Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Autoridades angolanas realizam megacampanha de testagem em Luanda

As autoridades angolanas iniciaram hoje, na província de Luanda, capital de Angola, uma megacampanha de testagem da covid-19, para aferir o nível de contágio da doença, que nos últimos dias registou um considerável crescimento de casos positivos.

Autoridades angolanas realizam megacampanha de testagem em Luanda
Notícias ao Minuto

10:36 - 27/12/21 por Lusa

Mundo Covid-19

De acordo com a ministra da Saúde angolana, Sílvia Lutucuta, nos próximos dias vão ser testadas pessoas assintomáticas, vacinadas que testaram positivo, entre outros.

A governante, citada pela agência noticiosa angolana, Angop, sublinhou que a estratégia tem como objetivo reduzir a cadeia de transmissão da doença.

A ministra salientou que há muitas famílias infetadas, devido ao incumprimento das medidas de prevenção durante a festa de Natal.

Para a campanha, foram montados postos de testagem no Largo das Escolas, Largo da Mutamba e no Hospital Josina Machel, com vista a avaliar a circulação comunitária da nova variante Ómicron em Luanda.

Dez mil testes estão disponíveis para dois dias, com vista a ter-se uma amostra sobre o comportamento da doença.

Na terça-feira, as equipas vão centrar-se nos mercados do Cantinton e do quilometro 30.

As autoridades sanitárias têm-se manifestado preocupadas com a situação da covid-19, que desde o dia 15 de dezembro registou um exponencial aumento de casos, confirmando-se a presença da variante Ómicron no país, após testes laboratoriais em Portugal.

O país atravessa a sua quarta vaga da pandemia e atingiu, pela primeira vez, os quatro dígitos diários de casos confirmados.

Nas últimas 24 horas, o país registou 610 casos, três óbitos e 21 recuperados, totalizando desde o início da pandemia os 71.752 casos positivos, 1.749 óbitos e 64.016 recuperados, estando ativos 5.987 casos, dos quais um em estado crítico, 18 graves, 50 moderados, 69 ligeiros e 5.849 assintomáticos.

Do total, 139 doentes encontram-se internados, 188 pessoas estão em quarentena institucional e 803 contactos estão sob vigilância epidemiológica.

A covid-19 provocou mais de 5,39 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Uma nova variante, a Ómicron, classificada como preocupante pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, em 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 89 países de todos os continentes, incluindo Portugal.

Leia Também: Angola regista 71 mortos e 298 feridos em acidentes na última semana

Recomendados para si

;
Campo obrigatório