Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Esforços para apurar origem do vírus não são "um jogo de culpas", diz OMS

O Governo chinês rejeitou uma segunda missão no país com vista ao apuramento de como surgiu o novo vírus. Após a recusa, a OMS lembrou hoje que todos os países devem trabalhar em parceria com a organização.

Esforços para apurar origem do vírus não são "um jogo de culpas", diz OMS
Notícias ao Minuto

12:51 - 23/07/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reagiu, esta sexta-feira, à recusa do Governo chinês da proposta de realização de uma segunda missão da organização no país com o objetivo de aprofundar a investigação em torno da origem do novo coronavírus. 

"Isto não tem a ver com política e não é um jogo de culpas", afirmou Tarik Jasarevic, porta-voz da OMS, durante uma conferência de imprensa realizada esta manhã em Genebra. 

A responsável sublinhou ainda que, a fim de descobrir o que provocou esta tragédia, "os países têm a responsabilidade de trabalhar em conjunto e com a OMS num espírito de parceria". 

Pequim rejeitou, esta quinta-feira, a proposta da OMS  para a realização de uma segunda fase de estudos na China com vista ao apuramento da origem do novo coronavírus. 

A informação foi divulgada ontem durante uma conferência de imprensa conduzida por Zeng Yixin, ministro-adjunto da Comissão Nacional de Saúde chinesa. 

Esta viagem de uma equipa de especialistas da OMS tinha também como objetivo realizar auditorias a laboratórios chineses para descartar a possibilidade de o novo vírus ter surgido devido a uma fuga numa dessas estruturas. 

Leia Também: EUA: Recusa de nova missão da OMS na China é "irresponsável e perigosa"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório