Meteorologia

  • 23 MAIO 2022
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 22º

Eslováquia pondera confinamento à medida que país bate recorde de casos

Hoje foram reportados mais de 10 mil casos no país, que tem o maior aumento de casos per capita do mundo.

Eslováquia pondera confinamento à medida que país bate recorde de casos

A Eslováquia reportou o maior aumento diário de casos de Covid-19, na quarta-feira, ao mesmo tempo que o governo deverá reunir-se para discutir um novo confinamento de curta duração para combater a subida de infeções - hoje foram notificados 10.315 contágios. O país, de 5,5 milhões de habitantes, tem o maior aumento de casos per capita do mundo, segundo dados disponíveis no Our World in Data, consultados pela Reuters.

A Europa tem-se tornado, nas últimas semanas, o epicentro da pandemia novamente. A Áustria já confinou a população durante pelo menos dez dias, sendo assim o primeiro país a reinstituir esse tipo de restrições, e a Eslováquia está a ponderar adotar o mesmo tipo de passo quando o governo se reunir hoje. 

Já antes da reunião, o ministro da Defesa, Jaroslav Nad, disse que não havia alternativa. "Se quisermos ser responsáveis, temos apenas uma opção, o resto é populismo", disse ao site de notícias Dennik N, que relatou anteriormente que os partidos do governo tinham um acordo preliminar sobre um confinamento de duas semanas.

Na Eslováquia, que tem a terceira menor taxa de vacinação da União Europeia, com apenas 45% da população inoculada, o aumento de contágios está a causar uma nova pressão sobre os hospitais. O Ministério da Saúde disse que o número de pessoas hospitalizadas atingiu um "ponto crítico" de 3.200 e que se aproxima dos picos de cerca de 3.800 registados na última vaga da pandemia. A maioria dos pacientes não foi vacinada.

Leia Também: Eslováquia anuncia restrições para os não vacinados

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório