Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: 2ªs doses suspensas no Brasil. Ex-ministra francesa indiciada

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: 2ªs doses suspensas no Brasil. Ex-ministra francesa indiciada
Notícias ao Minuto

15:44 - 10/09/21 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior anunciou, na quinta-feira, que a utilização de máscara continuará a ser obrigatória em estabelecimentos de ensino superior e instituições científicas para atividades letivas e não letivas presenciais no ano letivo 2021-2022. Além disso, o Governo defende que a vacinação é "fortemente recomendada".

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais sete mortes e 1.323 novos casos relacionados com a Covid-19. Os dados constam do mais recente boletim epidemiológico revelado esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde. No total, desde o início da pandemia, o nosso país já registou 17.843 óbitos e 1.053.450 contágios confirmados. 

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Este registo chega ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos na manhã de sábado. Já sabe, siga as comunicações das autoridades competentes e, caso tenha sintomas, contacte:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h43 - Falta de vacinas suspende aplicação de segundas doses no Brasil

A aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca foi suspensa em diversas cidades do Brasil devido à falta de doses, avança o portal G1, esta sexta-feira. Há centros de vacinação encerrados em cinco estados brasileiros: São Paulo, Rio Grande do Norte, Tocantins, Rondônia e Mato Grosso do Sul. Na cidade de São Paulo, já quase nenhum centro tem doses desta vacina para administrar.  

22h38 - Brasil registou mais de 15 mil infetados e 672 óbitos

O Brasil registou, nas últimas 24 horas, mais 672 mortos e 15.951 casos de Covid-19, segundo dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) esta sexta-feira. Esta atualização eleva o número total de vítimas mortais, desde o início da pandemia, para 585.846 e o número acumulado de contágios para 20.974.850.

22h21 - OMS entrega a São Tomé máquina RT-PCR para aumentar testagem
 
A Organização Mundial da Saúde entregou hoje a segunda máquina RT-PCR que deverá elevar a capacidade do laboratório são-tomense para realizar até 200 testes de covid-19 por dia. A máquina adquirida pela OMS foi patrocinada pela Embaixada britânica em Luanda e a agência petrolífera British Petroleum (BP) para fazer face "a procura sempre crescente de testes e confirmação de casos de covid-19 a fim de conter a circulação do vírus SARS-Cov-2", refere a OMS através de um comunicado de imprensa.

22h14 - Ex-ministra da Saúde francesa indiciada pela forma como geriu pandemia

A ex-ministra da saúde de França está a ser formalmente acusada devido à forma como lidou com a pandemia de Covid-19. A investigação foi lançada em julho de 2020, cinco meses após a renúncia ao cargo. Agnès Buzyn foi indicada por "colocar em perigo a vida de outrem", pelos magistrados do Tribunal de Justiça da República (TJR), que está a investigar a gestão da pandemia em França, segundo refere a AFP, que cita fontes do gabinete do procurador-geral do TJR.

21h33 - Visitas íntimas vão ser retomadas nas prisões, mas apenas para vacinados

As visitas íntimas vão voltar a ser permitidas nos estabelecimentos prisionais portugueses, mas só para reclusos vacinados e desde que o visitante apresente certificado de vacinação ou recuperação e teste realizado 24 horas antes. De acordo com o Jornal de Notícias, que teve acesso à diretiva que estabelece o alívio de algumas regras nas prisões, a partir de quarta-feira dia 15 de setembro, o teste à Covid-19 apresentado pelo visitante tem de estar autenticado pela farmácia.

21h16 - Cabo Verde com mais 100 infetados e duas mortes em 24 horas
 
Cabo Verde registou 100 infetados com o coronavírus responsável pela pandemia de covid-19 nas últimas 24 horas, e duas mortes, elevando para 36.427 o acumulado de casos desde março de 2020, divulgou hoje o Ministério da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 1.533 amostras desde quinta-feira, com uma taxa de positividade global de 6,5%.

20h57 - França com quase mais 10 mil casos e 81 mortes no último dia

França reportou esta sexta-feira mais 9.966 contágios pelo novo coronavírus e 81 mortes relacionadas com a Covid-19, de acordo com o balanço feito pelas autoridades sanitárias. Com esta atualização, o país passa a acumular  6.887.791 casos de infeção e 115.442 mortes, desde o início da pandemia, em fevereiro de 2020. 

20h42 - Mais 49 infeções e sete recuperados em São Tomé e Príncipe
 
São Tomé e Príncipe registou 49 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e sete recuperações nas últimas 24 horas, elevando o total de infetados desde o início da pandemia para 2.787, anunciaram hoje as autoridades do país. É o novo recorde diário de infeções, desde o início da pandemia. De acordo com o boletim divulgado pelo Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe, o país não registou qualquer morte nas últimas 24 horas.

20h34 - 90% dos adultos na Irlanda estão agora totalmente vacinados

Nove em cada dez adultos elegíveis na República da Irlanda estão totalmente imunizados. Mais de 7 milhões de vacinas terão sido administradas no país até sexta-feira. O primeiro-ministro, Micheál Martin, descreveu o alcance da meta de vacinação de 90% e os 7 milhões de vacinas dadas como "dois marcos importantes".

20h18 - Angola com mais 315 casos, nove mortos e 88 recuperados
 
Angola anunciou hoje mais 315 casos de covid-19, totalizando agora 49.943 casos, nove óbitos e 88 pessoas recuperadas nas últimas 24 horas, segundo o boletim epidemiológico das autoridades de saúde. Os casos foram reportados em Luanda (252), Huíla (13), Cabinda (12), Huambo (12), Namibe (9), Bié (7), Uíje (6), Malanje (2) e Zaire (2) com idades entre 11 meses e 86 anos, dos quais 175 de sexo masculino e 140 feminino.

19h37 - Madeira com 16 novos casos e 169 situações ativas
 
As autoridades da Madeira sinalizaram 17 novos casos de Covid-19 e 22 doentes recuperados nas últimas 24 horas, estando identificadas 169 situações ativas, e três pessoas encontram-se hospitalizados, informou a Direção Regional de Saúde.

19h24 - Touradas na Terceira retomadas quando 85% da população estiver vacinada
 
 As tradicionais touradas à corda da ilha Terceira vão poder ser retomadas assim que os Açores atinjam 85% de população vacinada contra a covid-19 ou números consolidados de incidência, internamentos e óbitos, adiantou hoje o Governo Regional.

19h19 - Guia de prevenção para as escolas "está em vigor", esclarece DGS
 
A Direção-Geral da Saúde garantiu hoje que o guia para escolas sobre prevenção da transmissão do coronavírus SARS-CoV-2 no próximo ano letivo "está em vigor", remetendo as regras sobre uso de máscaras para a orientação específica sobre esta matéria. "O Referencial das Escolas, que foi publicado no dia 31 de agosto de 2021, é o documento que deve ser utilizado pelas escolas, enquanto guia para a prevenção e minimização do risco de transmissão de covid-19. Este documento está em vigor", adianta um esclarecimento hoje divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

19h17 - Tailândia vai reabrir Banguecoque para turistas vacinados em outubro

A Tailândia planeia reabrir Banguecoque a visitantes totalmente vacinados em outubro deste ano, disseram autoridades esta sexta-feira, como forma de resgatar a indústria de turismo afetada pela pandemia. Antes da Covid-19, o turismo correspondia a um quinto da receita nacional da Tailândia, mas as severas restrições às viagens impostas para combater o vírus fizeram com que a onda de visitantes estrangeiros diminuísse para quase nada, contribuindo para o pior desempenho da economia em mais de 20 anos, refere a AFP. 

19h10 - Pandemia com "moderada intensidade" em Portugal e tendência decrescente
 
Portugal regista uma situação pandémica de Covid-19 de "moderada intensidade", mas com uma tendência decrescente em todo o país e na pressão sobre os serviços de saúde, indica o relatório das 'linhas vermelhas' hoje divulgado. "A análise dos diferentes indicadores revela uma atividade epidémica de infeção por SARS-CoV-2 de moderada intensidade, com tendência decrescente a nível nacional, assim como na pressão sobre os serviços de saúde e na mortalidade por covid-19", refere o documento.

18h28 - Grécia aprova multas pesadas para quem emita certificados Covid falsos

As autoridades gregas aprovaram multas pesadas para a emissão de certificados de vacinação Covid-19 falsos depois de um funcionário de um centro de vacinação estatal ter sido suspenso por ter ajudado várias dezenas de pessoas a obter documentos falsos. Segundo a Associated Press, o ministro da Saúde, Thanos Plevris, disse esta sexta-feira que o parlamento aprovou uma emenda legislativa para impor multas de 5 mil euros para cada vacinação, recuperação ou certificado Covid emitido sob falsos pretextos. Os estabelecimentos de saúde privados que emitirem documentos falsos podem ser multados em até 50 mil euros.

18h26 - Confinamento na Ásia força nova paragem de produção na Autoeuropa
 
A Autoeuropa vai fazer nova paragem de produção, de 18 a 21 de setembro, devido à falta de semicondutores, que resulta do confinamento em diversas fábricas do continente asiático, dada a Covid-19. "Esta alteração ao calendário de produção está relacionada com a escassez de componentes devido à extensão das medidas de confinamento na Ásia, continente que concentra parte significativa da produção de semicondutores para os nossos produtos", justifica a direção da fábrica de automóveis da Volkswagen em Palmela, no distrito de Setúbal, numa comunicação interna, a que a Lusa teve acesso.

17h48 - Espanha regista 4.440 novos casos e 72 mortes nas últimas 24 horas

Espanha registou 4.440 novos casos de infeções de Covid-19 e mais 72 mortes atribuídas à doença nas últimas 24 horas, de acordo com os dados divulgados pelo ministério da Saúde espanhol. Em termos acumulados, o país soma 4.907.461  casos de contágio e 85.290 óbitos. A incidência acumulada (contágios) continua a baixar, tendo diminuído de 140 (quinta-feira) para 131 casos (hoje) diagnosticados nos últimos 14 dias por cada 100.000 habitantes. 

17h29 - África do Sul inocula crianças em ensaios clínicos para vacina chinesa

A África do Sul iniciou hoje a vacinação de crianças e adolescentes contra a covid-19 na fase 3 dos ensaios clínicos globais da vacina da chinesa Sinovac Biotech. O estudo inclui 2.000 participantes na África do Sul, devendo participar outros 12.000 menores no Quénia, Filipinas, Chile e Malásia, noticia a agência Associated Press (AP).  

17h23 - Uma morte e 174 novos casos em Moçambique

Moçambique registou mais um óbito devido ao novo coronavírus e 174 casos, anunciou hoje o Ministério da Saúde. A vítima mortal, 87 anos, é de nacionalidade moçambicana e o óbito foi declarado na quinta-feira, referiu o ministério no boletim diário de atualização de dados sobre a pandemia.

17h22 - Covid-19: 90 mil utentes faltaram às segundas doses. Task Force faz apelo
 
A Task Force da vacinação contra a Covid-19 apelou, esta sexta-feira, aos cidadãos que ainda não administraram a segunda dose da vacina que o façam. Num comunicado enviado às redações, o grupo liderado pelo vice-almirante Gouveia e Melo adianta que se verifica que "existem, no presente momento, cerca de  90 mil utentes que foram chamados para a administração da segunda dose e não compareceram num centro de vacinação". 

17h17 - Itália reporta 5.621 novos casos e 62 mortes nas últimas 24 horas

O Ministério da Saúde italiano anunciou esta sexta-feira que foram diagnosticados 5.621 novos contágios e morreram mais 62 pessoas devido à Covid-19. Em termos globais, Itália soma 4.596.558 infeções e 129.828 óbitos. A taxa de positividade está estável em 2% (ontem era de 1,9%). 

17h06 - Média de casos de infeção com redução de 128% em relação ao fim de julho
 
Portugal regista uma média diária de 1.350 infeções pelo vírus SARS-CoV-2 a cinco dias, uma redução de cerca de 128% em relação à média de 3.079 casos verificada no final de julho, indicam os dados hoje divulgados. Segundo o relatório sobre a curva epidémica do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), o país apresenta agora uma taxa de incidência a 14 de dias por 100 mil habitantes de 240,7, cerca de metade dos 480 estipulados no nível de risco da matriz de monitorização da pandemia de covid-19.

16h52 - Reino Unido regista 147 mortes e 37.622 novos casos
 
O Reino Unido registou 147 mortes e 37.622 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os dados oficiais atualizados hoje. Nos últimos sete dias, entre 04 e 10 de setembro, a média diária foi de 135 mortes e 38.269 casos, o que corresponde a uma subida de 18,7% no número de mortes e de 11,5% no número de infeções relativamente aos sete dias anteriores.  

16h49 - BioNTech conta vacinar crianças entre os 5 e os 11 a partir de outubro

Os fundadores da biofarmacêutica alemã BioNTech, que desenvolveu em conjunto com a norte-americana Pfizer uma das vacinas contra a Covid-19, preveem poder administrar a vacina também a crianças entre os cinco e os onze anos já a partir de meados de outubro. "Apresentaremos os resultados às autoridades internacionais já nas próximas semanas" assegurou o cofundador da BioNTech, Özlem Türeci. Em declarações ao 'Der Spiegel', citadas pela agência Efe, garantiu ainda que a produção já está a ser preparada e que a vacina será a mesma, mas com dosagem menor.

16h22 - Ministério da Solidariedade avança com testagem em creches e pré-escolar
 
Os funcionários das creches, pré-escolar da rede solidária e amas vão ser testados à covid-19, numa ação que começa na semana de 20 de setembro, anunciou fonte do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. De acordo com a mesma fonte, a ação de testagem tem a ver com o arranque do ano letivo nas creches e irá abranger 35 mil funcionários destes equipamentos, bem como as amas.

16h07 - Portugal com dois concelhos com nível máximo de incidência
 
Portugal tem hoje dois concelhos com incidência do coronavírus SARS-CoV-2 superior a 960 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, menos quatro do que na última sexta-feira. Montalegre (1.036) e Albufeira (997) são os concelhos que apresentam maior incidência de infeções a 14 dias pelo coronavírus da covid-19, encontrando-se no nível máximo de incidência tal como na semana passada.

15h20 - Portugal e Brasil estão a "trabalhar" na questão dos certificados Covid
 
A secretária de Estado do Turismo disse hoje que a questão relativa aos certificados de vacinação contra a covid-19 de turistas brasileiros "é complexa", mas os governos de Portugal e do Brasil estão "a trabalhar" nesta matéria. "Temos vindo a trabalhar com o governo brasileiro. Há muita vontade de ambas as partes, mas também temos que ter uma preocupação, que é proteger todo o trabalho que fizemos durante estes 18 meses" de pandemia da covid-19, afirmou a secretária de Estado, Rita Marques.

15h11 - Incidência nacional desce para 240 e Rt baixa para 0,87 em todo o país
 
A taxa de incidência nacional de infeções com SARS-CoV-2 nos últimos 14 dias em Portugal baixou para 240 casos por 100 mil habitantes e o índice de transmissibilidade desceu para 0,87 em todo o território. Em Portugal continental, a taxa de incidência baixou de 267,4 para 247,9. O nível de risco na matriz de monitorização da pandemia de covid-19 fixa-se em 480 casos por 100 mil habitantes a 14 dias.

15h08 - Portugal com mais sete mortes e 1.323 novos casos. Incidência e Rt descem

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais sete mortes e 1.323 novos casos relacionados com a Covid-19. Os dados constam do mais recente boletim epidemiológico revelado esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). No total, desde o início da pandemia, o nosso país já registou 17.843 óbitos e 1.053.450 contágios confirmados. Quanto aos internados, a tendência de descida mantém-se, com 569 pessoas nos hospitais nacionais - menos 28 do que ontem. Destas, 118 estão em Unidades de Cuidados Intensivos (menos nove). 

15h03 - OCDE defende manter apoios e rever regras orçamentais da zona euro
 
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) defende, num relatório hoje publicado, que a zona euro não deve retirar os apoios prematuramente, apelando também à revisão das regras orçamentais do bloco. "A recuperação está a consolidar-se, no entanto a pandemia [de covid-19] pode ter consequências económicas persistentes e o apoio orçamental não deve ser retirado prematuramente", pode ler-se no Inquérito Económico da OCDE sobre a zona euro divulgado hoje.

15h00 - Boa tarde, iniciamos aqui um novo registo mas pode recordar o anterior através deste link.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório