Meteorologia

  • 21 OUTUBRO 2021
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 23º

Edição

AO MINUTO: Delta quase substituiu restantes. 83% com vacinação completa

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Delta quase substituiu restantes. 83% com vacinação completa

Portugal notificou esta segunda-feira 780 novos casos de infeção e mais 11 mortes causadas pela Covid-19, segundo os dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS). No total, Portugal contabiliza 1.063.100 casos confirmados, 17.925 óbitos e 1.012.577 recuperados.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, saudou o anúncio da administração Biden de que a partir de novembro os viajantes estrangeiros vacinados contra a Covid-19, incluindo da União Europeia, poderão entrar nos Estados Unidos. "Vemos com alegria este anúncio de uma eventual decisão norte-americana em novembro, que é tão importante para muitos países e tão importante também para Portugal e para outros países da União Europeia", declarou o chefe de Estado aos jornalistas, junto à missão permanente de Portugal nas Nações Unidas, em Nova Iorque.

A doença gerada pelo SARS-CoV-2 já matou quase tantos norte-americanos no último ano e meio como a gripe espanhola, entre 1918 e 1919, contabilizado cerca de 676 mil óbitos, de acordo com os dados compilados pela Universidade Johns Hopkins.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

00h00 - Este registo chega ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos na manhã de quarta-feira. Já sabe, acompanhe as comunicações das autoridades competentes e, caso tenha sintomas, contacte:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h34 - Variante Delta quase substituiu outras três variantes preocupantes
 
A variante Delta da covid-19, presente em 185 países, tomou em grande parte o lugar de outras três variantes também "preocupantes", Alfa, Beta e Gama, que representam cada uma menos de 01% dos casos sequenciados. O balanço foi hoje feito pela líder da equipa técnica da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a covid-19, Maria Van Kerkhove, numa sessão de perguntas e respostas nas redes sociais.  

22h22 - Brasil notifica menos 573 casos desde ontem, após acerto nos dados

As autoridades de Saúde brasileiras notificaram esta terça-feira menos 573 casos de infeção por novo coronavírus, um número que resultou do acerto de dados feito depois de a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) ter feito "alterações" e "corrigido alguns processos de extração, tratamento e limpeza na base de dados", explica o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). São ainda confirmadas mais 485 mortes associadas à doença, também numa subida em relação ao dia anterior (203).

21h58 - Detido homem que atirou álcool gel e ateou fogo a colega no País Basco

Um homem foi detido, no sábado, depois de ter atirado álcool gel para cima do seu colega de quarto e, de seguida, atear-lhe fogo, conforme relatado pelo departamento de segurança basco. Segundo as autoridades confirmaram às agências de notícias, o incidente ocorreu durante uma festa no bairro Intxaurrondo, em San Sebastián, no País Basco.

21h54 - Cabo Verde regista mais uma morte e 22 novos infetados em 24 horas
 
Cabo Verde registou mais uma morte por covid-19, elevando para 332 o acumulado de óbitos associados à doença no país, que nas últimas 24 horas reportou mais 22 novos casos positivos, informou hoje o Ministério da Saúde. Em 754 amostras analisadas, aquele ministério cabo-verdiano informou em comunicado que há mais 22 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, numa taxa de positividade de 2,9%.

21h17 - Francisco George desafia Fernando Nobre para um debate sobre a vacina
 
O ex-diretor-geral da Saúde Francisco George desafiou hoje Fernando Nobre para um debate sobre a vacina contra a Covid-19, na sequência das declarações que o médico proferiu numa manifestação de negacionistas. Para Francisco George, a posição de Fernando Nobre "é absolutamente intolerável", considerando que reflete "atitudes incompreensíveis que um médico não pode ter".

20h37 - França reporta mais 153 mortes e 7.851 casos em 24 horas

França registou esta terça-feira mais 7.851 infeções por novo coronavírus nas últimas 24 horas. No total, já foram identificados 6.964.699 casos positivos, de acordo com dados da Instituição de Saúde Pública de França. O número total de mortes aumentou para 116.251, com mais 153 óbitos registados no último dia em meio hospitalar (ontem foram reportadas 91 mortes).

19h44 - Assegurado fornecimento à UE de tratamento com anticorpos monoclonais
 
A Comissão Europeia assinou hoje um contrato com a farmacêutica Eli Lilly para assegurar o fornecimento, à União Europeia (UE), de um tratamento com anticorpos monoclonais para doentes com Covid-19, visando acelerar a recuperação da doença. Em comunicado, o executivo comunitário indica ter assinado um contrato-quadro de aquisição conjunta -- no qual participaram 18 Estados-membros para compra de 220 mil unidades -- relativamente a este fármaco da Eli Lilly, que está a ser avaliado pela Agência Europeia de Medicamentos.

19h23 - 83% da população com vacinação completa, mais de 449 mil são jovens

83% da população portuguesa - 8.546.688 pessoas - tem a vacinação completa contra a Covid-19, sendo que, destes, 449.089 são jovens com idades entre os 12 e os 17 anos (72% deste grupo etário). Os dados constam do mais recente relatório de vacinação, divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Com pelo menos uma dose inoculada está 86% da população nacional, o que equivale a 8.889.941 pessoas. Norte mantém a tendência e foi a zona do país que mais vacinou nos últimos dias, tendo administrado 111.887 doses.

19h15 -  Angola com 324 novos casos e cinco óbitos nas últimas 24 horas
 
Angola registou 324 novas infeções, cinco óbitos e 76 recuperações da doença, nas últimas 24 horas, informaram hoje as autoridades sanitárias. De acordo com o boletim epidemiológico da Direção Nacional de Saúde Pública, os casos confirmados foram registados em Luanda (178), Huambo (69), Cabinda (17), Huíla (15), Uíje (15), Namibe (10), Zaire (sete), Cuando Cubango (quatro), Malanje, Moxico (três), Bié (dois) e Cunene (um), com idades entre 1 mês e 93 anos, sendo 188 do sexo masculino e 136 do sexo feminino.

19h07 - Madeira regista cinco novos casos e 16 recuperações
 
A Madeira registou cinco novos casos de Covid-19 e 16 recuperações nas últimas 24 horas, indicou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS), referindo que o total de infeções ativas é de 94, com cinco doentes hospitalizados. Entre os novos positivos há um caso importado da região de Lisboa e Vale do Tejo e quatro de transmissão local, sendo que a região passa a contabilizar um total de 11.604 casos confirmados de infeção por SARS-CoV-2 desde março de 2020, já com 11.435 recuperados, segundo o boletim epidemiológico da DRS.

18h58 - Mais uma morte e 18 novas infeções em São Tomé e Príncipe
 
São Tomé e Príncipe registou mais uma morte e 18 novas infeções pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total acumulado de casos para 3.115 desde o início da pandemia, foi hoje anunciado. A porta-voz do Ministério da Saúde, Isabel Santos, anunciou que nas últimas 24 horas São Tomé e Príncipe registou mais um óbito, de "uma  pessoa do sexo masculino, do Distrito de Água Grande, de 42 anos".

18h31 - Moçambique sem óbitos nos últimos quatro dias e com 134 novos casos
 
Moçambique não registou óbitos por Covid-19 pelo quarto dia consecutivo, tendo hoje 134 casos de infeção pelo novo coronavírus, anunciou o Ministério da Saúde em comunicado. Moçambique mantém-se com 1.903 óbitos e eleva o total acumulado de casos para 150.201, dos quais 97% recuperados e 44 internados.

18h11 - Qualidade do ar na Europa melhorou mas riscos mantêm-se
 
A qualidade do ar em Portugal e na Europa melhorou de 2019 para 2020, possivelmente devido aos confinamentos durante a pandemia de Covid-19, adianta um relatório europeu, embora permaneçam sérios riscos para a saúde devido à poluição atmosférica. A concentração de poluentes atmosféricos resultantes da queima de combustíveis fósseis usados nos transportes, aquecimento doméstico e atividades industriais, por exemplo, habitualmente chamadas de partículas finas, excedem os limites de qualidade da União Europeia sobretudo nos países da Europa central e de leste, mas também no norte de Itália, onde as condições meteorológicas locais favorecem a acumulação de poluentes na atmosfera.

18h07 - Impacto do fim das moratórias na banca será menor do que esperado
 
O presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos (CGD), Paulo Macedo, afirmou hoje, no Algarve, que o fim das moratórias bancárias vai ter impactos "assimétricos" nas empresas e famílias, mas não causará um "problema" à banca. Paulo Macedo expressou esta posição no Autódromo Internacional de Portimão, ao intervir na abertura do 'Encontro Fora da Caixa', iniciativa da CGD para discutir a importância do turismo e que reuniu empresários e responsáveis do setor.

18h01 - Task Force reitera apelo para vacinação de segundas doses contra a Covid

"A Task Force vem reiterar, por esta via, o apelo para que todos os utentes que foram chamados para a administração da segunda dose e não compareceram no centro de vacinação se dirijam a qualquer centro de vacinação, recorrendo à modalidade 'Casa Aberta'". Esta é a mensagem transmitida, esta terça-feira, pela equipa do vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, numa altura em que 80% da população tem a vacinação completa e 85% já foi inoculada com uma dose, de acordo com o último relatório emitido.

17h56 - Daniel Sampaio conta luta contra "vírus terrível" em relato pessoal
 
Cinquenta dias no hospital, um coma induzido e um encontro com um "vírus terrível" deram ao psiquiatra Daniel Sampaio munição para escrever um livro sobre uma experiência comum a milhares de portugueses internados com casos graves de Covid-19. 'Relato de um sobrevivente', que será apresentado na quarta-feira, é simultaneamente um diário que cobre dois meses entre janeiro e março deste ano - da suspeita de contágio ao regresso a casa - uma defesa do Serviço Nacional de Saúde e da importância de contar com o apoio da família numa situação em que se está praticamente isolado do mundo.

17h51 - Ordem dos Médicos abre processo disciplinar a Fernando Nobre

O Conselho de Disciplina da Ordem dos Médicos abriu formalmente, esta terça-feira, um processo disciplinar a Fernando Nobre, fundador da AMI, avança a SIC Notícias. Em causa estão as declarações do também ex-candidato à Presidência da República numa manifestação de negacionistas da Covid-19 em frente ao Parlamento.

17h49 - Itália regista mais 3.377 novos casos e 67 mortes em 24 horas

As autoridades de Saúde italianas notificaram, esta terça-feira, mais 3.377 novos casos de infeção por novo coronavírus e mais 67 óbitos referentes às últimas 24 horas. O país contabiliza agora um total de 4.641.890 casos positivos confirmados desde o início da pandemia no país, a 21 de fevereiro de 2020. O número total de mortes é agora de 130.421.

17h37 - Vacinas são "bem público global", defendeu Marcelo na ONU

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, discursou, esta terça-feira, na 76.ª Assembleia-Geral da ONU, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e, entre outros temas, defendeu as vacinas como "um bem público global". "Portugal está, tal como a União Europeia, do lado do multilateralismo, das Nações Unidas, da ordem internacional baseada em regras, dos Direitos Humanos. Portugal está empenhado na reforma da Organização Mundial de Saúde, do tratado internacional sobre pandemias, na garantia das vacinas como bem público global", indicou ainda, apontando também que o nosso país está ao lado "do alívio da dívida externa dos países mais vulneráveis" e da "realização do pacto global das migrações".  

Acompanhe a emissão em direto, abaixo:

17h28 - Testes comparticipados? Infarmed revela lista de farmácias e laboratórios

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) revelou, esta segunda-feira, uma lista (atualizada) dos locais onde se realizam testes rápidos antigénio comparticipados. Estas "estão em constante atualização" e "nelas pode pesquisar as farmácias e laboratórios na sua localidade". Há 530 farmácias de oficina e 115 laboratórios que realizam testes rápidos antigénio comparticipados. Saiba onde ficam.

17h20 - Putin assegura que a economia russa está "totalmente" recuperada

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse hoje que a economia do país recuperou "totalmente" do impacto da pandemia de Covid-19, tendo saído da recessão no segundo trimestre, com um crescimento do PIB de 10,1%. "Superámos totalmente a recessão causada pela pandemia do novo coronavírus, (apesar) da situação geral instável da economia global e dos processos complexos nos mercados mundiais", disse Putin, durante uma reunião com o Governo sobre o orçamento para os próximos três anos.  

17h13 - Reino Unido reporta mais de 31 mil casos e 203 óbitos nas últimas 24h

O Reino Unido reportou esta terça-feira mais 31.564 casos confirmados de contágio por novo coronavírus nas últimas 24 horas e mais 203 óbitos associados à doença Covid-19. De acordo com as autoridades de Saúde, o número de pacientes hospitalizados com a doença é agora de 7.731.O total de óbitos com teste positivo nos 28 dias anteriores é agora de 135.455 (passa a 158.664, se se incluírem as mortes cuja certidão de óbito faz referência ao coronavírus mas cuja infeção não foi confirmada por teste nos 28 dias anteriores). Até ao momento, 7.496.543 pessoas obtiveram diagnóstico positivo no conjunto da região, que inclui Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

16h20 - Jair Bolsonaro defende tratamento sem validação científica na ONU

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, defendeu hoje a autonomia médica e o uso de medicamentos sem eficácia científica comprovada contra a Covid-19 durante a abertura da 76.ª sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). "Eu mesmo fui um desses que fez tratamento inicial. Respeitamos a relação médico-paciente na decisão da medicação a ser utilizada e no seu uso 'off-label' [fora da bula]", afirmou Bolsonaro. "Não entendemos porque muitos países, juntamente com grande parte dos media, se colocaram contra o tratamento inicial", acrescentou.

15h48 - Consumidores acumularam 82 milhões no IVAucher

O secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, anunciou hoje que os contribuintes acumularam 82 milhões de euros no IVAucher durante o período de acumulação, durante uma cerimónia no Ministério das Finanças. O período de acumulação do IVAucher terminou no dia 31 de agosto, depois de se ter iniciado em junho.

15h35 - Funcionário de posto de combustível morto após discussão sobre máscara

Um funcionário de um posto de combustível da cidade de Idar-Oberstein, na Alemanha, foi esta segunda-feira baleado na cabeça e morreu na sequência de uma discussão com um cliente sobre o uso de máscara de proteção face à pandemia. O suspeito recusava-se a usar a máscara e admitiu à polícia alemã que se opõe às medidas restritivas por causa da pandemia. Responsabilizou a vítima pela situação.

15h12 - Desde início da pandemia entraram na Microsoft Portugal 440 trabalhadores

A diretora-geral da Microsoft Portugal afirmou hoje que desde o início da pandemia de Covid-19 "entraram na Microsoft Portugal 440 novos colaboradores", adiantando que estão atualmente abertas 218 posições de recrutamento.

14h31 - Portugal regista 780 novos casos e 11 mortes nas últimas 24 horas

Acaba de ser divulgado o mais recente relatório da DGS sobre a evolução da pandemia e reportando 780 novos casos, 11 óbitos (quatro dos quais na região de Lisboa), e 1.805 recuperados (mais do dobro comparando com o número de novos contágios). No que diz respeito aos internamentos, os doentes hospitalizados voltaram a baixar nas últimas horas, estando 455 pessoas internadas (menos 16 em relação a ontem), das quais 78 (menos quatro) em unidades de Cuidados Intensivos.

13h43 - Açores com 13 novos casos de Covid-19 e sete doentes internados

Os Açores registaram nas últimas 24 horas 13 novos casos de infeção por SARS-CoV-2, que provoca a Covid-19, e têm hoje sete doentes internados, menos um do que na segunda-feira, divulgou a Autoridade de Saúde Regional.

13h21 - Rússia regista o maior n.º de mortes diárias por Covid-19 em quase um mês

A Rússia registou 812 mortes devido à Covid-19 nas últimas 24 horas, o maior número de óbitos devido à doença em quase um mês, de acordo com fontes oficiais russas. No total, desde o início da pandemia morreram no país 199.808 pessoas devido à Covid-19. No entanto, as estatísticas oficiais sobre o excesso de mortes triplicam este número das autoridades responsáveis pelo combate à pandemia. Nas últimas 24 horas na Rússia, 19.179 novas infeções pelo SARS-CoV-2 também foram detetadas, 1.926 delas em Moscovo, o epicentro da pandemia no país.

12h54 - Dose de reforço da vacina da J&J impulsiona forte resposta imunitária

A Johnson & Johnson divulgou novos dados que sugerem que uma dose de reforço da sua vacina contra o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, aumenta a resposta imunitária do organismo mesmo meses após as pessoas serem inoculadas.

12h34 - Pelo menos 4,69 milhões morreram e mais de 229 milhões foram infetados

A pandemia do novo coronavírus já causou pelo menos 4.696.559 mortos no mundo desde que o SARS-CoV-2 foi identificado em dezembro de 2019 na China, segundo um balanço da AFP até às 10:00 TMG (11:00 em Lisboa) de hoje.

12h17 - Governo agradece a contabilistas apoio às empresas no acesso a ajudas

O secretário de Estados dos Assuntos Fiscais fez hoje um agradecimento público aos contabilistas certificados, pela ajuda às empresas no acesso a apoios Covid-19 e aos contribuintes nos pagamentos que permitiram ao país responder à crise pandémica.

11h43 - Japão vai começar a administrar 3.ª dose

O Japão vai começar a administrar a terceira dose das vacinas contra a Covid-19 a partir de 2022, anunciou esta terça-feira o ministro para as vacinas, Kono Taro, refere a agência Efe. 

11h28 - Variante Delta continua a ter domínio absoluto em Portugal

De acordo com o relatório da diversidade genética do SARS-CoV-2 publicado esta terça-feira, a variante Delta (B.1.617.2) apresenta uma frequência relativa de 100% na semana de 6 a 12 de setembro. Indica o relatório do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA) que, do total de sequências da variante Delta analisadas até à data, 66 apresentam a mutação adicional K417N na proteína Spike (sub-linhagem AY.1). Quanto à frequência relativa das variantes Beta (B.1.351) e Gamma (P.1), mantém-se baixa, sendo inferior a 0,5% desde a semana 25.

11h10 - Timor-Leste regista mais duas mortes e 67 casos nas últimas 24 horas

Timor-Leste registou nas últimas 24 horas mais duas mortes associadas à Covid-19 e 67 novos casos de infeção com o vírus SARS-CoV-2, elevando o total acumulado de casos para 19.125, segundo os últimos dados oficiais.

10h34 - Luso-canadiano diz que reeleição é vitória contra a pandemia

O luso-canadiano Peter Fonseca, reeleito deputado federal canadiano, disse hoje à agência Lusa que esta foi uma "vitória da luta contra a pandemia". O Canadá foi para eleições gerais antecipadas convocadas pelo primeiro-ministro, o liberal Justin Trudeau, que falhou o objetivo de garantir uma maioria. O deputado luso-canadiano enalteceu o facto de esta minoria parlamentar permitir "dar continuidade aos projetos deste Governo".

"Os canadianos enviaram-nos esta mensagem ao votarem. Agora há que dar continuidade à luta contra a pandemia, da melhor forma possível, para abrirmos novamente a nossa economia, melhores condições de saúde e esperança de um melhor futuro", justificou.

9h16 - Pesquisa identifica pessoas com maior risco de Covid grave após vacinação

Investigadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, alertam para uma maior probabilidade de internamento e de óbito por Covid-19 em pessoas totalmente vacinadas que sejam imunocomprometidas, sofram de doenças neurológicas e de outras comorbilidades.

8h25 - Anticorpos da estirpe original do coronavírus não se ligam a variantes

Um estudo realizado nos Estados Unidos concluiu que os anticorpos contra a estirpe original do SARS-CoV-2, detetada em 2019 em Wuhan, na China, não se associam à proteína espícula das novas variantes virais, recentemente identificadas um pouco por todo o mundo.

7h52 - Presidente de Nova Iorque lança apelo à vacinação e cita Bolsonaro

O 'mayor' de Nova Iorque dirigiu-se ao presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, num apelo em prol da vacinação contra a Covid-19, num momento em que a cidade acolhe a Assembleia Geral das Nações Unidas. "Com os protocolos em vigor, precisamos de mandar uma mensagem a todos os líderes mundiais, especialmente a Bolsonaro, do Brasil, de que se você pretende vir aqui, você precisa de estar vacinado. E se você não se quer vacinar, nem venha, porque todos devem estar seguros juntos. Isso significa que todos devem estar vacinados", alertou Bill de Blasio, em conferência de imprensa.

7h50 - Governador do Amazonas responderá na justiça por crimes na pandemia

O governador do Amazonas responderá a um processo judicial por supostas fraudes na compra de ventiladores para a Covid-19, após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) brasileiro ter aceitado, na segunda-feira, acusações contra o político. Por unanimidade, 11 juízes acompanharam o voto do relator, Francisco Falcão, no sentido de processar o governador Wilson Lima e outras 13 pessoas pelos crimes de dispensa de licitação, fraude em licitação por aumento abusivo de preços, peculato e organização criminosa.

7h47 - Alemanha reporta 4.664 novos contágios e mais 81 óbitos em 24 horas

A Alemanha registou 4.664 novas infeções e mais 81 mortes, de acordo com o boletim divulgado esta terça-feira pelo Instituto Robert Koch. Em termos globais, a Alemanha soma 4.150.516 casos de contágio e 93.052 vítimas mortais. A incidência acumulada desceu para 68,5 casos por 100 mil habitantes, nos últimos sete dias. 

7h44 - Bom dia! Começa aqui um novo registo de atualização de informação sobre a Covid-19.

Leia Também: AO MINUTO: Boris diz a Bolsonaro que vacinas salvam. N.º descem no Brasil

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório