admitiu hoje que "é preciso fazer mais" para que os norte-americanos tenham acesso aos testes covid-19, depois de estes terem esgotado na maioria das farmácias do país antes do Natal. "Vimos como foi difícil para algumas pessoas aceder aos testes este fim de semana e isso mostra que temos trabalho a fazer", admitiu Biden durante uma reunião virtual com 25 dos 50 governadores do país, democratas e republicanos.

19h06 - França soma mais 256 mortes e 30.383 novos casos nas últimas 24 horas

França soma, esta segunda-feira, mais 30.383 casos por Covid-19 e 256 mortes nas últimas 24 horas, de acordo com os dados das autoridades sanitárias francesas. No total, o país regista 122.898 óbitos. A incidência situa-se, com dados de 18 a 24 de dezembro, nos 759,3 casos por 100 mil habitantes.

18h46 - Austrália regista primeira morte provocada pela Ómicron

Foi hoje confirmada a primeira morte provocada pela variante Ómicron na Austrália, numa altura em que se regista o maior número diário de infeções de Covid-19 desde o início da pandemia. Contudo, como as taxas de hospitalização permaneceram baixas, as autoridades acreditam que não se justificam novas restrições. A vítima mortal, que tinha 80 anos e outros problemas de saúde, contraiu o vírus num lar de idosos e faleceu num hospital em Sydney, noticia a Reuters.

18h23 - Pavilhão do Mar, nos Açores, acolhe vacinação a partir de 10 de janeiro
 
Pavilhão do Mar, em Ponta Delgada, Açores, vai acolher o reforço da vacinação contra a covid-19 de pessoas com mais de 50 anos a partir de 10 de janeiro, revelou hoje o secretário da Saúde. Em declarações à agência Lusa, Clélio Meneses avançou que o processo de vacinação na ilha de São Miguel "vai passar genericamente para as Portas do Mar", onde se localiza o Pavilhão do Mar, a partir de dia 10 de janeiro, tanto para vacinação por agendamento como para a modalidade "casa aberta", que dispensa a marcação prévia.

18h17 - "Quanto mais transmissível for um vírus, menos patogénico ele vai ser"

O virologista João Gonçalves fez um balanço, esta segunda-feira, na SIC Notícias, do primeiro ano de vacinação contra a Covid-19 em Portugal. Para o também professor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, “estamos todos de parabéns”, isto é, quem implementou este processo mas também os portugueses que aderiram à vacinação. “Portugal é um caso de sucesso no mundo. A vacinação em Portugal e na Europa é um sucesso, mas infelizmente não no mundo inteiro e por isso é que aparece esta nova variante [Ómicron]”, afirmou o especialista, recordando que a vacinação é “uma das armas importantes para conter a pandemia”.

18h08 - Itália regista mais 142 mortes e 30.810 novos casos por Covid-19

Itália registou mais 30.810 casos nas últimas 24 horas, bem como 142 óbitos associados à Covid-19, indicam hoje os dados do Ministério da Saúde italiano. Ontem foram notificados 24.883 infetados e 81 mortes. No total, há já 136.753 vítimas mortais e 5.678.112 contágios. Recuperaram ainda 5.003.855 pessoas infetadas, mais 9.992 desde ontem.

17h54 - Reino Unido reporta 98.515 casos e 143 mortes por Covid-19

O Reino Unido registou mais 143 mortes e 98.515 novos casos, esta segunda-feira. No entanto, o número de casos é especialmente baixo hoje por só incluir dados de Inglaterra. Os números da Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte não estão disponíveis devido ao período de festividades.  

17h25 - Um ano de vacinação. "Mantemos o foco na proteção de toda a população"

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, recordou, esta segunda-feira, na sua página de Facebook, o "momento histórico" em que foi administrada a primeira vacina contra a Covid-19 em Portugal, há um ano, no dia 27 de dezembro de 2020. "Faz hoje um ano que iniciámos a vacinação contra a Covid-19 em Portugal. Um momento histórico, que nos trouxe esperança e otimismo. Hoje temos cerca de 8,7 milhões de pessoas com o esquema vacina completo, mais de 2,5 milhões de doses de reforço administradas e iniciamos a vacinação das crianças dos 5 aos 11 anos", salientou o governante, admitindo que isso só foi possível "graças à adesão extraordinária dos portugueses a este processo".

17h07 - Quase 1.700 passageiros multados nas fronteiras aéreas em 26 dias
 
Quase 1.700 passageiros foram multados nos aeroportos portugueses entre 01 e 26 dezembro por falta de teste negativo ao SARS-CoV-2, ou certificado de recuperação, indicou hoje à Lusa o Ministério da Administração Interna (MAI). O número de companhias aéreas multadas por terem transportado passageiros sem teste negativo ou certificado de recuperação mantém-se nas 38, à semelhança do balanço feito na semana passada pelo MAI.

16h13 - Hotéis no Algarve com cancelamentos de última hora e quebra na procura
 
Os hotéis algarvios estão a receber cancelamentos de última hora devido à entrada de vigor das novas restrições para combater a pandemia de covid-19 e ao agravamento da situação epidemiológica, disse hoje à Lusa um responsável do setor.

15h58 - Covid-19 leva Apple a encerrar sete lojas nos EUA e Canadá

A evolução da pandemia nos Estados Unidos e no Canadá levou a Apple a encerrar sete lojas na semana passada. A Apple estabelece que, para uma loja ser encerrada, cerca de 10% dos trabalhadores devem estar infetados com Covid-19.

15h55 - Saiba onde fazer testes gratuitos à Covid-19 em Lisboa até 31 de dezembro

A Câmara Municipal de Lisboa disponibiliza vários locais onde será possível a realização de testes gratuitos à Covid-19 para residentes e turistas.

15h43 - Premier League regista recorde de testes positivos

A Premier League anunciou, esta segunda-feira, que registou um recorde de novos casos de Covid-19 entre 20 e 26 de dezembro: 103 jogadores e elementos das equipas técnicas estão agora infetados com o novo coronavírus

15h28 - UE doou 385 milhões de vacinas ao mundo mas admite desigualdades

A União Europeia exportou mais de 1,1 mil milhões de vacinas contra a Covid-19 para 61 países, das quais 385 milhões de doses foram doadas, anunciou hoje o chefe da diplomacia europeia, admitindo "desigualdades entre continentes", nomeadamente com África.

15h11 - Portugal é o 7.º país da UE com mais novos casos por milhão de habitantes

Portugal é esta semana o 7.º país da União Europeia (UE) com mais casos diários de contágio por SARS-CoV-2 por milhão de habitantes a sete dias, segundo o site estatístico Our World in Data.

14h35 - Portugal regista mais 6.334 casos de Covid-19 e 16 mortes

Portugal somou, nas últimas 24 horas, mais 6.334 novos casos e 16 mortes relacionados com a Covid-19, indica o boletim epidemiológico da DGS divulgado desta segunda-feira. Em termos acumulados, Portugal contabiliza 1.286.119 casos confirmados e 18.890 óbitos. O número de recuperados ascendeu a 1.161.615. Os casos ativos aumentaram para 105.614. Os internamentos subiram para 914 (mais 36), tendo descido ligeiramente nas unidades de Cuidados Intensivos para 150 (menos um face aos dados de ontem). De acordo com o relatório, tanto a incidência como o Rt subiram. A incidência a nível nacional é agora de 804,3 casos de infeção por 100 mil habitantes. Já no Continente é de 807,4. Por sua vez, o Rt é de 1,23 tanto a nível nacional como  no Continente.

14h26 - Linha SNS24 bateu no domingo recorde diário de requisições para testes

A linha SNS24 bateu no domingo o recorde diário de requisições para testes à Covid-19 emitidas, com um total de 22.103, segundo dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

De acordo com os mesmos dados, o número de requisições para testes à Covid-19 emitidas pela Linha SNS24 no domingo ultrapassou o anterior recorde, de dia 21 de janeiro deste ano (16.672).

14h21 - Ómicron leva ao cancelamento hoje de mais de 2.100 voos em todo o mundo

Mais de 2.100 voos foram hoje cancelados por companhias aéreas de todo o mundo devido à variante Ómicron, da Covid-19, que perturbou viagens após os pilotos terem ficado doentes ou em isolamento.

14h19 - Comerciantes da região de Lisboa esperam compensar perdas

Os comerciantes da região de Lisboa esperam que após as duas semanas de contenção o setor venha a ser compensado pela perda de clientes, lamentando que os apoios não sejam proporcionais à atividade, disse hoje a presidente de uma associação.

14h03 - Primeiro-ministro belga admite considerar a vacinação obrigatória
 
O primeiro-ministro da Bélgica admitiu hoje a hipótese de avançar para a vacinação obrigatória contra a Covid-19 naquele país, frisando, porém, a necessidade de "aprender a viver" com o vírus e que prefere mais "convencer do que impor".

12h58 - Surto de Covid-19 no Famalicão

O Famalicão deu conta, nesta segunda-feira, de um surto de Covid-19 no emblema minhoto, com nove casos positivos entre jogadores, equipa técnica e staff.

12h54 - Açores com 66 novos casos e doze internamentos nas últimas 24 horas

A Autoridade Regional de Saúde dos Açores registou, nas últimas 24 horas, 66 casos de Covid-19 e doze internamentos hospitalares, contabilizando 797 casos ativos e uma recuperação.

12h41 - Número de casos positivos no Marítimo aumenta

O número de casos positivos à SARS-CoV-2 aumentou no Marítimo, disse hoje à agência Lusa fonte oficial do clube madeirense da I Liga portuguesa de futebol.

Após a confirmação dos casos de Edgar Costa e Diogo Mendes, Stefano Beltrame recebeu a confirmação domingo à noite de que estava infetado com o coronavírus, que provoca a Covid-19.

12h10 - "Processo de vacinação tem sido extraordinário", frisa António Costa

O primeiro-ministro assinalou no Twitter o dia o arranque da vacinação em Portugal há precisamente um ano. António Costa elogiou a forma como o processo tem decorrido, destacando o trabalho dos profissionais de saúde e da task-force e a postura dos portugueses. 

12h07 - Caos no Aeroporto de Lisboa. Alguns passageiros obrigados a adiar voos

Centro de testagem à Covid-19 encerrou às 22h e deixou alguns passageiros sem qualquer alternativa. Vídeos publicados nas redes sociais mostram filas de dezenas de pessoas.

12h05 - SNS24 emitiu mais de 224 mil requisições de testes em dezembro

O SNS24 emitiu este mês, até dia 25, mais de 224 mil requisições de testes à Covid-19, dos quais 12.390 só no dia de Natal, segundo os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

A informação enviada à agência Lusa refere ainda que, no mesmo período, foram emitidas pelo SNS 24 um total de 164.184 declarações provisórias de isolamento profilático, das quais 64.959 na última semana (9.584 no dia de natal).

11h23 - Nove pescadores em isolamento em barco em Viana do Castelo após três casos

Nove pescadores estão em isolamento, a bordo da embarcação de pesca costeira 'Nossa', atracado desde o dia 19 em Viana do Castelo, após três casos de infeção provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, disse hoje o capitão do porto local. Contactado hoje pela agência Lusa, o capitão-de-fragata Silva Lampreia explicou que o caso "está a ser acompanhado pelas autoridades locais de saúde e pelo armador da embarcação desde o dia 19, altura em que atracou em Viana do Castelo".

11h16 - Autoridades angolanas realizam megacampanha de testagem em Luanda

As autoridades angolanas iniciaram hoje, na província de Luanda, capital de Angola, uma megacampanha de testagem da Covid-19, para aferir o nível de contágio da doença, que nos últimos dias registou um considerável crescimento de casos positivos.

11h06 - Quase 1.400 pessoas receberam resultados de testes incorretos na Austrália

Um centro de testes em Sydney, na Austrália, reconheceu esta segunda-feira que enviou resultados incorretos de testes PCR a 1.395 pessoas desde o dia 22 deste mês.

O SydPath, que é gerido pelo Saint Vincent’s Hospital, disse que enviou por SMS resultados negativos a 995 pessoas testadas entre os dias 23 e 24 de dezembro, isto apesar dos seus testes não terem sido processados.

O erro foi detetado pelo hospital durante uma investigação relacionada com o envio de resultados negativos nos dias 22 e 23 a 400 pessoas que testaram positivo.

10h41 - Vacinação na UE começou há um ano e já chegou a mais de 78% dos adultos

A vacinação na União Europeia (UE) arrancou há precisamente um ano, estando mais de 78% dos adultos totalmente vacinados, assinalou hoje a presidente da Comissão Europeia, pedindo que os Estados-membros continuem este "longo caminho" com doses de reforço.

"Exatamente há um ano, as campanhas de vacinação contra a Covid-19 começaram em toda a Europa e percorremos um longo caminho no espaço de um ano: mais de 78% dos adultos na União Europeia estão agora [totalmente] vacinados", declarou a líder do executivo comunitário, Ursula von der Leyen, numa mensagem em vídeo hoje divulgada.

Na publicação feita na rede social Twitter, a responsável vincou que o atual "aumento do número de infeções e em particular a rápida propagação da [variante] Ómicron tornam a vacinação ainda mais importante".

"A vacinação, incluindo as doses de reforço, são atualmente a nossa melhor proteção. Temos doses suficientes para que todos possam ser vacinados e receber uma vacina de reforço, portanto, protejamo-nos a nós próprios e aos outros", apelou Ursula von der Leyen.

10h20 - Bombeiros voluntários com instrução suspensa devido à pandemia

O Governo decidiu suspender, parcialmente, o "ciclo de serviço operacional dos bombeiros voluntários", em consequência da situação epidemiológica provocada pela pandemia da Covid-19.

A portaria foi publicada esta segunda-feira em Diário da República e entra em vigor hoje mesmo.

9h39 - Utentes esperam horas para serem atendidos na Linha SNS24

A subida do número de casos de Covid-19 está a pressionar cada vez mais a Linha SNS24. A SIC Notícias revela que os utentes esperam horas para serem atendidos e que quem tem ligado é logo convidado a desligar. 

O Sindicato dos Trabalhadores de 'Call Center' (STCC) disse este domingo que a greve de sexta e sábado correu dentro das expectativas, apesar de não ter números de adesão, e, nos próximos dias, vai novamente solicitar a intervenção do Governo.

No entanto,  os trabalhadores que prestam serviços "socialmente imprescindíveis", como na Linha SNS24 ou a linha de apoio à vida, bem como no apoio ao INEM ou às forças de segurança estão excluídos deste protesto. 

9h30 - Primeiro caso da Ómicron em Macau em residente regressado dos EUA

Macau diagnosticou hoje o primeiro caso da variante Ómicron do novo coronavírus, num residente de 23 anos regressado dos Estados Unidos, anunciaram as autoridades.

8h58 - É obrigatório. A partir de hoje, há mais funcionários em teletrabalho

A partir desta segunda-feira, dia 27 de dezembro, há mais funcionários a trabalhar a partir de casa, uma vez que o teletrabalho é obrigatório.

8h15 - Hospital israelita começa ensaio clínico com quarta dose da vacina

O hospital Sheba de Israel inicia hoje um ensaio clínico para testar a eficácia da quarta dose da vacina BioNTech/Pfizer contra a Covid-19 em seis mil pessoas, incluindo 150 profissionais de saúde.

8h13 - Estas são as máscaras mais eficazes contra a variante Ómicron

À medida que a estirpe Ómicron do novo coronavírus se propaga pelo mundo, os especialistas alertam que é necessário ter em especial atenção o tipo de máscara utilizada assim como evitar o uso das de tecido. 

8h12 - Alemanha regista quase 14 mil casos e supera os sete milhões de contágios

A Alemanha reportou 13.908 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, segundo os dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Robert Koch. O país ultrapassou os sete milhões de casos de contágios desde o início da pandemia. 

De acordo com o boletim de hoje, morreram mais 69 pessoas. No total, 110.433 pessoas morreram devido à Covid-19. 

Nos últimos sete dias, a incidência acumulada situou-se em 222,7 casos por 100 mil habitantes. 

8h10 - Ómicron: O primeiro sintoma pode manifestar-se no tom da sua voz

Existem alguns sinais reveladores de que pode ter a estirpe mutante do novo coronavírus - no entanto, saiba que pode ser capaz de 'ouvir' o primeiro sintoma antes de se sentir doente.

8h08 - China deteta 200 casos nas últimas 24 horas

A China detetou 200 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, 162 dos quais por contágio local, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país.

A Comissão de Saúde da China disse que o número total de casos ativos é de 2.158, incluindo 13 doentes em estado grave.

Desde o início da pandemia, o país registou 101.277 casos da doença e 4.636 mortos.

8h05 - Bom dia! Iniciamos aqui um novo registo para que possa acompanhar todas as incidências acerca da Covid-19. Para recordar o que ontem aconteceu, clique aqui

Leia Também: AO MINUTO: Brasil com menor número de mortes; Israel aprova comprimido

Recomendados para si

;
Campo obrigatório