Santa Comba da Vilariça cercada pelo fogo e sem bombeiros no combate

A Aldeia de Santa Comba da Vilariça, concelho de Vila Flor, está cercada pelas chamas e sem qualquer operacional no combate ao incêndio, garantiu o presidente da Junta de Freguesia, hoje, à agência Lusa. 

incêndios em Portugal, marco de canaveses

© Octavio Passos/Getty Images

Lusa
18/08/2025 22:36 ‧ há 4 dias por Lusa

País

Incêndios

O fogo está a lavrar desde Mirandela, consumindo mato e ameaçando algumas habitações. A aldeia de Santa Comba da Vilariça tem agora chamas a "norte, ponte e nascente", adiantou Fernando Brás. 

 

O incêndio começou 17 horas e, até às 21h30, o "combate está a ser feito por populares", disse o autarca. "Mobilizámos toda a gente e todos são poucos para esta tarefa", lamentou o presidente da junta de freguesia, que se queixa de não ver qualquer operacional a salvar a aldeia. 

O vento tem sido um inimigo, visto que está a "soprar em direção às casas" e será mais um problema a juntar-se aos "muitos prejuízos agrícolas", que, para já, o autarca não consegue quantificar. "Queremos é salvar as pessoas", afirmou Fernando Brás.

Nuno Bento é um dos moradores que está em prantos. "O fogo já está a chegar aos armazéns", contou à Lusa. Durante a tarde disse apenas ter visto a GNR a fazer o corte da estrada e um meio aéreo que fez "quatro descargas". Quanto a bombeiros, "nada, zero", vincou o habitante de Santa Comba da Vilariça, reiterando que o combate às chamas está a ser feito pelos moradores através de "tratores com cisternas, rega e lavragem".

O incêndio dirige-se agora para Vale Frechoso, outra aldeia de Vila Flor, próxima de Santa Comba da Vilariça.

Já em Vilares da Vilariça, Alfândega da Fé, a situação está agora mais calma. Os habitantes chegaram a estar confinados na igreja, por precaução, uma vez que também esta localidade está rodeada de chamas. Ainda assim, houve quem se recusasse a abandonar a própria casa. 

Este incêndio está a lavrar desde domingo, pelas 14 horas, e começou nas localidades de Frechas e Valverde da Gestosa. Entretanto, chegou ao concelho de Vila Flor, depois de passar o IP2, obrigando ao corte desta estrada. 

Leia Também: Fogo no Fundão com origem em Arganil entrou em Castelo Branco

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas