Meteorologia

  • 27 SETEMBRO 2021
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 26º

Edição

Alemanha. Scholz vai dar explicações ao parlamento dias antes da votação

O ministro das Finanças e candidato do Partido Social Democrata (SPD) às legislativas, Olaf Scholz, vai prestar declarações sobre lavagem de dinheiro na comissão parlamentar de Finanças, cinco dias antes das eleições na Alemanha.

Alemanha. Scholz vai dar explicações ao parlamento dias antes da votação

A Comissão de Finanças do Bundestag (parlamento alemão) quer questionar Olaf Scholz sobre as investigações realizadas ao departamento de combate à lavagem de dinheiro do seu ministério.

A presença do ministro das Finanças no parlamento, que deverá acontecer virtualmente, foi solicitada pelos Verdes, o partido liberal Fdp, e o partido A Esquerda, e está marcada para a próxima segunda-feira, a partir das 10:00 locais (09:00 em Lisboa), de acordo com a Agência de Notícias Alemã dpa.

Não é a primeira vez que Scholz comparece na comissão parlamentar de Finanças. O também vice-chanceler já tinha prestado declarações aos deputados, há uns meses, a propósito do caso "Wirecard", a empresa de pagamentos eletrónicos, atualmente em insolvência, depois de esta apresentar resultados falsos sem que as Finanças o soubessem.

Os procuradores alemães realizaram buscas, na semana passada, nos ministérios das Finanças e da Justiça. As operações foram feitas no âmbito de uma investigação à agência do Governo de combate ao branqueamento de capitais.

A investigação à unidade de informações financeiras (FIU), uma agência do Ministério das Finanças, liderado pelo social-democrata candidato à chancelaria alemã Olaf Scholz, destina-se a averiguar se a unidade recebeu instruções para ignorar os avisos de bancos sobre pagamentos suspeitos a África.

O SPD lidera as mais recentes sondagens com 25% das intenções de voto. As eleições legislativas na Alemanha estão marcadas para 26 de Setembro.

Leia Também: Alemanha: Candidato do SPD volta a ser favorito em debate televisivo

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório