Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Furacão Grace avança pela península do Iucatão com fortes chuvas

O furacão Grace, com ventos máximos sustentados de 120 quilómetros por hora, desloca-se hoje pela península do Iucatão (México), após tocar terra de madrugada, causando fortes ventos e chuvas.

Furacão Grace avança pela península do Iucatão com fortes chuvas
Notícias ao Minuto

17:34 - 19/08/21 por Lusa

Mundo Furacão Grace

O Grace, o segundo fenómeno da temporada ciclónica na bacia atlântica, mantém com alertas de furacão a península do Iucatão, desde Cancún até Punta Herrero, incluindo Cozumel, e também a costa do México continental, desde Puerto Veracruz até Cabo Rojo.

O furacão, de categoria 1 na escala Saffir-Simpson, de um total de cinco, encontra-se a 70 quilómetros a sudeste de Valladolid (México), segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

O Grace tocou terra por volta das 05:45 locais (10:45 em Lisboa) a sul de Tulum, no leste da península do Iucatão, com ventos máximos sustentados de 130 quilómetros por hora.

No seu boletim das 08:00 locais (13:00 em Lisboa), o NHC, com sede em Miami, no Estado norte-americano da Florida, indicou que o furacão Grace pode tocar terra pela segunda vez no México na sexta-feira à noite ou sábado de manhã, depois de sair do golfo do México.

Espera-se que o sistema continue a enfraquecer à medida que atravessa o Iucatão, mas prevê-se um aumento de intensidade quando o centro alcançar o golfo do México.

O furacão desloca-se para oeste a 28 quilómetros por hora, com um movimento geral de oeste para oeste-noroeste até sexta-feira, seguido de um movimento geral de oeste para oeste-sudoeste.

Na trajetória prevista, espera-se que o Grace se mova através da península do Iucatão hoje, e depois, sobre o sudoeste do golfo do México a partir desta noite até sexta-feira.

O Grace também vai produzir precipitação em toda a zona sob aviso e a tempestade ciclónica será "acompanhada de ondas grandes e destrutivas", destacou o NHC.

A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês) prognostica que a atual temporada ciclónica no Atlântico vai ter uma atividade acima da média.

Este ano, até agora, só se formou na bacia atlântica outro furacão, Elsa, em inícios de julho.

Leia Também: Tempestade deve chegar à República Dominicana e Haiti até terça-feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório