Meteorologia

  • 28 SETEMBRO 2021
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 23º

Edição

99% de mortes por Covid-19 ocorrem entre pessoas não vacinadas

De acordo com a diretora do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças dos Estados Unidos (CDC), os casos de infeção e morte por Covid-19 estão a aumentar - tornando-se agora uma situação de "pandemia entre pessoas não vacinadas".

99% de mortes por Covid-19 ocorrem entre pessoas não vacinadas

Casos de Covid-19, hospitalizações e mortes estão novamente a subir à medida que a nova variante Delta se impõe como a estirpe dominante do coronavírus nos Estados Unidos, reporta o site cnet. Sendo que em algumas partes do país, há atualmente mais hospitalizações e casos de Covid do que no inverno passado, o pico da pandemia.

A grande maioria das pessoas hospitalizadas infetadas pelo novo coronavírus e a morrer vítima da doença não foi totalmente vacinada, de acordo com as autoridades de saúde pública norte-americanas.

Leia Também: Como a mutação da Delta e da Épsilon consegue fugir das células de defesa

Mais de 97% das hospitalizações por Covid-19, neste momento, são de pessoas não inoculadas, disse a médica Rochelle Walensky, diretora da agência reguladora de saúde Centro de Prevenção e Controlo de Doenças dos Estados Unidos (CDC), acrescentando: "há uma mensagem clara que estamos a receber: está a tornar-se uma pandemia entre pessoas não vacinadas".

No início de julho, Anthony Fauci, o principal epidemiologista do Governo dos EUA, disse à CBS que 99,2% das mortes por Covid ocorrem agora entre indivíduos não vacinados.

No estado do Texas, 99,5% das pessoas que morreram de coronavírus entre fevereiro e 14 de julho não foram vacinadas, segundo o relatório do Texas Tribune tendo como base dados preliminares do Departamento de Serviços de Saúde do Estado do Texas. As vacinas ficaram disponíveis para adultos naquele estado no final de março. Todavia, as pessoas em risco tiveram a possibilidade de serem imunizadas mais cedo.

No sul do estado do Missouri, uma zona que lidera o país como um 'ponto quente' da incidência da variante Delta, "quase todos os pacientes de Covid-19 nos hospitais de Springfield não foram vacinados". Aproximadamente uma dúzia de pessoas vacinadas, de acordo com o relatório, eram idosos ou imunocomprometidos - indivíduos para os quais estudos já haviam revelado que provavelmente as vacinas não eram tão eficazes.

Scott Gottlieb, antigo diretor do regulador Food and Drug Administration (FDA), durante a administração de Donald Trump, disse à CBS Sunday que a variante Delta do coronavírus é tão contagiosa que a maioria das pessoas vai tê-la se não tiver sido vacinada ou infetada anteriormente com o coronavírus SARS-CoV-2. 

"E para a maioria das pessoas infetadas com a variante Delta, este será o vírus mais grave que terão em toda a sua vida em termos de risco de hospitalização ou morte", alertou Gottlieb.

Leia Também: Estudo: Confinamento quase total em cidade brasileira salvou 259 vidas

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório