Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

França vai boicotar conferência de acompanhamento de Durban sobre racismo

A França não participará na reunião de acompanhamento da Conferência da ONU contra o Racismo, designada 'Conferência de Durban', prevista para setembro, por causa das declarações antissemitas a que deu origem, anunciou hoje o Eliseu.

França vai boicotar conferência de acompanhamento de Durban sobre racismo
Notícias ao Minuto

12:43 - 13/08/21 por Lusa

Mundo França

Diversos países, entre os quais os Estados Unidos, o Reino Unido, o Canadá e vários países europeus, decidiram boicotar a reunião, organizada pela ONU a 22 de setembro a propósito do 20.º aniversário da conferência mundial contra o racismo de 2001 em Durban, na África do Sul.

"Preocupado com o histórico das declarações antissemitas feitas no âmbito da conferência das Nações Unidas sobre o racismo, conhecida como conferência de Durban, o Presidente da República decidiu que a França não participará na conferência de acompanhamento que se realiza este ano", indica o Eliseu.

Numerosos países ocidentais, incluindo a França, já tinham boicotado a conferência de acompanhamento de Durban em 2009, assim como a de 2011, em protesto pelas declarações antissemitas que foram feitas.

A primeira conferência de Durban, de 31 de agosto a 8 de setembro de 2001, alguns dias antes dos ataques terroristas de 11 de setembro, foi marcada por profundas divisões sobre as questões do antissemitismo, do colonialismo e da escravatura. Os Estados Unidos e Israel abandonaram a conferência em protesto contra o tom da reunião.

"Apegada ao universalismo dos direitos humanos, a França continuará a lutar contra todas as forças do racismo e velará para que a conferência de acompanhamento de Durban seja realizada de acordo com os princípios fundadores das Nações Unidas", adianta a presidência francesa.

Em 2020, o Presidente francês, Emmanuel Macron, voltou a alertar contra "o ressurgimento insuportável do antissemitismo" na Europa.

Leia Também: França suspendeu deportações de migrantes afegãos "no início de julho"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório