Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

AO MINUTO: Maioria dos óbitos acima dos 80; Lusos infetados em Gibraltar

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: Maioria dos óbitos acima dos 80; Lusos infetados em Gibraltar
Notícias ao Minuto

08:09 - 18/11/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Com o aumento de casos de Covid-19 verificado nas últimas semanas em Portugal e pela Europa, há nova reunião agendada para sexta-feira no Infarmed com especialistas e políticos sobre a evolução da situação epidemiológica. Esta quinta-feira, o secretário de Estado Ajunto e da Saúde já antecipou que o reforço de medidas é "natural".

António Lacerda Sales deu o exemplo do "uso de máscara, principalmente em espaços fechados" e "em espaços abertos onde existam grandes aglomerados", "uma testagem mais acentuada" e "algum nível parcial de teletrabalho", mas ressalvou que é precisou ouvir primeiro os peritos.

Um exemplo de que o Governo prepara, com cautela, o período de festas, é o anúncio do Ministério da Saúde, hoje, de que os testes rápidos de antigénio efetuados nas farmácias e laboratórios aderentes ao regime excecional de comparticipação vão voltar a ser gratuitos a partir de sexta-feira.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Boa noite! Termina assim mais um registo diário de atualização de informação sobre a pandemia da Covid-19. Na manhã desta sexta-feira será criado um novo registo para que possa ficar a par de tudo o que se passa no país e no mundo.

23h50 - O primeiro caso da Covid conhecido foi um vendedor do mercado de Wuhan, afirma cientista

Segundo um novo estudo elaborado pelo doutor Dr. Michael Worobey, da Universidade do Arizona, o primeiro caso de Covid no mundo foi um vendedor no mercado de Wuhan algo que nega a tese da Organização Mundial de Saúde que considera que a pandemia teve outra origem. 

23h35 - Trabalhadores portugueses em Gibraltar contagiados

Vinte e três trabalhadores do setor da construção civil, portugueses na sua maioria, estão infetados com em Gibraltar, disse fonte da empresa portuguesa Casais.

23h30 - 60% dos internados em UCI na Espanha não estão totalmente vacinados

Segundo dados que o El Pais conseguiu apurar, junto de cada comunidade autónoma do país vizinho, (exceto as Astúrias, País Basco e Aragão), mais de 60% das 447 pessoas internadas nas UCI’s no país não estão ainda totalmente vacinadas.

23h10 - Maioria dos óbitos provocados pela pandemia ocorre acima dos 80 anos

A maior parte das pessoas que está a morrer atualmente em Portugal de Covid-19 tem mais de 80 anos, indicou hoje a diretora-geral da Saúde.

23h00 - "A melhor forma de se proteger contra a #COVID19 e a #gripe é a vacinação", é um concelho da DGS

22h30 - Com medo de chegar atrasado a vacina, idoso sai de casa de madrugada, à 1h45, em Espanha

O idoso tinha a sua marcação agendada para esta manhã num centro de vacinação, na Galiza. Receoso de que pudesse adormecer e atrasar-se para a inoculação, preferiu levantar-se (muito) cedo para apanhar o autocarro e garantir que chegava a horas ao local onde seria inoculado. Acabou por ter boleia da polícia até ao hospital onde foi vacinado.

22h00 - Angela Merkel reúne de emergência com os líderes dos diferentes estados da Alemanha, por causa da situação pandémica muito agravada do país

Notícias ao Minuto [Angela Merkel reúne com os líderes dos diferentes estados alemães para discutir ao aumento de casos e soluções]© Getty

21h30  - Brasil reporta mais 12.301 infeções e 293 mortes

O Brasil reportou esta, quinta-feira, mais 12.301 infeções e 293 mortes relacionadas com a Covid-19, elevando para 21.989.962 o total de casos e para 612.144 o número de óbitos desde o início da pandemia. 

21h05 - DGS apela aos portugueses para que mantenham confiança na vacina

A diretora-geral da Saúde apelou hoje para que os portugueses mantenham a confiança na vacina contra a covid-19, frisando que a vacinação "é neste momento necessária" e que os reforços servem para pôr "a imunidade num patamar muito elevado"

20h20 - França reporta mais 20.336 casos e 52 mortos por Covid-19

No que diz respeito a óbitos, há hoje em França, mais 52 vítimas mortais da doença, para um total de 118.373 mortos. A taxa de positividade situa-se nos 4,1%.

19h50 - Hoje houve fila em frente ao posto de vacinação no Ringcenter, em Berlim na Alemanha

O serviço de vacinação não exige registro e está aberto a todos os cidadãos de Berlim.

Notícias ao Minuto [Filas para Vacinação na Alemanha com o aumento de casos, hoje]© Getty  

19h25 - Madeira com mais 52 casos e 43 infetados hospitalizados

As autoridades de saúde sinalizaram mais 52 casos nas últimas 24 horas na Madeira, no dia em que a região registou mais uma morte e tem 43 pessoas hospitalizadas e 542 situações ativas, informou o Governo Regional.

19h10 - Morreu médico que esteve meses sem ver a família devido à pandemia

O cirurgião britânico que passou meses sem ver a família para ajudar os doentes com Covid-19, acabou por morrer da doença.

19h00 - Europa de novo epicentro da pandemia e adota medidas como teletrabalho e vacina obrigatória

A Europa é de novo "epicentro" da pandemia e, tal como a Organização Mundial da Saúde (OMS) avisou, países com forte aumento de casos de covid-19 veem-se obrigados a adotar de novo restrições para travar a nova vaga.

18h40 - Incidência ultrapassa os 100 casos por 100 mil habitantes em Espanha

Incidência no país vizinho não estava tão alta desde 15 de setembro

18h20 - Quem tomou vacina da Janssen vai receber segunda dose da vacina, diz a Diretora Geral de Saúde

Os recuperados vão também levar a segunda dose, e reforço passa a poder ser feito passado 90 dias.

A vacina da Janssen passa também a ser aconselhada para maiores de 18 anos que também vão lavar reforço passado 90 dias da primeira toma.

18h00 - "A pandemia # COVID19 é um lembrete vivo de como o simples ato de respirar é importante para a vida", lembrou hoje a Organização Mundial de Saúde

17h55 - Marcelo disponível para dissolver AR "no limite do prazo" devido a necessidade de implementar medidas relacionadas com a pandemia

O Presidente da República declarou hoje que, se for considerada necessária a intervenção do Parlamento para adotar medidas contra a Covid-19, está disponível para decretar a dissolução no limite do prazo, que é 5 de dezembro.

17h50 - Seis infetados com Covid-19 no Centro de Saúde da Lourinhã

Seis profissionais do Centro de Saúde da Lourinhã estão infetados com Covid-19 e outros 10 estão em isolamento por serem contactos próximos, mas a unidade mantém-se a funcionar.

17h40 - Projeto de vacina portuguesa parado desde julho

O desenvolvimento operacional de uma vacina desenvolvida pela biotecnológica portuguesa Immunethep continua parado desde julho, à espera de fundos por parte do Estado.

17h22 - "Temos planeamento, estamos preparados para o que puder vir aí", diz Lacerda Sales

Lacerda Sales adiantou esta quinta-feira que a maioria dos hospitais já enviou as escalas de Natal e de Ano Novo, assim como os planos de contingência para o Ministério da Saúde. "Temos planeamento, estamos preparados para o que puder vir aí. Esperemos que seja o melhor, mas temos de nos preparar para o pior", disse.

17h15 - Presidente otimista sobre reunião no Infarmed

O Presidente da República revelou, esta quinta-feira, que "antes do Natal" fará uma "pequena intervenção" cirúrgica a uma hérnia. E sobre a pandemia, e na véspera de mais uma reunião no Infarmed, mantém-se otimista porque os números de hoje não são comparáveis com os de há um ano.

17h10 - Reino Unido com mais 46.807 casos de Covid-19 num só dia

Número de mortes foi de 199, em 24 horas. Este é o maior número de casos diários do ultimo mês.

17h04 - Madeira anuncia novas medidas para controlar a pandemia

As medidas são penalizadoras para quem não está vacinado e de incentivo à vacinação, como aconteceu com os jovens para poderem ter acesso aos bares e discotecas,  explica Miguel Albuquerque.

Acompanhe aqui:

16h55 - Itália regista mais 10.638 casos e 69 mortes por Covid-19

Há mais 5.428 casos ativos desde ontem.

16h50 - Novo tratamento da AstraZeneca com 83% de redução de Covid sintomática

A equipa de investigação descobriram que uma dose de 300 miligramas de AZD7442 reduziu o risco de desenvolvimento da Covid-19 sintomático em 83% em comparação com o tratamento com placebo.

16h45 - Em Luanda um funcionário de centro de vacinação foi detido por falsificar cartões

Um funcionário de um centro de vacinação em Luanda foi detido por suspeitas de falsificar cartões de vacinas, tendo sido encontrados na sua posse 17 cartões já preenchidos e uma quantia de aproximadamente 211 euros.

16h30 - Dose de reforço a profissionais de saúde arranca na 2.ª feira em Lisboa

Cerca de seis mil profissionais do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) vão começar a receber a dose de reforço contra a Covid-19 a partir da próxima segunda-feira, dia 22.

16h15 - Regulador da UE critica vacinação "inaceitavelmente baixa" nalguns países

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) criticou as taxas de vacinação anticovid-19 "inaceitavelmente baixas" nalguns países da União Europeia (UE).

Dados de outra agência europeia, o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), revelam que, mais de 75% da população adulta na UE está totalmente vacinada, enquanto mais de 80% tomou apenas a primeira dose.

Em Portugal 86% de pessoas estão vacinadas segundo a DGS divulgou ontem no relatório de vacinação.

16h00 - Cathay Pacific despede três pilotos que apanharam Covid-19 na Alemanha

Companhia aérea garante que os trabalhadores estiveram envolvidos numa "violação grave" dos procedimentos no estrangeiro durante "escalas no exterior".

15h20 - Número de mortes no Brasil cresceu 15% e atingiu recorde em 2020
 
O Brasil registou em 2020, primeiro ano da pandemia de Covid-19, o maior aumento anual no número de óbitos desde 1984, segundo um estudo divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

15h17 - Madeira volta a ser considerada de risco elevado para viagens na UE
 
A Madeira foi hoje colocada na categoria de risco elevado para Covid-19 no mapa do Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), que suporta decisões sobre viagens na União Europeia (UE), passando do laranja para vermelho.

15h05 - Portugal regista mais 2.398 casos e 12 mortes

Portugal registou mais 2.398 casos e 12 mortes nas últimas 24 horas, de acordo com os hoje dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Neste momento, há 523 infetados internados, mais nove do que na quarta-feira, dos quais 72 em unidades de cuidados intensivos, menos três do que nas últimas 24 horas.

As doze mortes registaram-se no Algarve (quatro), no Centro (três), em Lisboa e Vale do Tejo (três) e no Norte (duas).

15h02 - Estudo reforça valor das medidas de saúde pública para controlar pandemia
 
Um estudo de revisão sistemática sobre a eficácia das medidas de saúde pública contra a Covid-19 defende que o controlo da pandemia depende de uma "adesão contínua" a medidas não farmacológicas, como máscara, lavagem de mãos e distanciamento social.

14h55 - Açores com 36 novos casos de infeção e 30 recuperações
 
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 36 novos casos positivos de Covid-19, sendo 26 em São Miguel, sete na Graciosa, dois na Terceira e um no Pico, e 30 recuperações, informa hoje a Autoridade de Saúde.

14h43 - Alemanha transfere doentes para o estrangeiro e prepara novas medidas
 
A Alemanha já teve que transferir doentes com Covid-19 para países vizinhos devido ao agravamento da situação sanitária, o que levou também hoje a comissão de vacinação a recomendar uma terceira dose de vacina aos maiores de 18 anos.

14h10 - Médicos e enfermeiros italianos dão ajuda à Eslovénia
 
Cerca de 30 médicos e enfermeiros italianos ajudarão nas unidades de cuidados intensivos dos hospitais da Eslovénia, onde o número de pacientes graves com Covid-19 aumentou 30% desde o início da semana e a situação é crítica.

13h45 - Mais de 608 mil pessoas já receberam dose de reforço em Portugal

Em Portugal, 608.600 pessoas já receberam doses de reforço da imunização contra a Covid-19 em Portugal, anunciou a DGS. Quanto à vacina da gripe, já foram administradas 1.371.000 mil doses, das quais 370.259 em farmácias. Em co-administração foram dadas um total de 393 mil doses.

13h32 - Rui Rio adia comentários sobre comparticipação dos testes para depois da reunião no Infarmed

"Para fazer uma crítica ou elogio tenho de ter dados na minha posse que não tenho. Amanhã [depois da reunião no Infarmed] terei esses dados. E quando falar será de uma forma sustentada", disse o líder do PSD, Rui Rio, quando questionado, à margem de uma visita ao Hospital de São Bernardo, Setúbal, sobre o anúncio feito hoje pelo Governo de fazer regressar a comparticipação dos testes antigénio.

13h20 - Já está disponível o autoagendamento para maiores de 65 anos

O autoagendamento da vacinação contra a gripe e de reforço contra a Covid-19 está disponível a partir de hoje para as pessoas a partir dos 65 anos, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

O pedido pode ser feito no Portal Covid-19. A DGS avisa que será agendada a administração das duas vacinas em simultâneo, mas no centro de vacinação o utente poderá optar pela toma de apenas uma delas.

13h00 - "Ainda não estamos na fase de voltar ao confinamento" mas teletrabalho parcial pode estar de volta

Ana Catarina Mendes considera que o país ainda não está na fase de um novo confinamento devido à Covid-19, mas admite o regresso ao teletrabalho, "nem que seja parcial e em espelho". No programa Circulatura do Quadrado, na TVI24, a líder da bancada do PS apontou ainda para o reforço do uso da máscara e para a exigência de teste à Covid-19 nas chegadas ao aeroporto.

12h45 - A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 5.122.675 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China no final de 2019, segundo o balanço diário da agência France-Presse (AFP).

12h40 - Testes rápidos de antigénio serão comparticipados até ao final do ano

Decreto-lei já foi publicado, entra em vigor amanhã e vigora até ao dia 31 de dezembro de 2021. A comparticipação continua a ser limitada ao máximo de quatro testes por mês e por utente.

12h33 - Bruxelas prorroga regras mais flexíveis para ajudas estatais até 2022
 
A Comissão Europeia decidiu hoje prorrogar, até 30 de junho de 2022, o prazo para regras mais 'flexíveis' para ajudas estatais, adotadas devido à pandemia, permitindo ainda incentivos diretos ao investimento privado e apoios à solvabilidade das PME.

12h27 - Recorde. Quase 9 milhões de vacinados em Portugal

Em Portugal, quase nove milhões de residentes já têm a vacinação contra a Covid-19 completa (as duas doses) - 8.925.907 - , o equivalente a 86% da população elegível para a inoculação, adianta o relatório semanal da vacinação. 9.053.901 têm, pelo menos, uma dose, o que representa 87% da população residente. 

Lisboa e Vale do Tejo (LVT), Algarve e regiões autónomas ainda não chegaram à meta de ter 85% da população inoculada contra a Covid-19.

11h25 - Cruzeiros da Disney vão exigir prova de vacinação para maiores de 5 anos

A companhia de cruzeiros Disney Cruises anunciou que, a partir de janeiro, vai exigir a todos os passageiros a partir dos 5 anos prova de vacinação contra a Covid-19. A empresa estende, assim, a exigência a crianças mais novas, uma vez que estas já estão elegíveis para ser vacinadas nos Estados Unidos.

10h40 - Jogos Olímpicos de Inverno vão ter sistema para detetar vírus no ar
 
Um grupo de especialistas chineses desenvolveu um sistema de deteção do coronavírus que ativa alarmes caso o vírus seja encontrado no ar de uma sala e que vai ser usado nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim.

10h30 - África regista 8.569.664 casos de Covid-19 desde o início da pandemia, 221.241 mortes associadas à doença e 7.997.420 pessoas recuperadas da infeção, segundo dados oficiais hoje divulgados.

10h28 - Madeira já administrou 15.821 doses de reforço contra a Covid-19

10h18 - Surto de Covid-19 deve levar ao adiamento do novo tablet da Samsung

Parece que a Samsung tomará em breve a decisão de adiar o lançamento do Galaxy Tab S8, tablet que terá tido o desenvolvimento afetado por um surto de Covid-19. Desta forma, a Samsung será alegadamente levada a tomar medidas que previnam contágio entre os trabalhadores, levando portanto à decisão de adiar a chegada do Galaxy Tab S8.

09h53 - Alemanha caminha para "um Natal realmente terrível"

A Alemanha está a caminhar para uma "séria emergência" caso não sejam tomadas medidas para parar a escalada de infeções de Covid-19 que tem ocorrido. Quem o diz é Lothar Wieler, o diretor do Instituto Robert Koch, a agência que 'controla' a doença naquele país.

09h50 - Novo Estado de Emergência? Marcelo e Costa dizem que não
 
Em reação ao ‘salto’ do país no que toca os número de casos da Covid-19, o Presidente e o primeiro-ministro rejeitaram um novo Estado de Emergência, salientando, contudo, a necessidade de implementar medidas de contenção do vírus. Também Mariana Vieira da Silva e António Lacerda Sales partilham da mesma opinião, frisando a importância de ouvir os especialistas quanto às medidas a tomar, na reunião do Infarmed de amanhã.

09h45 - Pacheco Pereira e as restrições para não-vacinados: "Não afeta liberdade"

No programa 'Circulatura do Quadrado', da TVI24, Pacheco Pereira defendeu medidas de restrição para os não-vacinados. Questionado sobre se a evolução da pandemia pode vir a obrigar a um novo confinamento, o comentador foi taxativo: "A resposta é sim". 

"Mas eu gostaria de ter mais dados. O primeiro dos dados que eu gostava de ter é saber, neste surto, quantos casos podem ser associados a pessoas que não são vacinadas", acrescentou o social-democrata. 

09h05 - A Rússia registou, esta quinta-feira, 1.251 mortes e 37.374 casos de covid-19 nas últimas 24 horas. É um pouco menos do que os 41.335 testes positivos reportados a 6 de novenbro. 

08h15 - Consumo de antibióticos na Europa cai 15% durante a pandemia
 
O consumo de antibióticos na Europa caiu 15% entre 2019 e 2020 nos cuidados primários devido à pandemia de Covid-19, revela a Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, alertando para "elevados níveis" de resistência antimicrobiana.

07h50 - A Coreia do Sul registou o maior número de casos diários desde o início da pandemia, com mais de três mil infeções pelo segundo dia consecutivo. Foram contabilizados 3.292 testes positivos e 29 mortes nas últimas 24 horas. Ao todo, o país já relatou 406.065 casos do vírus e 3.187 óbitos desde o início da pandemia.

07h43 - Moléculas para tratar doença de Chagas são 100% eficazes contra vírus

De acordo com um artigo publicado na revista Galileu, cerca de dez moléculas que estão a ser estudadas para o combate à doença de Chagas mostraram ser 100% eficazes no tratamento de células infetadas pelo SARS-CoV-2. Os dados são de uma nova pesquisa realizada por investigadores do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (IQSC-USP), no Brasil. 

07h40 - A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, um novo máximo, tendo notificado mais de 65 mil novos casos (65.371) por Covid-19. O país registou ainda mais 264 mortes, segundo os dados revelados esta quinta-feira pelo Instituto Robert Koch. 

07h20 - Governo volta a comparticipar testes rápidos de antigénio
 
Os testes rápidos de antigénio efetuados nas farmácias e laboratórios aderentes ao regime excecional de comparticipação vão voltar a ser gratuitos a partir de sexta-feira, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

07h15 - A China detetou 35 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, seis por contágio local e os restantes oriundos do estrangeiro, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país.

07h00 - Bom dia, iniciamos um novo registo de acompanhamento da pandemia. Pode recordar o anterior através deste link.

Leia Também: AO MINUTO: UCI de Espanha quase em risco; Teletrabalho volta à Bélgica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório