Meteorologia

  • 16 SETEMBRO 2021
Tempo
25º
MIN 18º MÁX 28º

Edição

Em três meses, vacinação evitou pelo menos 700 mortes em Portugal

Números atuais de novos casos são semelhantes aos que ocorreram em outubro de 2020, mas há uma diferença que salta à vista: o número de óbitos registado nessa altura e os que se contabilizam atualmente.

Em três meses, vacinação evitou pelo menos 700 mortes em Portugal

Nos últimos três meses, a vacinação contra a Covid-19 terá prevenido pelo menos 700 mortes em Portugal. Esta é a conclusão de um estudo sobre a eficácia da inoculação de vacinas no nosso país, realizado pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, revela a SIC Notícias

Os números atuais de novos casos são semelhantes aos que ocorreram em outubro de 2020, mas há uma diferença que salta à vista: o número de óbitos registado nessa altura e os que se contabilizam atualmente. São quase cinco vezes menos. 

Em declarações ao canal, Milton Severo, do Instituto de Saúde Pública, apontou que "se se tivesse mantido a distribuição de idades que existia sem a vacinação em setembro e dezembro do ano passado, teríamos um muito maior número de idosos nesta fase com a doença e uma letalidade superior à que temos agora". Por isso, "levaria a ter o número de óbitos à volta dos 50 nesta fase". 

O investigador acrescentou ainda que "o que notaram foi uma descida nesse número [de mortes], comparativamente ao período que falei". "A vacinação funciona e, se não houvesse vacinação, teríamos uma mortalidade bastante superior à que temos agora. Numa estimativa já teremos poupado pelo menos 700 óbitos"

Recorde-se que o relatório de vacinação da Direção-Geral da Saúde (DGS), revelado esta quarta-feira, indica que 6.581.332 (64%) dos residentes em Portugal já têm pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19 - na semana passada eram 60% - e 4.860.822 (47%) tem a vacinação completa - eram 42%.

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 16 mortes (um aumento de 0,09%) e 3.794 novos casos relacionados (uma variação de 0,40%) com o novo coronavírus. No total, desde o início da pandemia, o nosso país já somou 17.264 vítimas mortais e 947.038 contágios.

Leia Também: AO MINUTO: Internados e Rt descem; 'Luz verde' a vacina Moderna em jovens

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório