Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Linha SNS24 bateu no domingo recorde diário de requisições para testes

A linha SNS24 bateu no domingo o recorde diário de requisições para testes à covid-19 emitidas, com um total de 22.103, segundo dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

Linha SNS24 bateu no domingo recorde diário de requisições para testes
Notícias ao Minuto

14:24 - 27/12/21 por Lusa

País Covid-19

De acordo com os mesmos dados, o número de requisições para testes à covid-19 emitidas pela Linha SNS24 no domingo ultrapassou o anterior recorde, de dia 21 de janeiro deste ano (16.672).

Durante este mês de dezembro (dias 1 a 26), foram emitidas pelo SNS24 246.709 requisições de testes à covid-19, das quais 101.077 na última semana.

"Relativamente à emissão de declarações provisórias de isolamento profilático (DPIP), este mês de dezembro (dias 1 a 26) foram emitidas pelo SNS 24 178.481, das quais 79.256 na última semana", refere a nota dos SPMS, acrescentando que só no domingo foram emitidas 14.297 declarações.

Os SPMS sublinha que nos últimos dias se assistiu a um "crescimento muito acentuado da procura da linha SNS24", que "tem vindo a acompanhar a evolução do contexto pandémico atual".

A nota refere ainda que, "para reforçar a qualidade do serviço, foram tomadas, em estreita articulação com a DGS e o operador Altice Portugal, um conjunto de medidas", entre elas a abertura de novos 'call center' "para beneficiar de recursos humanos disponíveis noutras regiões", apontando o caso de Coimbra, aberto na semana passada, e de beja, que abrirá em janeiro.

Aponta igualmente a "formação e contratação de novos profissionais", perfazendo um total de 5.000, maioritariamente enfermeiros, mas também psicólogos, farmacêuticos, médicos-dentistas, administrativos, intérpretes de Língua Gestual Portuguesa e estudantes de medicina do sexto ano, e a "diversificação das categorias dos profissionais e das respetivas tarefas para otimizar o atendimento na linha".

Os serviços indicam ainda que foram revistos alguns algoritmos "para elevar a sua eficiência" e que houve uma "adoção mais alargada de soluções de atendimento automatizado".

"Estas intervenções, em especial as de natureza tecnológica, foram intensificadas durante a quadra natalícia. Todavia, contamos que após o Natal a pressão sobre a linha continue a crescer, pelo que prosseguiremos a adoção de todas as medidas de emergência que contribuam para salvaguardar a qualidade do serviço", acrescentam o comunicado.

Leia Também: SNS24 emitiu mais de 224 mil requisições de testes em dezembro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório