Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: Internamentos, Incidência e Rt seguem a descer

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: Internamentos, Incidência e Rt seguem a descer
Notícias ao Minuto

07:55 - 10/09/21 por Filipa Matias Pereira

Mundo Covid-19

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior anunciou, na quinta-feira, que a utilização de máscara continuará a ser obrigatória em estabelecimentos de ensino superior e instituições científicas para atividades letivas e não letivas presenciais no ano letivo 2021-2022,

Além disso, o Governo defende que a vacinação é "fortemente recomendada" e indica que devem ser definidos ou mantidos os circuitos de entrada e saída nas instalações, de forma a minimizar a concentração e o ajuntamento de pessoas.

Saliente-se ainda que um estudo feito no Reino Unido concluiu que a vitamina D3 e alguns medicamentos para o tratamento de alergias, pneumonia, cancro, malária, tuberculose e hipertensão reduzem a replicação do coronavírus SARS-CoV-2 nas células humanas.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo. 

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

Encerramos agora este registo, mas pode continuar a acompanhar as atualizações seguintes aqui. 

15h07 - Portugal e Brasil estão a "trabalhar" na questão dos certificados Covid: A secretária de Estado do Turismo disse hoje que a questão relativa aos certificados de vacinação contra a covid-19 de turistas brasileiros "é complexa", mas os governos de Portugal e do Brasil estão "a trabalhar" nesta matéria.

14h55 - Vietnam aprova vacina: O Vietnam aprovou a vacina contra o coronavírus Hayat-Vax (vacina chinesa) para uso de emergência, indica a Reuters. 

14h27 - Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais sete mortes e 1.323 novos casos relacionados com a Covid-19. Os dados constam do mais recente boletim epidemiológico revelado esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). 

Quanto aos internados, a tendência de descida mantém-se, com 569 pessoas nos hospitais nacionais - menos 28 do que ontem. Destas, 118 estão em Unidades de Cuidados Intensivos (menos nove). 

Notícias ao Minuto Matriz de risco© DGS  

14h14 - OCDE defende manter apoios e rever regras orçamentais da zona euro. "A recuperação está a consolidar-se, no entanto a pandemia [de covid-19] pode ter consequências económicas persistentes e o apoio orçamental não deve ser retirado prematuramente", pode ler-se no Inquérito Económico da OCDE sobre a zona euro divulgado hoje.

13h55 - O navio de cruzeiro 'Norwegian Breakaway' acostou hoje no porto do Funchal, efetuando a primeira escala técnica na Madeira, sem turistas, o que marca o regresso das grandes embarcações à região, interrompidas devido à pandemia da covid-19.

13h54 - Turismo recupera em Cabo Verde. Os hotéis cabo-verdianos receberam mais de 21 mil hóspedes no segundo trimestre do ano, o dobro face ao trimestre anterior e novamente com os provenientes de Portugal na liderança, divulgou hoje o INE.

12h41 - OMS Europa pessimista sobre capacidade de vacinas para travar pandemia: O diretor europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostrou-se hoje pessimista em relação à capacidade de a vacinação contra a covid-19, por mais alta que seja, conseguir travar por si a pandemia.

12h36 - As autoridades do setor da educação de Los Angeles ordenaram a vacinação contra a COVID-19 para todos os alunos com 12 anos ou mais. Este é o maior distrito escolar dos Estados Unidos a dar esse passo, indica a Reuters. 

12h27 - Atualização nos Açores: Os Açores registaram hoje 11 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, e seis recuperações, elevando para 118 o número de casos ativos, revelou a Autoridade de Saúde Regional.

11h41 - Moçambique recebe mais de 100 mil doses de vacina da Johnson & Johnson: Moçambique vai receber hoje 100.800 doses vacinas da Johnson & Johnson contra a covid-19 que o executivo moçambicano comprou com o apoio do Banco Mundial (BM), anunciou o Ministério da Saúde.

11h30 - Espanha deu dose de AstraZeneca por engano: O Departamento de Saúde espanhol reconheceu ter vacinado por engano 18 pessoas com uma segunda dose de AstraZeneca. O erro ocorreu no dia 15 de agosto, no posto de vacinação de Can Cabanyes de Badalona, altura em que os utentes deveriam receber uma segunda dose de Moderna e, em vez disso, receberam o imunizante da AstraZeneca, revela o El Periódico. 

11h25 - O Ministério da Saúde espanhol lembrou, esta sexta-feira, nas redes sociais, que o uso de máscara continua a ser obrigatório nos transportes públicos. 

11h16 - Dinamarca levanta a última restrição de combate ao novo coronavírus: A Dinamarca vai eliminar a necessidade de apresentação do certificado digital de vacinação para entrar em estabelecimentos noturnos, a última medida de combate ao novo coronavírus a ser removida no país, divulgaram hoje as autoridades dinamarquesas.

11h01 - Surto em festas em Santa Cruz aumenta para 63 infetados: O surto de covid-19 associado à participação em festas de diversão noturna na praia de Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras, aumentou para 63 infetados, segundo o mais recente boletim epidemiológico deste município.

10h34 - Portugueses são os europeus que mais defendem a vacinação: Os portugueses são os europeus que mais consideram que os benefícios da vacina contra a covid-19 superam os riscos (87%) e que mais defendem o "dever cívico" da vacinação (86%), segundo um inquérito Eurobarómetro hoje divulgado.

10h30 - Atualização em África: O continente africano regista 7.990.337 casos de infeção de covid-19 desde o início da pandemia, 201.971 mortes associadas à doença e 7.241.169 pessoas recuperadas da infeção com o vírus SARS-CoV-2, de acordo com os dados oficiais hoje divulgados.

09h33 - Biden ordena vacinação para maioria de funcionários da administração: O Presidente dos Estados Unidos ordenou, na quinta-feira, a vacinação obrigatória contra a covid-19 para todos os funcionários do governo federal.

Joe Biden lançou também um plano para forçar a maioria dos trabalhadores das empresas privadas do país a serem vacinados.

09h14 - França estende certificado a festas universitárias: O governo francês decidiu estender a obrigação do certificado covid-19 a todas as festas que se realizem em ambiente universitário, numa altura em que se aproxima o início do ano letivo. 

07h30 - Atualização na Austrália: De acordo com a agência Efe, a Austrália registou, esta sexta-feira, quase 2 mil novos casos de Covid-19, um novo recorde diário, e dez mortes, apesar dos rígidos confinamentos impostos em Sydney e Melbourne.

07h15 - Atualização na Alemanha: Alemanha regista mais 12.969 casos de Covid-19 e 55 mortes. A incidência semanal passa agora a ser de 83,8.

Segundo dados atualizados do Instituto Robert Koch, o país soma assim um total de 4.059.081 infetados e 92.553 mortes desde que a pandemia teve início.

07h10 - Máscara obrigatória no interior de instituições de ensino: A utilização de máscara respiratória é obrigatória em estabelecimentos de ensino superior e instituições científicas para atividades letivas e não letivas presenciais no ano letivo 2021-2022, segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).

07h05 - Atualização na China: A China anunciou hoje ter diagnosticado 17 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior, depois de o país ter conseguido suprimir surtos recentes em diferentes regiões.

07h00 - Bom dia, damos aqui início a um novo registo. Para rever as anteriores atualizações, por favor clique aqui. 

Leia Também: AO MINUTO: Madeira vai recomendar máscara; 585 mil óbitos no Brasil

Recomendados para si

;
Campo obrigatório