Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Gouveia e Melo. "Vamos enfrentar duas semanas de poucas primeiras doses"

Portugal vai receber menos 400 mil vacinas da Janssen em agosto do que estava previsto. Henrique Gouveia e Melo, o coordenador do plano nacional de vacinação, foi ouvido, na manhã desta sexta-feira no Parlamento.

Gouveia e Melo. "Vamos enfrentar duas semanas de poucas primeiras doses"
Notícias ao Minuto

10:21 - 23/07/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Henrique Gouveia e Melo, o coordenador do plano nacional de vacinação, foi ouvido, na manhã desta sexta-feira no Parlamento, onde começou por referir que "a percentagem de vacinação do território nacional já está muito equilibrada", com "dois pontos percentuais de diferença entre as regiões" de Portugal. 

Quanto às regiões autónomas, estas "também estão a fazer os seus próprios processos e nós temos dado vacinas de forma proporcional" a Madeira e Açores. 

O vice-almirante salientou ainda, na sua intervenção, "que, neste momento, vamos enfrentar duas semanas de poucas primeiras doses", uma vez que estão a ser inoculadas "muitas segundas doses". 

Depois, a tendência vai "inverter", nas palavras do coordenador da Task Force. "Vamos ter mais semanas com mais primeiras doses e menos segundas doses, porque, entretanto, como estamos a vacinar poucas primeiras doses agora, daqui a um período vamos ter poucas segundas doses para pagar", esclareceu. 

Portugal vai receber menos 400 mil vacinas da Janssen 

Na audição, Gouveia e Melo revelou também que, esta quinta-feira, teve a "má notícia" de que, em agosto, "quando estavam previstas chegar 600 mil vacinas da Janssen, devem chegar cerca de 200 mil", ou seja, menos 400 mil doses do que o previsto. 

Ministério da Saúde está "a tentar compensar estas quebras" com "aquisições" de vacinas a outros países ou "antecipar vacinas do quarto trimestre para o terceiro trimestre". O responsável disse esperar ter 70% da população vacinada com uma dose entre 8 e 15 de agosto e com a vacinação completa entre 5 e 12 de setembro.

O relatório de vacinação da Direção-Geral da Saúde (DGS), revelado esta quarta-feira, indica que 6.581.332 (64%) dos residentes em Portugal já têm pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19 - na semana passada eram 60% - e 4.860.822 (47%) tem a vacinação completa - eram 42%.

Esta semana, Lisboa e Vale do Tejo foi a região que mais vacinou, totalizando 3.845.996 milhões de doses (mais 294.885). Segue-se a região Norte, com um total de 3.772.884 inoculações (mais 258.161 doses na última semana). Contas feitas, 62% da população na região de Lisboa e Vale do Tejo e 65% no Norte têm pelo menos uma dose da vacina e 46% em ambas as regiões, já concluíram a vacinação.

[Notícia atualizada às 10h33]

Leia Também: AO MINUTO: Reforço vacinal "inevitável"; Casinos podem abrir (já) amanhã

Recomendados para si

;
Campo obrigatório