Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Crianças superam medo das vacinas com a ajuda de Ollie, o cão terapeuta

Ollie e 14 outros cães estão encarregados de aliviar o medo das crianças no momento de serem vacinadas contra a Covid-19.

Notícias ao Minuto

14:42 - 16/11/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

No hospital infantil Rady Children’s, em San Diego, nos Estados Unidos, a solução para o medo das crianças na hora de serem vacinadas contra a Covid-19 chama-se Ollie, o cão terapeuta.

O goldendoodle de 6 anos e outros 14 cães fazem parte do programa ‘PetSmart Paws for Hope Canine Therapy Program’, e têm vindo a ajudar crianças entre os 5 e os 11 anos a superar a ansiedade provocada pela vacinação.

Avery Smith, de 9 anos, estava à beira das lágrimas pela antecipação de ser vacinada. Depois, apareceu Ollie, reporta a Reuters.

“Ajudou-me porque nunca fui vacinada contra a Covid-19 e não sabia como é que seria. Mas depois vi o cão e ajudou-me a acalmar”, disse.

No entanto, o trabalho dos terapeutas caninos não se limita a aliviar a ansiedade das crianças, trazendo também alegria às crianças internadas com cancro e outras doenças graves, e ajudando a mitigar o espírito dos pais e funcionários.

“Às vezes um pai diz, ‘ele está a dormir por causa da cirurgia, mas posso dar festas ao cão?’”, adiantou a dona de Ollie, Kristin Gist, que é voluntária e antiga diretora do programa no hospital. “Eles abraçam o cão e sentem-se melhor”, acrescenta.

Com a chegada da Covid-19, cerca de 20 mil visitas anuais foram interrompidas, tendo sido retomadas há cerca de três meses. As visitas trouxeram consigo a ‘vida’ ao hospital, disse Carlos Delgado, porta-voz da instituição à Reuters, acrescentando que: “As crianças estavam aborrecidas”.

“Ainda bem que conseguimos voltar a ter o programa. Até uma visita de três minutos com um cão faz a diferença”, assegura.

Leia Também: Covid-19. Munique cancela mercado de Natal devido a aumento de casos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório