Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

França anuncia ações contra associações e locais de culto suspeitos

França iniciou os procedimentos para fechar seis locais de culto e dissolver várias associações, todos suspeitos de propaganda do islamismo radical, indicou hoje o ministro do Interior francês, Gerald Darmanin.

França anuncia ações contra associações e locais de culto suspeitos
Notícias ao Minuto

23:59 - 28/09/21 por Lusa

Mundo França

Numa entrevista ao jornal Le Figaro, o ministro sublinhou que um terço dos 89 locais de culto "suspeitos de serem radicais e referenciados pelos serviços de informações" foram controlados desde novembro de 2020.

Darmanin indicou ainda que foram "iniciados procedimentos para fechar seis" em cinco departamentos franceses.

Segundo o ministro, a luta contra o "separatismo" islamita "esteve na origem de 24.000 controlos (...) e 650 encerramentos de locais frequentados por fundamentalistas" desde 2017.

O ministro do Interior acrescentou que vai pedir a dissolução da editora islâmica Nawa e da Liga de Defesa Negra Africana.

A Nawa "incita ao extermínio de judeus e legitima a lapidação de homossexuais", segundo Darmanin, e a Liga de Defesa, que se deu a conhecer numa manifestação contra a violência policial em junho de 2020, em frente à embaixada dos Estados Unidos em Paris, "apela ao ódio e à discriminação".

No próximo ano, 10 outras associações serão alvo de processos tendo em vista a sua dissolução, adiantou.

Leia Também: França reporta mais 60 óbitos, supera os 7 milhões de casos acumulados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório