Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Uber investigada em França por suspeitas de trabalho ilegal

A empresa norte-americana Uber está a ser alvo de uma investigação em França, desde 2015, por suspeitas de trabalho ilegal, anunciou hoje o Ministério Público francês.

Uber investigada em França por suspeitas de trabalho ilegal
Notícias ao Minuto

19:13 - 08/12/21 por Lusa

Mundo Uber

Segundo a agência de notícias EFE, as investigações estão a cargo do Departamento Central de Combate ao Trabalho Ilegal.

A investigação foi aberta em 2015, mas esteve algum tempo suspensa, tendo sido retomada em 2020.

De acordo com o jornal parisiense Le Figaro, até ao momento as autoridades ainda só solicitaram documentos à multinacional que desenvolveu uma aplicação para transporte privado urbano semelhante ao táxi.

O mesmo jornal avançou que está previsto interrogar "dezenas" de motoristas daquela plataforma, para saber as suas condições de trabalho e de contratação.

Na terça-feira, o comissário europeu para o Emprego, Nicolas Schmit, afirmou que a falta de direitos sociais dos trabalhadores deste tipo de plataformas "não é aceitável".

A Comissão Europeia vai tornar público, na quinta-feira, o pacote de medidas que adotou para melhorar as condições de trabalho nas plataformas digitais, que incluem empresas como Amazon, Airbnb ou Uber.

Leia Também: Na Índia é possível 'pedir' um Uber através do WhatsApp

Recomendados para si

;
Campo obrigatório