Meteorologia

  • 18 SETEMBRO 2021
Tempo
23º
MIN 17º MÁX 24º

Edição

AO MINUTO: Internados e Rt descem; 'Luz verde' a vacina Moderna em jovens

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

AO MINUTO: Internados e Rt descem; 'Luz verde' a vacina Moderna em jovens

O Governo informou ontem que 116 dos 278 concelhos de Portugal Continental (41,7%) estão em risco elevado e muito elevado - eram 90 na semana anterior. 

Após mais uma reunião do Conselho de Ministros, o Executivo revelou ainda que são agora 29 os concelhos sob alerta. Confira aqui o atual nível de risco dos concelhos.

Com o estado de calamidade prolongado até dia 8 de agosto e sem alteração de restrições para já, esperam-se novidades para depois da reunião no Infarmed, que se realizará no próximo dia 27. 

Ainda assim, há boas notícias. De acordo com o Governo, o "vermelho" da matriz de risco está "menos denso". E mesmo que ainda não seja o momento de avançar com algum alívio nas restrições, o ritmo de crescimento da incidência abrandou no país, sendo que Lisboa e Vale do Tejo e os Açores estão agora "fora de uma trajetória crescente"

Consulte nestes mapas interativos a evolução da pandemia em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo:

15h50 - Este registou terminou. Continue a acompanhar aqui os principais desenvolvimentos da pandemia, durante o dia de hoje, em Portugal e no mundo. 

15h41 - Governo dos Açores atualiza medidas a partir de segunda-feira. O Conselho de Governo açoriano decidiu atualizar as medidas de combate e contenção à covid-19, que entram em vigor às 00h00 de segunda-feira, mas só vai anunciá-las às 15h00 locais (16h00 em Lisboa), foi hoje divulgado.

15h39 - Em três meses, vacinação evitou pelo menos 700 mortes em Portugal. Nos últimos três meses, a vacinação contra a Covid-19 terá prevenido pelo menos 700 mortes em Portugal. Esta é a conclusão de um estudo sobre a eficácia da inoculação de vacinas no nosso país, realizado pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, revela a SIC Notícias. 

15h34 - Bruxelas quer tratamento igual com certificados em restaurantes e hotéis. A Comissão Europeia defendeu hoje que os países da União Europeia (UE) que alarguem a utilização do certificado digital às atividades sociais, como entradas em restaurantes e hotéis, devem assegurar igualdade de tratamento para todos os cidadãos europeus.

15h26 - Tem mais de 23 anos e ainda não está vacinado? O Serviço Nacional de Saúde (SNS) recordou esta sexta-feira que todos os cidadãos a partir dos 23 anos já podem autoagendar a vacinação contra a Covid-19. Se ainda não tem nenhuma marcação, marque a administração da vacina aqui


15h13 -  Festival O Sol da Caparica adiado para 2022. A 7.ª edição do festival O Sol da Caparica, que deveria acontecer entre 12 e 15 de agosto na Costa da Caparica, concelho de Almada, foi adiada para 2022, devido à "nova vaga pandémica", anunciou hoje a organização.

14h43 - Lista de farmácias onde há testes comparticipados foi atualizada. Foi, esta sexta-feira, disponibilizada pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) a nova lista atualizada das farmácias e laboratórios que disponibilizam testes rápidos de antigénio (TRAg) comparticipados. A lista completa dos estabelecimentos pode ser consultada aqui

14h38 - OMS e ECDC pedem mais esforços na Europa para evitar propagação da Delta. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) pediram hoje reforço das medidas de contenção para evitar ainda maior propagação da variante Delta na Europa, onde já se tornou dominante.

14h22 - Penamacor pede a residentes e emigrantes que mantenham os cuidados. O presidente da Câmara de Penamacor, António Luís Beites, apelou hoje à população residente e aos emigrantes para que redobrem os cuidados, mesmo nas reuniões familiares, de modo a evitar contágios de Covid-19.

14h17 - EMA aprova uso de vacina da Moderna em jovens. O regulador europeu acaba de dar 'luz verde' à administração da vacina Moderna a jovens entre os 12 e os 17 anos.

14h05 - Portugal com mais 16 mortos e 3.794 casos. Acaba de ser divulgado o relatório epidemiológico da DGS e que dá conta de 3.794 novos casos e mais 16 óbitos (sete dos quais na região Norte). Nas últimas horas destaque ainda para mais 3.232 recuperados e para os internamentos. Estão, neste momento, hospitalizados 855 doentes (menos cinco do que na véspera), e não houve qualquer alteração nas unidades de Cuidados Intensivos, onde se mantêm 178 doentes.

No que diz respeito à incidência e ao índice de transmissibilidade (Rt), a atualização hoje feita pela DGS mostra que a incidência continua a subir, sendo atualmente de 418,3 casos por 100 mil habitantes a nível nacional, e de 430,8 casos por 100 mil habitantes no continente. Já o Rt segue a descer ligeiramente, sendo de 1,07 quer a nível nacional, quer no continente.

Notícias ao Minuto Dados da matriz de risco a 23 de julho© DGS
Contas feitas, desde o início da pandemia, Portugal conta com 947.038 contágios, 17.264 óbitos e 876.240 recuperados.

13h30 - "Testar é fundamental". O Ministério da Saúde lembrou, esta sexta-feira, que a realização de testes de despiste à Covid-19 é "fundamental". Numa nota partilhada nas redes sociais, a tutela salientou que, antes da participação num evento, deve sempre realizar um teste. "Projeta-se a si e aos outros!", é acrescentado. 

13h23 - Covid já fez quase 4,14 milhões de mortos no mundo. A pandemia de Covid-19 fez pelo menos 4.139.040 mortos em todo o mundo desde que a OMS detetou a doença em dezembro de 2019 na China, segundo o balanço diário da France Presse baseado em dados oficiais. 

13h04 - Testes gratuitos hoje em Lisboa? A Câmara Municipal de Lisboa lembrou esta sexta-feira onde e a que horas vão estar os postos de testagem gratuita à Covid-19 na capital: 

  • Restauradores - 9h às 13h e 14h às 18h
  • Campo Pequeno - 9h às 13h e 14h às 18h
  • Martim Moniz - 9h às 13h e 14h às 18h
  • Cais do Sodré - 9h às 13h e 14h às 18h
  • Jardim de Santo Amaro - 10h às 13h
    Alameda D. Afonso Henriques (junto à Av. Guerra Junqueiro) - 17h às 20h

12h57 - Esforços para apurar origem do vírus não são "um jogo de culpas", diz OMS. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reagiu, esta sexta-feira, à recusa do Governo chinês da proposta de realização de uma segunda missão da organização no país com o objetivo de aprofundar a investigação em torno da origem do novo coronavírus. 

"Isto não tem a ver com política e não é um jogo de culpas", afirmou Tarik Jasarevic, porta-voz da OMS, durante uma conferência de imprensa realizada esta manhã em Genebra. 

12h55 - Despedimentos coletivos mais do que duplicaram em 2020. O número de despedimentos coletivos mais do que duplicou em 2020, abrangendo um total de 8.000 trabalhadores, segundo o relatório hoje divulgado pelo Centro de Relações Laborais (CRL).

12h41 -  "Há um aumento de procura mas ainda há folga de resposta". O diretor de medicina intensiva do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, José Artur Paiva, admitiu hoje que nota "aumento de procura" devido ao novo coronavírus, mas garantiu que "há folga de resposta".

12h34 - Asseguradas férias e descanso para profissionais da vacinação. Os profissionais de saúde envolvidos no processo de vacinação contra a Covid-19 vão ter férias e descanso, assegurou hoje o coordenador da task force responsável pelo plano, reiterando que já estava previsto na planificação da logística.

12h26 - Espanha vai avançar com a 3.ª dose da vacina e reforço anual. A ministra da Saúde espanhola, Carolina Darias, confirmou, na manhã desta sexta-feira, que haverá uma terceira dose de vacinação da Pfizer e Moderna, numa entrevista à rádio Onda Cero. A ministra referiu, no entanto, que não sabe quando é que a medida entrará em vigor, mas revelou que já foram firmados contratos com a Pfizer e a Moderna.

12h10 - Cabo Verde sem turismo perde mais de 12% em impostos em 2021. Cabo Verde prevê arrecadar menos 12,2% de impostos em 2021 face ao programado no início do ano, uma redução de receitas que o Governo estima em 44 milhões de euros na proposta de Orçamento Retificativo.

12h07 - Cerca de 550 mil abrangidos pela redução do intervalo entre doses da AstraZeneca. Cerca de 550 mil pessoas foram abrangidas em Portugal pela redução de 12 para oito semanas do período entre doses da vacina da AstraZeneca, revelou hoje o coordenador do plano de vacinação contra a Covid-19.

11h53 - Quase metade da equipa do Leixões sem treinar após ter sido vacinada. Quase metade do plantel do Leixões não treinou na quinta-feira e hoje, devido a reações adversas à vacina da Janssen contra a Covid-19, que foi administrada na quarta-feira, em Matosinhos, revelou o clube da II Liga de futebol.

11h49 - Grandes empresas com lucros que despeçam têm de devolver apoios. As grandes empresas que registaram resultados positivos no ano passado têm de manter os níveis de emprego para aceder a apoios públicos. Caso não o tenham feito terão de restituir os montantes recebidos, de acordo com uma portaria publicada, esta sexta-feira, em Diário da República.

11h31 - Quatro pessoas com variante Delta entraram em Timor-Leste. Pelo menos quatro pessoas que entraram em Timor-Leste no final de junho e início de julho testaram positivo à variante Delta do SARS-CoV-2, segundo análises realizadas na Austrália, anunciaram as autoridades em Díli.

11h22 - 2,5% da população respondeu 'não' ao SMS de agendamento. O coordenador do plano de vacinação contra a Covid-19 revelou hoje que, no total, 2,5% da população respondeu 'não' à mensagem recebida para agendar a vacina e, quando houve mais filas, 2,7% faltaram à marcação.

Henrique Gouveia e Melo, que respondia aos deputados da Comissão Parlamentar de Saúde, sublinhou ainda que "não há nenhum sintoma de falta de adesão às vacinas, mesmo nas faixas etárias mais novas".

11h06 - África com quase mil mortos num só dia e 38.691 novos casos. O número de mortes associadas à Covid-19 em África subiu para 161.638 nas últimas 24 horas. Ou seja, de ontem para hoje, foram registados mais 990 óbitos no continente. Ainda de acordo com os dados divulgados por fontes oficiais, foram reportados também mais 38.691 novos casos, elevando o número total de infetados desde o início da pandemia para 6.374.393.

11h00 - Frederico Morais testa positivo e falha Jogos Olímpicos. Frederico Morais testou, esta sexta-feira, positivo à Covid-19, representando uma baixa na comitiva portuguesa dos Jogos Olímpicos de Tóquio'2020. O surfista português iria viajar hoje para o Japão, de modo a juntar-se a Yolanda Hopkins e Teresa Bonvalot. 

10h58 - Indonésia atinge máximo de óbitos diários. A Indonésia reportou, nas últimas 24 horas, 1.566 vítimas mortais associadas à Covid-19, o valor mais elevado de óbitos registado no país num dia, desde o início da pandemia. A Indonésia somou hoje também mais 49.071 infeções do novo coronavírus. 

10h52 - China promete analisar amostras de sangue anteriores ao surto em Wuhan. A China está a preparar-se para analisar amostras de sangue de residentes da cidade de Wuhan, antes de o primeiro surto de Covid-19 ter sido detetado, em dezembro de 2019, informou hoje um jornal de Hong Kong.

10h50 - França terá 50 mil casos diários no início de agosto, prevê especialista. A França terá 50 mil infeções diárias pelo coronavírus responsável no início de agosto, contra os 22 mil registados na quinta-feira, devido à variante Delta, advertiu hoje o Conselho Científico que assessora o Governo francês.

10h48 - Benzema testa positivo. O Real Madrid informou, esta sexta-feira, que Karim Benzema testou positivo à Covid-19. O clube merengue não divulgou mais pormenores, mas a imprensa espanhola garante que o avançado francês vai cumprir quarentena em Lyon.

10h45 - "Vamos enfrentar duas semanas de poucas primeiras doses". Ainda a ser ouvido na Assembleia da República, o vice-almirante Gouveia e Melo, coordenador da task force de vacinação contra a Covid-19, adiantou "que, neste momento, vamos enfrentar duas semanas de poucas primeiras doses", uma vez que estão a ser inoculadas "muitas segundas doses".

10h38 - China promete analisar amostras de sangue anteriores ao surto em Wuhan. País está a preparar-se para analisar amostras de sangue de residentes da cidade de Wuhan, antes de o primeiro surto de Covid-19 ter sido detetado, em dezembro de 2019, informou hoje um jornal de Hong Kong

10h23 - Casinos em concelhos de risco elevado e muito elevado podem abrir sábado. A partir de amanhã, de acordo com o despacho publicado hoje em Diário da República, casinos, bingos e estabelecimentos similares localizados em concelhos de risco elevado e muito elevado podem funcionar, tendo os clientes que apresentar certificado digital ou teste negativo

"É permitido o funcionamento dos estabelecimentos de jogos de fortuna ou azar, casinos, bingos ou similares situados nos municípios de risco elevado e de risco muito elevado" desde que observem "as orientações e as instruções definidas para estas atividades pela Direção-Geral da Saúde (DGS)" e as "demais condições gerais previstas na Resolução do Conselho de Ministros n.º 74 -A/2021, de 9 de junho, na sua redação atual", refere diploma, assinado pelo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.

10h17 - Portugal vai receber menos 400 mil vacinas da Janssen. O coordenador da task force para a vacinação contra a Covid-19 informou esta manhã que Portugal vai receber menos 400 mil vacinas da Janssen em agosto do que estava previsto (600 mil doses). 

A ser ouvido neste momento no Parlamento, o vice-almirante Gouveia e Melo confirmou ainda que o Governo está a tentar compensar "estas quebras" com a compra de vacinas a outros países. 


10h00 - Madrid com subida de 82% dos casos positivos numa semana. O número de casos positivos em Madrid aumentou 82% no espaço de sete dias, sendo que a prevalência da variante Delta na capital espanhola é de mais de 90%, neste momento, adiantou esta manhã a agência de notícias EFE. 

09h49 - Governo britânico isenta trabalhadores essenciais de isolamento. O Governo britânico anunciou hoje que os trabalhadores essenciais da indústria alimentar podem não cumprir o isolamento profilático após contacto de risco com infetados passando em alternativa a fazer teste diário à Covid-19.

09h32 - Malásia atinge recorde de casos diários. A Malásia registou, nas últimas 24 horas, 15.573 novos casos de Covid-19, atingindo o recorde de contágios diários no país, desde o início da pandemia. Com esta atualização, adiantou ainda o Ministério da Saúde, a Malásia passa contabilizar, no total, 980 infeções desde o surgimento do primeiro caso positivo. 

09h11 - 99% de mortes por Covid-19 ocorrem entre pessoas não vacinadas. De acordo com a diretora do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças dos Estados Unidos (CDC), os casos de infeção e morte por Covid-19 estão a aumentar - tornando-se agora uma situação de "pandemia entre pessoas não vacinadas", sendo que 99,2% das mortes por Covid ocorrem agora entre indivíduos não vacinados.

09h02 - "Todos os ingredientes nas vacina contra a Covid-19 são seguros". A Organização Mundial de Saúde (OMS) lembrou esta manhã que "todos os ingredientes nas vacina contra a Covid-19 são seguros". Para mais informações sobre a segurança destas vacinas, a autoridade deixou ainda alguns esclarecimentos, que podem ser consultados aqui

08h54 - Reforço de vacinação é "inevitável". Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, admitiu que um reforço da vacinação contra a Covid-19 "é inevitável", em entrevista ontem à noite na SIC Notícias. O responsável considerou que se trata apenas de uma questão para se saber com que intervalo de tempo deve ser administrado este reforço após a vacinação completa.

"A Pfizer já veio recomendar uma terceira dose da vacina, ou seja, um reforço da vacina, chamemos-lhe assim, já a partir dos nove meses. A Janssen, que tinha uma vacina de uma única dose, já veio considerar que, se calhar, vai ter de ser feita uma segunda dose porque uma única dose, como estava recomendado, não está a dar a proteção que deveria dar. E, portanto, é bem possível e quase certo que nós vamos ter de fazer novamente uma dose da vacina ou quem sabe duas", argumentou. 

08h38 - 'Cada um, por todos!'. Federação Académica do Porto lança campanha de sensibilização para os jovens. A Federação Académica do Porto informou esta sexta-feira que lançou uma campanha de sensibilização para a vacinação da Covid-19 chamada 'Cada um, por todos!', que visa sensibilizar os jovens para a vacinação.

"Esta campanha, além da sensibilização, tem como objetivo assumir os estudantes do Ensino Superior como 'embaixadores' do conhecimento, combatendo a desinformação em relação aos temas relacionados com a pandemia e com a vacinação", esclarece a federação em comunicado, anunciando que os estudantes da federação começarão ações no terreno a partir de 28 de julho. 


08h21 - Mais de metade dos portugueses acredita que para o ano a pandemia estará controlada. Foi divulgado hoje o barómetro de julho da Intercampus realizado para o Negócios e para a CM/CMTV. Segundo o inquérito, 50,2% os portugueses acredita que só no início do próximo ano é que a pandemia vai estar controlada.

Ainda que o processo de vacinação continue a avançar a bom ritmo, também apenas 4,3% dos participantes antecipa o controlo da doença no país até ao final do verão. Mais, ainda de acordo com o barómetro, 18,1% dos inquiridos acredita que será possível ainda resolver a situação este ano e 16,5% considera que a pandemia nunca vai ter um fim. 

08h09 - Índia com mais de 35 mil novos casos. A Índia registou, nas últimas 24 horas, mais 35.342 contágios de Covid-19 e 483 mortos associados à doença. No total, o país contabiliza, desde o início da pandemia, mais de 31,29 milhões de infetados e 4,19 óbitos. 

07h57 - Verifique as restrições em vigor no seu concelho. O Governo atualizou ontem a lista de concelhos que se encontram em risco elevado e muito elevado. Confira aqui as restrições dos concelhos com uma taxa de incidência superior a 120 casos por cem mil habitantes e aqui dos acima de 240 por cem mil habitantes. 

07h44 - Nova Zelândia suspende voos com Austrália durante oito semanas. A Nova Zelândia anunciou hoje a suspensão, durante oito semanas, da 'bolha aérea' que permitia voos sem restrições com a Austrália, após o aparecimento de vários surtos de Covid-19 no país vizinho.

07h39 - Alemanha com mais 2.089 casos e incidência sobe para 13,2. A Alemanha reportou no último dia 2.089 novos casos de Covid-19 e 34 mortes. Segundo os dados divulgados pelo Instituto Robert Koch de Virologia (RKI), a incidência na Alemanha subiu para 13,2 casos por 100 mil habitantes e tem aumentado continuamente por mais de duas semanas.

07h34 - Regresso do turismo aos níveis pré-pandemia só em 2023. O turismo só deverá voltar aos níveis anteriores à pandemia de Covid-19 em 2023, de acordo com um relatório da consultora EY hoje divulgado, que salienta o apoio público ao setor.

Segundo a consultora, "o principal desafio para a recuperação do turismo é o receio de viajar, agravado com as sucessivas mutações dos vírus e os avanços e recuos nas políticas de restrições de viagens".

07h23 - México com mais de 16 mil casos num só dia, valor mais alto desde janeiro. O México registou 16.244 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, o valor mais alto desde janeiro, quando o país estava em pleno pico da segunda vaga da pandemia, informaram hoje as autoridades mexicanas. O México registou ainda 422 mortes provocadas pela doença.

07h12 - Autoridades querem surto em Sydney considerado "emergência nacional". As autoridades do estado australiano de Nova Gales do Sul consideraram hoje que o surto de Covid-19 em Sydney, capital regional, devia ser declarado "emergência nacional", devido ao aumento de casos na cidade, confinada há um mês.

07h00 - China deteta 12 casos locais no surto em Nanjing. A China identificou 48 novos casos de Covid-19, nas últimas 24 horas, 12 dos quais infeções locais, no surto detetado na cidade de Nanjing, no leste do país, anunciaram hoje as autoridades. 

Bom dia! Recorde aqui os principais desenvolvimentos sobre a pandemia, ocorridos durante o dia de ontem, em Portugal e no mundo. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório