Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Madeira vai avançar com (mais) restrições já a partir do próximo sábado

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, anunciou esta quinta-feira novas restrições, que entrarão em vigor já no próximo sábado, e aproveitou para deixar um sério alerta: "Quem não está vacinado corre o grave risco de morrer de Covid".

Madeira vai avançar com (mais) restrições já a partir do próximo sábado
Notícias ao Minuto

18:06 - 18/11/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

O uso obrigatório de máscara e a testagem semanal a toda a população são a base das alterações que vão regressar à Região Autónoma da Madeira, sendo os testes rápidos antigénicos gratuitos e financiados na sua totalidade pelo Governo Regional. 

Embora aproximadamente 85% da população esteja vacinada, o aumento de casos de infeção Covid-19 levou a que o Governo Regional decidisse apertar as restrições.

Em conferência de imprensa, Miguel Albuquerque declarou que o seu governo pretende que a população da Madeira viva a quadra natalícia  "com responsabilidade e moderação de forma a manter a segurança de todos".

Quem não esta vacinado corre o grave risco de morrer de Covid-19”, alertou, revelou que a maioria das mortes que se têm registado na região autónoma associadas ao SARS-CoV-2 são de pessoas que "não estão vacinadas e [por isso] não tem imunidade”.

Neste momento, a Madeira tem uma média de cerca de 60% de pessoas internadas nos cuidados intensivos de pessoas não vacinadas, segundo o presidente do Governo Regional.

Relativamente ao ensino presencial, Miguel Albuquerque esclareceu que nenhuma medida de regressão está em causa e que as medidas se vão manter.

Entre os quase 42 mil alunos, neste momento são 75 os casos ativos nas escolas da região autónoma e 18 nos regionais, mas “os planos de contingência nas escolas têm funcionado muito bem e a testagem massiva tem permitido detetar os casos e manter os alunos com aulas presenciais".

As medidas que vão entrar sábado em vigor:

  • O uso obrigatório de máscara em ambientes fechados e o distanciamento de um metro e meio, não deixando de parte a higienização e desinfeção das mãos regularmente;
  • Recomendação da vacinação a todos os cidadãos com mais de 12 anos, inclusive, designadamente com uma, duas ou terceiras doses de acordo com o esquema vacinal recomendado;
  • Testagem massiva da população com teste rápido antigénico com periodicidade semanal, que até à data era feita de 15 em 15 dias e passa agora a ser de sete em sete;
  • Estabelecer requisitos de apresentação do comprovativo de vacinação e teste rápido antigénico para acesso a qualquer evento, bem como para exercer ou frequentar atividades no setor público ou privado. Estão abrangidos por esta norma eventos desportivos, restaurantes, hotéis, cabeleireiros, ginásios, bares, discotecas, eventos culturais, cinemas, atividades noturnas, jogos, casinos e outras atividades sociais semelhantes;
  • Quanto às estruturas residenciais para idosos vigora agora a obrigatoriedade a testes semanais a funcionários e residentes e ainda a restrição de visitas, passando a ser permitida apenas uma por residente, e que terá de estar vacinada e testada;
  • Os utilizadores de supermercados e grandes superfícies recomenda-se que estejam vacinados ou testados com periodicidade semanal com teste rápido antigénico;
  • Nos aeroportos e portos é recomendado o teste antigénio aos vacinados ou recuperados. Residentes não vacinados serão orientados para a vacinação nos respetivos centros e serão livres de optar pela vacinação;
  • Nos circos, parques de diversão e mercados de natal recomenda-se a todos os intervenientes que estejam vacinados e testados semanalmente. As crianças com menos de dez anos serão testadas com teste de saliva.

Em relação às missas religiosas, o Governo recomenda também que todos os participantes estejam vacinados ou testados, e para a Noite do Mercado, "as orientações serão dadas posteriormente", consoante a evolução da pandemia, de acordo com Miguel Albuquerque, que adiantou, porém, que para a entrada na placa central será necessária a apresentação do comprovativo de vacinação ou de um teste.

Por fim, acrescentou, nos jantares de Natal que se avizinham, recomenda-se que todos os participantes estejam vacinados e testados. 

Leia Também: Madeira volta a ser considerada de risco elevado para viagens na UE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório