Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Irão diz que acordo pode ser alcançado se o Ocidente tiver "boa vontade"

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão disse hoje que um acordo sobre o programa nuclear iraniano pode ser alcançado, mas depende da "boa vontade" do Ocidente, considerando "sérias" as negociações a decorrer em Viena.

Irão diz que acordo pode ser alcançado se o Ocidente tiver "boa vontade"
Notícias ao Minuto

11:13 - 02/12/21 por Lusa

Mundo Nuclear

"Um acordo pode ser alcançado se o Ocidente mostrar boa vontade. Procuramos um diálogo racional, sóbrio e voltado para resultados", escreveu Hossein Amir-Abdollahian na rede social Twitter na noite de quarta-feira para hoje.

"As discussões em Viena estão a decorrer de forma séria e a prioridade continua a ser o levantamento das sanções", disse.

Após um hiato de seis meses, as negociações para tentar salvar o acordo nuclear internacional com o Irão recomeçaram na segunda-feira, na capital austríaca.

Concluído em 2015 entre a República Islâmica do Irão e as grandes potências (Estados Unidos, Rússia, China, França, Alemanha, Reino Unido), o pacto foi posto em causa com a retirada unilateral dos Estados Unidos em 2018 e o restabelecimento das sanções, às quais Teerão reagiu rompendo com a maioria dos seus compromissos.

O acordo oferecia a Teerão o levantamento de parte das sanções que sufocavam a sua economia em troca de uma redução drástica do seu programa nuclear, colocado sob estrito controlo da ONU.

Hossein Amir-Abdollahian, que está a liderar as negociações a partir de Teerão, disse que "os especialistas continuam o seu trabalho".

"Estou em contacto diário com o negociador-chefe (iraniano) Ali Bagheri" em Viena, declarou

Na terça-feira, os europeus disseram estar a contar com os próximos dias para avaliar a "seriedade" dos iranianos nas discussões, nas quais os norte-americanos participam indiretamente.

Após a reunião formal de segunda-feira, grupos de especialistas começaram a trabalhar na delicada questão das sanções dos Estados Unidos na terça-feira, antes de abordar na quarta-feira os compromissos nucleares de Teerão.

Leia Também: Macron pede ao Irão para voltar "rapidamente" a respeitar acordo nuclear

Recomendados para si

;
Campo obrigatório