Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Suspeito de matar deputado britânico é somali. Eis o que já se sabe

Ali Harbi Ali foi detido na sexta-feira, depois de ter esfaqueado David Amess em Leigh-on-Sea, durante um encontro com eleitores.

Suspeito de matar deputado britânico é somali. Eis o que já se sabe
Notícias ao Minuto

23:28 - 16/10/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Terrorismo

O suspeito de matar o deputado britânico David Amess à facada, esta sexta-feira, em Leigh-on-Sea, durante um encontro com eleitores, é um cidadão britânico com ascendência somali, revela hoje a Sky News.

Segundo a mesma publicação, Ali Harbi Ali, assim se chama o alegado atacante, tem 25 anos e não era conhecido dos serviços de segurança.

Apesar disso, tal como anunciaram as autoridades britânicas, ainda na sexta-feira, tudo indica que o homicídio tem uma "potencial motivação ligada ao extremismo islâmico".

A BBC indicou que Ali Harbi Ali foi remetido há alguns anos para o programa nacional Prevent, vocacionado para a prevenção do terrorismo, e frequentado voluntariamente por pessoas em perigo de radicalização.

No entanto, a cadeia pública indicou que frequentou este programa por pouco tempo, e nunca integrou qualquer lista de suspeitos seguidos com particular atenção pelos serviços secretos.

No âmbito da investigação, a Polícia efetuou buscas em três apartamentos de Londres, enquanto no sábado foi efetuada a autópsia do deputado, morto na cena do crime após ser apunhalado por diversas vezes.

A classe política britânica e a comunidade muçulmana uniram-se na condenação do assassinato de Amess, 69 anos, casado e com cinco filhos, muito conhecido na sua circunscrição eleitoral pelo apoio às causas locais.

A investigação prossegue e, em breve, as autoridades devem dar mais pormenores sobre o caso. Contudo, não há indícios de mais suspeitos envolvidos no caso.

Ali Harbi Ali será presente a tribunal no dia 22 de outubro para conhecer as medidas de coação tidas como adequadas.

Pai de cinco filhos e grande defensor dos animais

O deputado conservador David Amess morreu na sexta-feira na sequência de um ataque com uma faca em Leigh-on-Sea, durante um encontro com eleitores.

O pai de cinco filhos era deputado há 38 anos e, embora nunca tenha exercido funções ministeriais, era conhecido por lutar pelas causas dos seus eleitores. Era socialmente conservador, eurocético e defensor dos direitos dos animais.

Nos últimos anos, lutou pelo aumento da consciencialização da endometriose, depois de ter sido abordado por uma mulher que sofria da dolorosa condição.

Leia Também: Assassínio de deputado britânico considerado "incidente terrorista"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório