Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Koichi Wakata assume comandos da Estação Espacial Internacional

O astronauta japonês Koichi Wakata assumiu o comando da Estação Espacial Internacional (EEI), função que, até domingo, era desempenhada pelo russo Oleg Kotov, informou hoje a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA).

Koichi Wakata assume comandos da Estação Espacial Internacional
Notícias ao Minuto

11:33 - 10/03/14 por Lusa

Mundo Astronauta

Koichi Wakata, 50 anos, que é o 39.º comandante da EEI e o primeiro japonês a ocupar este posto, vai assumir a liderança até 14 de maio, altura em que se prevê que abandone a estação para regressar a Terra, num foguetão Soyuz, indicou a JAXA, em comunicado.

A maioria dos comandantes anteriores era proveniente dos Estados Unidos e da Rússia, os países que lideram o projeto da EEI, com as exceções de um canadiano e de um belga.

A principal responsabilidade do cargo é zelar pela segurança dos seis membros da tripulação em caso de incidentes, como incêndios ou o impacto de meteoritos, assim como assumir a direção da aeronave no caso de perder a comunicação com as estações terrestres.

O ministro da Ciência e Tecnologia japonês, Hakubun Shimomura, afirmou que a presença de Wakata à frente da EEI "dará um grande impulso ao Japão", em declarações reproduzidas pela agência Kyodo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório