Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

AO MINUTO: Reino Unido investiga fraudes; 15 infetados em Albufeira

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: Reino Unido investiga fraudes; 15 infetados em Albufeira
Notícias ao Minuto

07:52 - 16/11/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

O sucesso da vacinação em Portugal continua a ser destacado lá fora como o site suíço Swissinfo a escrever sobre o 'feito' alcançado pelos portugueses

A publicação elogia os portugueses que conseguiram ter praticamente toda a população acima dos 25 anos vacinada contra a Covid-19. "Em nenhum lugar foram dadas tantas vacinas contra a Covid-19 como em Portugal, onde 98% dos maiores de 25 anos já receberam as duas doses da vacina".

Relativamente aos números registados nas últimas 24 horas, Portugal regista mais nove mortes e 1.693 novos casos de Covid-19.

O aumento de casos Covid está a preocupar os especialistas. Cerca de dois meses depois da última reunião do Infarmed, volta a ser necessário reunir peritos e líderes políticos para determinar qual o próximo passo a dar. Por isso, o primeiro-ministro, António Costa, convocou uma reunião a realizar esta sexta-feira, dia 19. 

De destacar ainda que a Áustria decidiu confinar os não vacinados e que, de acordo o chanceler austríaco, Alexander Schallenberg, esse confinamento "já está a dar frutos", referindo "o aumento maciço das inscrições nos centros de vacinação".

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Boa noite! Termina assim mais um registo diário de atualização de informação sobre a pandemia da Covid-19. Na manhã desta quarta-feira será criado um novo registo para que possa ficar a par de tudo o que se passa no país e no mundo.

23h57 - Surto com 15 infetados no Congresso de Pneumologia em Albufeira

Dos 1.200 participantes no 37.º Congresso de Pneumologia em Albufeira, no Algarve, pelo menos 15 testaram positivo à Covid-19.

23h45 - Pfizer, BioNTech e Moderna lucram aproximadamente 56.945 euros por minuto

Com base nos cálculos dos relatórios partilhados pelas empresas, estima-se que as três em conjunto terão lucros, antes dos impostos, à volta de 29 mil milhões de euros em 2021.

"É obsceno que apenas algumas empresas lucrem milhões de dólares a cada hora, enquanto apenas 2% das pessoas em países de baixa renda foram totalmente vacinadas contra o coronavírus",
expressou Maaza Seyoum, membro da Aliança Africana e da Aliança de Vacinas do Povo da África.

23h27 - As vacinas e as eleições deixarão Portugal "ingovernável"

No espaço de comentário da SIC Notícias, 'As Causas', José Miguel Júdice falou sobre a administração da terceira dose da vacina, referindo que "o inverno está a chegar e os riscos de se repetir o caos do ano passado nos hospitais também regressa.

"Tudo indica que até ao final de novembro não se vão vacinar todos os que foram previstos"23h03 - Reino Unido abre investigação para encontrar apoios fraudulentos 

As autoridades fiscais do Reino Unido intensificaram os esforços para recuperar o equivalente a aproximadamente 1 186 165 000 de euros  em pagamentos de apoios fraudulentos ou incorretos, depois de abrir dezenas de milhares de investigações contra empresas.

22h35 - Pfizer entregou 1,5 milhão de doses ao Brasil

As doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), de acordo com o Ministério da Saúde do Brasil. A encomenda é parte do segundo contrato assinado entre a Pfizer e o Governo Federal, que prevê a entrega de 100 milhões de doses até ao final do ano.

22h03 - Brasil atualiza dados relativamente às últimas 24 horas

21h55 - Grécia: Restauração em protesto contra medidas impostas

Milhares de proprietários de restaurantes fecharam os espaços durante um dia em forma de protesto nacional contra as medidas que responsabilizam os estabelecimentos pela verificação da vacinação ou teste à Covid dos clientes.

Aceda à galeria de imagens deste protesto aqui.

Qualquer restaurante ou café encontrado servindo clientes sem a documentação adequada corre o risco de multa de 5.000 euros.

21h40 - França regista mais 19.778 infetados. Não havia tantos casos desde agosto 

A França contabilizou, nas últimas 24 horas, mais 19.778 casos de Covid-19. Segundo a Santé Publique, não havia tantos casos diários da doença desde 25 de agosto.

21h37 - Efeito da pandemia nas contas públicas foi de 5.120 milhões até setembro

O efeito direto da pandemia de Covid-19 na conta das Administrações Públicas (AP) foi de 5.120 milhões de euros (ME) até setembro, de acordo com cálculos da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO).

21h33 - Hospital de Braga já definiu medidas para enfrentar eventual nova vaga

O Hospital de Braga definiu um conjunto de medidas que constituem o módulo outono/inverno do Plano de Contingência e que contempla, também, medidas em caso de recrudescimento da Covid-19, foi hoje anunciado.

Notícias ao Minuto Hospital de Braga© Global Imagens  

21h28 - Chega contra eventuais novas restrições nos horários ou na mobilidade

O Chega defendeu hoje que o Governo deve "ponderar medidas pontuais" para mitigar o aumento dos contágios de covid-19, mas sem impor "novas restrições no âmbito de horários de funcionamento ou mobilidade dos cidadãos".

21h18 - Mais de 548 mil pessoas já receberam a 3.ª dose da vacina em Portugal

Na última semana, 160 mil pessoas decidiram tomar a terceira dose da vacina contra o SARS-CoV-2, numa altura em que os casos estão a aumentar em Portugal e na maioria dos países europeus.

21h05 - Marcelo admite necessidade do regresso do uso obrigatório de máscara na rua

Nesta fase da pandemia, que ruma a um novo agravamento, Marcelo Rebelo de Sousa quer sobretudo "ponderar serenamente e atuar com serenidade". A decisão será tomada após a reunião no Infarmed que está prevista para as 15h00 de dia 19.

"Vamos ponderar calmamente, serenamente. Temos uma vacinação que não tínhamos. E depois se atuará em conformidade"19h55 - Bélgica com teletrabalho obrigatório até depois do Natal 

Embora a Bélgica se prepare para medidas mais restritas contra a pandemia já a partir de amanhã - com a obrigação de teletrabalho, pelo menos três ou quatro dias por semana - o primeiro-ministro Alexander De Croo não é a favor de uma vacinação geral obrigatória

“É fácil no papel, mas como se faz na prática? Se alguém não quer uma vacina, o que fazemos? Vamos forçar?,

questionou o Primeiro-ministro belga.

19h33 - Serviço Nacional de Saúde relembra necessidade do Certificado Digital Covid em caso de viagem

19h26 - Capital dos EUA retira obrigatoriedade de uso de máscara em espaços interiores 

A capital dos Estados Unidos, uma das zonas com medidas de combate à pandemia de Covid-19 mais severas, retira na próxima semana a obrigatoriedade de uso de máscara em espaços interiores, anunciou hoje a presidente da câmara.

"A partir de segunda-feira, 22 de novembro, Washington vai levantar a obrigatoriedade em vigor de usar máscara nos espaços interiores"

19h20 - Surto de Covid-19 no Instituto Português de Oncologia (IPO)

Um novo surto de Covid-19 no Instituto Português de Oncologia (IPO) infetou 21 pessoas, avança a SIC Notícias, esta terça-feira. Do total de infetados já confirmados, 12 são doentes internados e nove profissionais de saúde.

19h12 - 'Casa Aberta' disponível para pessoas com 75 ou mais anos

A modalidade 'Casa Aberta' está disponível a partir desta terça-feira, dia 16 de novembro, para pessoas com 75 ou mais anos, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Os utentes devem consultar o respetivo horário de funcionamento no site dedicado à modalidade.

19h04 - Chipre vai dar dose de reforço da vacina a maiores de 18 anosm novo surto de Covid-19 no Instituto Português de Oncologia (IPO) infetou 21 pessoas, avança a SIC Notícias, esta terça-feira.

As autoridades da saúde de Chipre indicaram hoje que vão disponibilizar gradualmente uma dose de reforço da vacina contra a covid-19 aos maiores de 18 anos, após o aumento dos casos diários da doença e das hospitalizações.

 18h57 - Pequena fração de participantes da Cop26 em Glasgow testou positivoCovid-19: 

Durante a cúpula do clima houve resultados positivos para a Covid-19. De acordo com o Serviço Nacional de Saúde da Escócia, registou-se uma taxa de infeção de cerca de uma em 250 pessoas.

18h50 - O Ministério da Saúde espanhol registou hoje 4.091 novos casos de Covid-19 no país, dos quais 2.793 diagnosticados nas últimas 24 horas e 24 vítimas mortais 

A incidência semanal de novos casos volta a subir e é agora de 88,65 casos por 100 mil habitantes.

18h42 - Eslováquia planeia restrições para pessoas não vacinadas enquanto hospitais estão lotados

Segundo o The Guardian, os hospitais da Eslováquia estão a atravessar uma situação crítica devido ao aumento nas infeções de Covid-19. Como tal, o Primeiro-ministro, Eduard Heger, revelou que, na quinta-feira, o governo irá reunir para debater restrições mais rígidas de forma a limitar o acesso aos serviços para pessoas não vacinadas. 

“Precisamos de apertar significativamente [as restrições] nas próximas três semanas para acalmar a situação nos hospitais”,

18h15 - O Ministério da Saúde de Espanha partilhou números referentes à quantidade de vacinas entregues no país, às doses administradas, às pessoas com uma dose e com vacinação completa

17h53 -   Médicos de saúde pública avisam que não se pode baixar a guarda

O presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública considerou hoje ser "virtualmente impossível" tornar a repetir-se a situação pandémica vivida no início do ano devido à elevada cobertura vacinal, mas avisou que "não é para baixar a guarda".

17h41 - Serviço Nacional de Saúde relembra a importância do uso de máscara e partilha através de vídeo cuidados a ter na sua utilização

17h32 - Evolução da Covid no Alto Minho "controlada" apesar de aumento de casos 

A administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho disse hoje que a evolução da Covid-19 na região "está controlada", apesar de um "ligeiro aumento" de casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2.

17h27 - Menos 1.418 reclusos em 2020 com ajuda de medidas excecionais da pandemia

A população prisional registou em 2020 uma diminuição de 1.418 reclusos, passando a ser 11.216 contra 12.634 presos em 2019, indica o relatório Justiça 2015-2020 hoje apresentado pela ministra da Justiça.

17h18 - Atual taxa de progressão de casos e o Natal “vão dar um janeiro difícil"

O médico de saúde pública Bernardo Gomes defendeu, esta terça-feira, na SIC Notícias, que os decisores políticos devem aplicar imediatamente medidas não restritivas para controlar a pandemia, ou o aumento de casos poderá estragar não só o Natal como fazer com que janeiro seja novamente um mês complicado para o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“Vai dar um janeiro difícil. Pode não ser tão difícil como o janeiro de 2021, mas se estamos a ver uma casca de banana à distância, porque é que não nos esforçamos para fazer um pequeno desvio? Corríamos menos risco de cair. É pior estarmos depois com o esforço todo de nos levantarmos de uma queda”

17h11 - Itália com mais 7.698 casos e 74 vítimas mortais da Covid-19

Ministério da Saúde italiano anunciou, esta terça-feira, um aumento de  7.698 casos de Covid-19 e 74 mortes, nas últimas 24 horas. No total, a Itália soma 4.873.075 casos positivos de Covid-19 e 132.893 vítimas mortais, desde o início da pandemia.

17h03 - Madeira tem capacidade para disponibilizar 250 camas em hospitais

O Serviço de Saúde da Madeira tem capacidade para disponibilizar 200 camas em enfermaria e 50 em cuidados intensivos para doentes com covid-19, indicou hoje o secretário regional do setor, sublinhando que as adaptações serão feitas em função das necessidades.

16h55 - Aumento de casos na Espanha leva comunidades exigirem certificado 

Não há ainda, segundo o El Pais, medidas concretas em cima da mesa, até porque a situação não é tão grave como a do outono do ano passado. Neste momento, o país tem 79% da população vacinada e a sua incidência semanal é de 82 casos por 100 mil habitantes, valor que ascendia aos 470 no ano passado.

16h47 -  Sistema de justiça em condições de voltar a funcionar em emergência pandémica 

A ministra da Justiça garantiu hoje que, caso a situação pandémica piore consideravelmente e seja necessário, o sistema de justiça tem "condições para continuar a trabalhar dentro dos moldes em que trabalhou" durante o estado de emergência.

16h40 - Brasil avança com dose de reforço e encurta intervalo de vacinação

O governo brasileiro anunciou hoje doses de reforço das vacinas contra a Covid-19 para toda a população maior de 18 anos e a redução de seis para cinco meses no intervalo mínimo para a nova imunização.

16h22 - Brasil se comportou "muito bem" no combate à pandemia, diz Bolsonaro

"O Brasil foi um dos cinco países que melhor se comportou na economia durante a pandemia. E também se comportou muito bem no combate ao vírus"

O Brasil soma, desde o início da pandemia, 611,3 mil óbitos e 21,9 milhões de casos confirmados e continua a ser um dos três países mais afetados pela pandemia no mundo, juntamente com os Estados Unidos e com a Índia.

16h18 - Reino Unido reporta mais 37.243 casos de Covid-19 e 217 mortes

O Reino Unido registou, nas últimas 24 horas, 37.243 novas infeções e mais 214 mortes relacionadas com a Covid-19. 


De acordo com os dados atualizados, esta terça-feira, pelo Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico o país soma agora um total de 9.637.612 casos e 143.159 vítimas mortais desde o início da pandemia.

16h10 -  Irlanda reativa recolher obrigatório para hotelaria devido a aumento de casos

O Governo irlandês apresentou hoje uma série de medidas para combater o aumento de novos casos de covid-19, determinando que bares, discotecas e restaurantes serão obrigados a encerrar à meia-noite a partir de quinta-feira.

15h50 - Já foram administradas meio milhão de terceiras doses de vacina contra a Covid-19 em Portugal

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) partilhou no Twitter que, no decorrer do passado fim de semana, cerca de 45 mil terceiras doses de vacinas foram administradas a pessoas com mais de 65 anos.

15h37 - Portugal regista 38 casos da sublinhagem da variante Delta

Portugal regista 38 casos da sublinhagem da variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 que tem aumentado no Reino Unido, mantendo a sua maior circulação no Algarve, onde foram detetados 25 casos, indica informação divulgada hoje pelo INSA.

15h15 - Portugal regista mais nove mortes e 1.693 novos casos

Portugal registou, esta terça-feira, mais nove mortes e 1.693 novos casos relacionados com a Covid-19. Os dados constam no mais recente relatório da Direção-Geral da Saúde (DGS). 

38.272 casos ativos - menos 86 em relação a ontem - e mais 1.770 recuperados (são agora 1.053.609). Já contactos em vigilância são mais 1.557, situando-se nos 34.541.

Quanto a internamentos, há 486 pessoas em hospitais nacionais devido ao novo coronavírus (mais 16), sendo que, destes, 80 se encontram em Unidades de Cuidados Intensivos (mais quatro). 

14h52 - Situação na Madeira "não é grave" e população deve evitar "histerias"

O presidente do Governo da Madeira disse hoje que a situação da covid-19 no arquipélago "não é grave" nem está a pressionar o sistema de saúde, apesar do aumento do número de casos, apelando à população para evitar "histerias"

14h51 - Crianças superam medo das vacinas com a ajuda de Ollie, o cão terapeuta

No hospital infantil Rady Children’s, em San Diego, nos Estados Unidos), a solução para o medo das crianças na hora de serem vacinadas contra a Covid-19 chama-se Ollie, o cão terapeuta.

14h43 - Munique cancela mercado de Natal devido a aumento de casos

O município de Munique, na Alemanha, anunciou esta terça-feira ter cancelado o seu mercado de Natal devido à situação “dramática” da Covid-19 na Baviera.

O mercado de Natal da região, que estava em preparação, atrai cerca de três milhões de visitantes anualmente.

14h43 - Novos confinamentos? "Não vale a pena antecipar cenários radicais"

O ministro de Estado, Economia e Transição Digital, Siza Vieira, disse hoje estar convencido de que não serão necessários novos confinamentos nem "cenários radicais" como está a acontecer noutros países para conter a evolução da pandemia de covid-19.

13h25 - Pandemia já matou pelo menos 5.105.488 pessoas em todo o mundo

A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 5.105.488 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China no final de 2019, segundo o balanço diário da agência France-Press.

13h20 - Pfizer anuncia acordo mundial para medicamento que ainda não foi aprovado

A farmacêutica Pfizer anunciou, esta terça-feira, um acordo mundial com uma organização afiliada das Nações Unidas que permite que outras empresas farmacêuticas possam produzir o seu medicamento antiviral experimental contra a covid-19, ainda que este ainda não tenha sido aprovado pela agente regulador dos Estados Unidos. 

13h09 - Açores registam 43 novos casos e 249 infeções ativas

Os Açores registam hoje 43 novos casos positivos, quase o dobro dos 22 identificados na segunda-feira, totalizando 249 infeções ativas, indica o boletim diário da Autoridade de Saúde Regional.

13h04 - Madeira regista três mortes e eleva para 83 total de óbitos

A Madeira registou hoje três mortes associadas à covid-19, número que não se verificava desde 10 de fevereiro, elevando para 83 o total de óbitos desde o início da pandemia, informou o Governo Regional.

13h03 - Rio defende ser "prudente" tomar medidas para travar aumento de casos

Rui Rio defende que é preciso tomar medidas para travar o crescimento da pandemia, mas sublinha, que estas não deverão ser tão severas como outrora. 

O social-democrata, que falou aos jornalistas no âmbito de uma visita a uma fábrica de calçado, afirma que, “depois de ouvir os especialistas”, lhe parece “prudente” tomar algumas medidas. 

12h49 - Hospitais de Coimbra abrem mais camas para responder a aumento de doentes

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) abriu mais camas para doentes covid-19 devido ao aumento do número de internados provocados por surtos internos e nos lares da região, disse hoje o diretor clínico.

12h05 - Câmara paga despesa para vacinar utentes em Espinho em vez de Gaia

Utentes de Espinho voltam esta quarta-feira a ser vacinados contra a covid-19 nesse concelho do distrito de Aveiro, comprometendo-se a autarquia a assumir a respetiva despesa após críticas da população à deslocação do serviço para Vila Nova Gaia

12h03 - Federação Portuguesa Pulmão pede regresso de máscaras e teletrabalho

A Federação Portuguesa do Pulmão defende o regresso do uso obrigatório de máscaras em todos os espaços públicos interiores e do teletrabalho para inverter a tendência crescente nos novos casos de covid-19 em Portugal

11h54 - Costa admite novas medidas para travar crescimento dos casos, mas sem a dimensão do passado

António Costa versou, esta manhã, em visita a uma escola em Rio Maior, acerca da evolução da pandemia da Covid-19 em Portugal. Nas palavras do primeiro-ministro, "sabemos que, em muitos países da Europa, o crescimento está a ser muito acentuado". "Felizmente, em Portugal, sobretudo graças a termos uma taxa de vacinação muito superior à dos outros países, o impacto ainda não está a ser tão grande", referiu. 

11h34 - Nigéria planeia vacinação massiva e considera doses de reforço

Nigéria vai começar uma campanha de vacinação massiva na sexta-feira, com objetivo de ter metade da população-alvo inoculada no final de janeiro.

O país, que tenciona vacinar 111 milhões de pessoas para atingir a imunidade de grupo, ainda só vacinou 2.9% das pessoas elegíveis.

11h23 - Macau aponta vacinação e turismo como áreas-chave para recuperação económica em 2022

O Governo de Macau apontou o crescimento da taxa de vacinação contra a covid-19 e do número de turistas como áreas-chave para garantirem a recuperação económica em 2022.

11h21 - Mais de 330 mil já levaram primeira dose da vacina na Guiné-Bissau

Mais de 330 mil pessoas já tomaram a primeira dose da vacina contra a doença provocada pelo novo coronavírus na Guiné-Bissau, segundo os dados divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19.

10h39 - Bastonário dos Médicos defende máscara em todos os "espaços fechados"

Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, considerou, esta terça-feira, em direto na SIC Notícias, que, "neste momento, o que nós temos de fazer é reativar aquilo que são as medidas de proteção individual e coletiva", como "a utilização da máscara em espaços fechados, o distanciamento social e a lavagem frequente das mãos". 

10h16 - Ruth Marlene sofre recaída: "Mais uma pequena luta"

Foi durante a caminhada matinal, esta segunda-feira, 15 de novembro, que Ruth Marlene decidiu falar aos fãs. 

Em vídeos que publicou nas stories da sua página de Instagram, a cantora explicou que sofreu uma recaída após ter estado infetada com Covid-19

10h12 - Portugal usa "trunfo" da vacinação para captar turistas alemães

Portugal está a usar "todos os trunfos que tem", entre eles a alta taxa de vacinação contra a covid-19, para captar turistas alemães e recuperar os números de 2019, quase dois mil milhões de euros de receita.

9h42 - Teste à Covid-19? Veja onde estão os pontos móveis gratuitos em Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa alargou o plano de testagem gratuito à Covid-19 até ao final do ano e já revelou onde vão estar os pontos móveis nesta semana até 20 de novembro, o próximo sábado.

A iniciativa, recorde-se, é realizada em parceria entre o Ministério da Saúde, a Unilabs, a Associação Nacional de Farmácias e a Autarquia da capital. 

8h40 - Virologista diz que "não estamos numa vaga pandémica"

O virologista Pedro Simas considerou, na antena da SIC Notícias, esta segunda-feira, que já não há pandemia da Covid-19. "Eu considero, olhando para os dados, que não estamos numa vaga pandémica. Vem uma vaga, que é endémica, e, portanto, a minha interpretação de todos os dados epidemiológicos - e nomeadamente daquilo que está a acontecer em Portugal - é que o vírus já não tem capacidade pandémica".

O que observamos é uma estabilidade de infeção"

8h25 - República Checa volta a ultrapassar os 10 mil novos casos

A República Checa registou, no último dia, 11.514 novos casos de Covid-19. É a quinta vez na última semana que o número de novos casos ultrapassa os dez mil, de acordo com os dados do ministério da Saúde.

Assim sendo, a média de casos dos últimos sete dias está em 10.988 casos, bem acima dos 7.643 de há uma semana.

8h19 - Médicos alertam para sinais de alarme da DPOC e pedem reforço da vacina

Os pneumologistas alertam para a importância de não desvalorizar sintomas como alterações das características da tosse ou expetoração, porque podem ser sinal de Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), e defendem o reforço da vacina contra a Covid-19 nestes doentes.

8h11 - Vacina: O efeito secundário (próprio do inverno) que pode afetar os pés

A maioria dos indivíduos experiencia apenas uma ligeira dor de cabeça, cansaço ou dores no corpo após tomar a vacina contra a Covid-19.

Mas raramente, as pessoas experienciam um efeito secundário bizarro que afeta os pés, e que os especialistas dizem ser mais frequente nos meses frios, conforme reporta um artigo publicado no jornal britânico The Sun. Saiba mais aqui.

8h10 - Incidência volta a disparar na Alemanha

A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, 265 mortes e 32.048 casos de infeção por Covid-19, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira pelo Instituto Robert Koch (RKI).

Com estes dados, a Alemanha eleva para 5.077.124 o total de infeções registadas desde o início da pandemia.

8h09 - Berlim introduz confinamento para os não vacinados

Àmedida que a Alemanha se debate com o aumento de casos de Covid-19, há zonas do país que decidiram tomar medidas radicais. Nomeadamente Berlim,  que decidiu confinar as pessoas não vacinadas

Deste modo, aqueles que escolherem não receber a vacina contra a Covid-19 são banidos de muitas áreas públicas.

8h08 - Quase 2,7 milhões de espanhóis já receberam a terceira dose da vacina

O Ministério da Saúde espanhol avançou que já foram administradas 2.647.050 terceiras doses da vacina contra a Covid-19: 2.323.929 da Pfizer e 323.121 da Moderna.

Estas doses foram dadas a pessoas com condição de alto risco e que moram em lares, bem como em pessoas com mais de 70 anos.

8h07 - México relata 775 novos casos de coronavírus e 57 mortes

Registaram-se mais 57 mortes por covid-19 e 775 casos nas últimas 24 horas no México. O país, quarto com mais mortes por coronavírus (atrás dos Estados Unidos, Brasil e Índia). 

No total, o México conta com 291.204 mortes, além de um total de 846.508 casos.

8h03 - 82% dos novos casos de Covid no Peru detetados em não vacinados

As autoridades de saúde do Peru avançam que 82% dos novos casos de Covid-19 detetados ocorrem em pessoas não vacinadas contra o vírus ou que tenham recebido apenas uma dose.

Os 18% restantes dos casos são detetados em pessoas que tomam as duas doses, por isso, considera o médico epidemiologista Javier Vargas, é muito provável que não desenvolvam quadro grave doença.

7h21 - Amesterdão cancela celebrações de Ano Novo devido ao aumento de casos

As celebrações da passagem de ano organizadas pela Câmara Municipal de Amesterdão, como a contagem decrescente ou os espetáculos pirotécnicos, foram canceladas segunda-feira devido ao elevado índice de infeções diárias e hospitalizações naquela localidade dos Países Baixos.

7h20 - China deve aprovar o primeiro medicamento contra o vírus em dezembro

A China deve aprovar, no próximo mês, o primeiro medicamento contra a covid-19 desenvolvido por uma farmacêutica chinesa e baseado no uso de anticorpos monoclonais, capazes de neutralizar o vírus, noticiou hoje a imprensa estatal.

7h15 - China deteta 22 casos nas últimas 24 horas

A China detetou 22 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, 11 por contágio local e os restantes oriundos do estrangeiro, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país. Estes dados representam uma diminuição significativa em relação aos dias anteriores. No domingo, a China diagnosticou 89 novos casos e, na segunda-feira, 52.

7h07 - Bom dia! Arranca aqui mais um acompanhamento AO MINUTO de todas as notícias relativas à pandemia numa semana que arranca com vários alertas de especialistas para o aumento exponencial de casos Covid. Pode recordar o MINUTO anterior através deste link.

Leia Também: AO MINUTO: Vacinação em Portugal em destaque; Três mil casos em dezembro?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório