Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Quase 9 milhões vacinados. LVT vacinou mais mas ainda não chegou à meta

Direção-Geral de Saúde divulgou esta quarta-feira o relatório semanal da vacinação contra a Covid-19 no país.

Quase 9 milhões vacinados. LVT vacinou mais mas ainda não chegou à meta
Notícias ao Minuto

17:54 - 17/11/21 por Melissa Lopes

País Pandemia

Em Portugal, quase nove milhões de residentes já têm a vacinação contra a Covid-19 completa (as duas doses) - 8.925.907 - , o equivalente a 86% da população elegível para a inoculação, adianta o relatório semanal da vacinação. 9.053.901 têm, pelo menos, uma dose, o que representa 87% da população residente. 

Lisboa e Vale do Tejo (LVT), Algarve e regiões autónomas ainda não chegaram à meta de ter 85% da população inoculada contra a Covid-19.

Na última semana, LVT foi a região que mais vacinas  administrou - 11.540 -, tendo 84% da população inoculada e 86% com pelo menos uma dose. O Algarve continua a ser a região com menos população vacinada: 81% têm a vacinação completa e 83% pelo menos uma dose. Com 84% de população totalmente inoculada estão também os Açores e a Madeira. 

À frente na vacinação contra a Covid-19 segue a região Norte, onde foram administradas mais 10.109 na última semana, e onde 88% da população já conta com as duas doses do fármaco contra o SARS-CoV-2 e 90% tem, pelo menos, uma dose. A mesma percentagem de vacinados verifica-se no Alentejo, onde na última semana foram administradas 1.229 vacinas. 

Com 3.793 vacinas dadas na última semana, o Centro tem 87% da população inoculada com as duas doses. 

Por faixas etárias, há dois grupos etários completamente vacinados - dos 65-79 e dos 80 anos em diante. Aliás, nestes grupos está já a ser administrada a terceira dose. Recorde-se que o regime Casa Aberta para os cidadãos com mais de 75 anos, quer para a vacinação contra a Covid-19 quer contra a gripe. O autoagendamento também já está disponível para os maiores de 70.

De sublinhar que o número de infeções pelo novo coronavírus tem vindo a aumentar em toda a Europa, o que já obrigou alguns países a implementar novamente medidas restritivas para travar aquela que será a quinta onda da pandemia.

Em Portugal, o Governo já admitiu que vai tomar medidas mas não tão restritivas quanto as que foram aplicadas há um ano. Uma das medidas que poderá voltar a ser introduzida é a obrigatoriedade do uso da máscara na rua. Especialistas e políticos voltam reunir-se, na sexta-feira, no Infarmed para avaliar a situação epidemiológica. Esta quarta-feira, o país reportou 2.527 novos contágios, uma grande subida dos casos diários, e nove mortos. 

Leia Também: AO MINUTO: Militares sem vacina é "estranho"; Alemanha? Está "dramático"

Campo obrigatório