Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19: 90 mil utentes faltaram às segundas doses. Task force faz apelo

Estrutura liderada pelo vice-almirante Gouveia e Melo adiante que 90 mil utentes chamados para a administração da segunda dose da vacina contra a Covid-19 "não compareceram". Vacinas são seguras e eficazes, reitera Task Force.

Covid-19: 90 mil utentes faltaram às segundas doses. Task force faz apelo
Notícias ao Minuto

17:22 - 10/09/21 por Melissa Lopes

País Vacinação

A Task Force da vacinação contra a Covid-19 apelou, esta sexta-feira, aos cidadãos que ainda não administraram a segunda dose da vacina que o façam. Num comunicado enviado às redações, o grupo liderado pelo vice-almirante Gouveia e Melo adianta que se verifica que "existem, no presente momento, cerca de  90 mil utentes que foram chamados para a administração da segunda dose e não compareceram num centro de vacinação"

"Desta forma, apela-se a todos os utentes que se encontrem nesta situação a comparecem num centro de vacinação, recorrendo à modalidade 'Casa Aberta'", lê-se na nota, que enfatiza que as vacinas são "seguras e eficazes". 

A Task Force recorda que a modalidade de 'Casa Aberta' está a funcionar sem restrições às faixas etárias, nem ao local de residência dos utentes, explicando que, nesta fase, existindo um ritmo de vacinação mais reduzido (uma vez que a maioria da população já se encontra vacinada) e disponibilidade de vacinas, "as segundas doses podem ocorrer num centro de vacinação diferente do local onde foi administrada a primeira dose". 

"Dirija-se a um centro e vacine-se, as vacinas contra a COVID-19 são seguras e eficazes. Só juntos e com sentido de responsabilidade individual e comunitário será possível vencer este vírus", termina o comunicado. 

De acordo com a Direção-geral da Saúde, em Portugal foram administradas 14,5 milhões de doses: 8,4 milhões de primeiras doses e 6,1 milhões de segundas doses.

A covid-19 provocou pelo menos 4.602.565 mortes em todo o mundo, entre mais de 223,06 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.843 pessoas e foram contabilizados 1.053.450 casos de infeção confirmados, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.

Leia Também: AO MINUTO: Dois concelhos com máximo de incidência, mas risco a descer cá

Recomendados para si

;
Campo obrigatório