Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Nicarágua exclui principal partido da oposição do escrutínio de novembro

O Conselho supremo eleitoral (CSE) da Nicarágua excluiu na sexta-feira para as eleições de novembro o partido Cidadãos pela Liberdade (CxL, direita), principal formação da oposição face ao Presidente Daniel Ortega, que se apresenta a um quarto mandato consecutivo.

Nicarágua exclui principal partido da oposição do escrutínio de novembro
Notícias ao Minuto

06:41 - 07/08/21 por Lusa

Mundo Nicarágua

"A personalidade jurídica do partido político Cidadãos pela Liberdade [CxL] foi anulada", indica uma resolução do CSE divulgada pelo secretário do tribunal eleitoral, Luis Luna.

Após esta decisão, o Presidente Ortega, um antigo guerrilheiro sandinista de 75 anos, e a mulher e vice-presidente Rosário Murilo, 70 anos, apresentam-se ao escrutínio de 07 de novembro sem qualquer candidato sério.

A eliminação do CxL da corrida eleitoral surgiu algumas horas após um pedido nesse sentido do Partido liberal constitucional (PLC, direota), acusado de complacência face ao Governo.

O PLC alegou que o partido CxL "tem como presidente a cidadã Carmella Rogers Amburn, que possui dupla nacionalidade [norte-americana e nicaraguense] numa notória violação da lei".

Em consequência, segundo o PLC, o CSE deveria "declarar a nulidade de todos os atos do partido CxL", que acabou por ser consumada.

Dois outros partidos políticos da oposição foram anteriormente excluídos nos últimos meses pelo CSE: o Partido conservador e o Partido para a restauração democrática.

Um total de 31 opositores, incluindo sete pré-candidatos às presidenciais, foram detidos desde o início de junho sob acusação de branqueamento de dinheiro ou de traição, na sequência da legislação aprovada no final de 2020 e cujas implicações políticas permitiram reduzir a oposição ao silêncio, suscitando diversos protestos internacionais.

Leia Também: Ortega candidato a quarto mandato presidencial consecutivo na Nicarágua

Recomendados para si

;
Campo obrigatório