"Toneladas de sangue". Podolyak reage a ataque em larga escala a Kyiv

Para o conselheiro presidencial ucraniano, a "única estratégia possível" para a Rússia é "a guerra pela guerra".

Mykhaylo Podolyak, kyiv, ucrânia, conselheiro

© Getty Images

Notícias ao Minuto
17/06/2025 09:07 ‧ há 4 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Rússia/Ucrânia

O conselheiro presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak condenou, esta terça-feira, o ataque maciço da Rússia contra a capital ucraniana durante a madrugada, considerando que este "é o preço horrível a pagar" pelas "ilusões" de paz. 

 

"Mais um ataque de mísseis em grande escala contra bairros residenciais de Kyiv. Ação deliberada, morte e ferimentos deliberados de dezenas de pessoas. Mais civis debaixo dos escombros. Este é o preço horrível a pagar pelas 'ilusões de paz russas'", começou por escrever Podolyak numa publicação na rede social X (antigo Twitter). 

Para o conselheiro presidencial, "a Rússia não quer, não pode e não vai retirar-se da guerra" sem "uma coação brutal". 

"Este é um axioma prescrito por toneladas de sangue humano. É claro que é possível fingir que existem oportunidades para chegar a acordos, acordos, negociações reais. No entanto, nas condições de um direito internacional fraco e de falta de liderança global, a Rússia continuará definitivamente a implementar a única estratégia possível para si - a guerra pela guerra", criticou o ucraniano.

O conselheiro de Volodymyr Zelensky apontou que a "participação na guerra é muito mais barata para a Rússia do que a retirada da mesma", "tanto do ponto de vista da reestruturação da economia para as necessidades militares" como "do ponto de vista da gestão totalitária de uma grande massa de pessoas insatisfeitas na própria Rússia".

"Putin compreende perfeitamente todos os aspetos básicos da atual situação da Rússia - ou a guerra pela guerra ou o desaparecimento do seu 'Estado agressivo'. Por isso, continuem a viver de ilusões e preparem-se para o aumento das hostilidades", completou.

De realçar que pelo menos 14 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas esta madrugada em Kyiv. O ataque causou danos em vários edifícios residenciais, estabelecimentos de ensino e infraestruturas críticas.

A Ucrânia enfrenta há mais de três anos esta invasão em larga escala por parte da Rússia. Tem contado com o apoio militar, financeiro e humanitário dos seus aliados ocidentais, nomeadamente dos Estados Unidos e da União Europeia.

Pelo menos 14 mortos após ataque maciço da Rússia contra Kyiv

Pelo menos 14 mortos após ataque maciço da Rússia contra Kyiv

Pelo menos 14 pessoas morreram esta madrugada em Kyiv em mais um ataque maciço da Rússia contra a capital ucraniana, informou o chefe da administração militar da capital, Timur Tkachenko, na rede social Telegram.

Lusa | 06:48 - 17/06/2025

Leia Também: Pelo menos 14 mortos após ataque maciço da Rússia contra Kyiv

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas