Meteorologia

  • 19 MAIO 2022
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 29º

Coligação árabe afirma ter matado 190 Huthis no Iémen desde ontem

A coligação árabe liderada pela Arábia Saudita, que intervém na guerra do Iémen desde 2015, declarou hoje que matou, nas últimas 24 horas, um total de 190 soldados dos rebeldes iemenitas Huthis na província estratégica de Marib.

Coligação árabe afirma ter matado 190 Huthis no Iémen desde ontem

Num comunicado reproduzido pela agência de notícias estatal saudita SPA e citado pela agência EFE, a aliança árabe anunciou que realizou, no último dia, um total de 36 operações aéreas contra os Huthis em Marib, província onde os insurgentes realizaram uma ofensiva contra as tropas do governo, que resultaram na morte de 190 rebeldes.

As operações destruíram ainda "20 veículos militares e unidades de controlo de drones" pertencentes a esse movimento xiita apoiado pelo Irão.

A aliança árabe, que intervém no Iémen desde 2015 a favor do governo reconhecido internacionalmente do presidente Abdo Rabu Mansur Hadi, exilado em Riade, intensificou os ataques nos últimos meses contra Marib para travar a ofensiva dos insurgentes nessa província do norte do país.

Os Huthis, apoiados pelo Irão, país rival da Arábia Saudita, controlam a maior parte do norte do Iémen, incluindo Sanaa e continuam a avançar sobre Marib, a única província que ainda não controlam no norte do país, considerada estratégica devido à sua riqueza em petróleo e ponto estratégico face a outras cidades do sul.

Desencadeada em 2014, a guerra do Iémen causou uma das piores crises humanitárias do mundo, segundo a ONU, dezenas de milhares de mortos, a maioria civis, e milhões de deslocados.

Leia Também: Arábia Saudita responde com ataque aéreo a míssil balístico do Iémen

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório