Coligação árabe afirma ter matado 190 Huthis no Iémen desde ontem

A coligação árabe liderada pela Arábia Saudita, que intervém na guerra do Iémen desde 2015, declarou hoje que matou, nas últimas 24 horas, um total de 190 soldados dos rebeldes iemenitas Huthis na província estratégica de Marib.

Mais de 130 mortos em ataque da coligação árabe a casamento no Iémen

© Reuters

Lusa
11/12/2021 14:48 ‧ 11/12/2021 por Lusa

Mundo

Arábia Saudita

Num comunicado reproduzido pela agência de notícias estatal saudita SPA e citado pela agência EFE, a aliança árabe anunciou que realizou, no último dia, um total de 36 operações aéreas contra os Huthis em Marib, província onde os insurgentes realizaram uma ofensiva contra as tropas do governo, que resultaram na morte de 190 rebeldes.

As operações destruíram ainda "20 veículos militares e unidades de controlo de drones" pertencentes a esse movimento xiita apoiado pelo Irão.

A aliança árabe, que intervém no Iémen desde 2015 a favor do governo reconhecido internacionalmente do presidente Abdo Rabu Mansur Hadi, exilado em Riade, intensificou os ataques nos últimos meses contra Marib para travar a ofensiva dos insurgentes nessa província do norte do país.

Os Huthis, apoiados pelo Irão, país rival da Arábia Saudita, controlam a maior parte do norte do Iémen, incluindo Sanaa e continuam a avançar sobre Marib, a única província que ainda não controlam no norte do país, considerada estratégica devido à sua riqueza em petróleo e ponto estratégico face a outras cidades do sul.

Desencadeada em 2014, a guerra do Iémen causou uma das piores crises humanitárias do mundo, segundo a ONU, dezenas de milhares de mortos, a maioria civis, e milhões de deslocados.

Leia Também: Arábia Saudita responde com ataque aéreo a míssil balístico do Iémen

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas