Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

AO MINUTO: Jovens são principais vítimas da pandemia no mercado laboral

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

AO MINUTO: Jovens são principais vítimas da pandemia no mercado laboral
Notícias ao Minuto

15:59 - 16/07/21 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

O boletim epidemiológico divulgado esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) deu conta de 3.547 novos casos de Covid-19 e mais sete mortes nas últimas 24 horas. Portugal totaliza 923.747 contágios, 17.194 óbitos e 857.108 recuperados. O número de internamentos continua a aumentar e aproxima-se dos 800. 

Na matriz de risco, Portugal segue na zona vermelha, tendo a incidência aumentado a nível nacional para 355,5 casos por 100 mil habitantes.

Por outro lado, o Rt segue a tendência de descida a nível nacional, tendo diminuído para 1,12. 

A ministra da Saúde garantiu, esta sexta-feira, que a vacina da Janssen é "segura", vincando, aliás, que "as vacinas são todas seguras". 

Sobre a fase da pandemia em Portugal, Marta Temido disse que "depois de passarmos o pico é que poderemos dizer que já lá estivemos". Ainda assim, admitiu que "em Lisboa, talvez neste momento já estejamos no pico [da quarta vaga], mas precisamos de mais dados para ter a certeza de que passámos a fase pior". 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) propôs a realização de uma segunda missão na China com vista ao apuramento da origem do novo coronavírus. Nesta segunda missão a OMS pretende realizar auditorias a laboratórios em Wuhan

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje, mas pode continuar a acompanhar-nos na manhã de sábado. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

 SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h58 - O presidente do Senegal ameaçou voltar a impor o estado de emergência e fechar as fronteiras depois de o país ter registado um novo recorde de casos de Covid-19 (738 contágios nas últimas 24 horas), algo que aconteceu pela terceira vez no espaço de uma semana, adianta o The Guardian.

"Quero dizer de forma muito clara que, se os números continuarem a subir, vou tomar todas as medidas necessárias, incluindo regressar ao estado de emergência, fechar as fronteiras ou proibir as deslocações", vincou Macky Sall num discurso transmitido na televisão. 

23h23 - Os Estados Unidos da América vão enviar 25 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 para África, que enfrenta uma nova vaga da doença, afirmaram hoje responsáveis norte-americanos e africanos.

22h46 - O Gil Vicente, da I Liga portuguesa de futebol, registou um caso de infeção pelo novo coronavírus no plantel, circunstância que levou ao cancelamento dos jogos particulares com Famalicão e Vitória de Guimarães.

O jogador não apresenta sintomas, encontrando-se isolado, com o apoio do departamento médico dos minhotos.

22h43 - O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) informou esta sexta-feira que foram identificados 45.591 casos de contaminação e morreram mais 1.456 pessoas no Brasil. Em termos globais, o país superou as 540 mil mortes provocadas pela Covid-19 - mais precisamente, 540.398 - e perfaz 19.308.109 casos positivos. 

A incidência acumulada situa-se em 9.187,9 casos por 100 mil habitantes. 

22h09 - Os jovens são as principais vítimas no mercado de trabalho durante o período da pandemia do novo coronavírus, apurou um estudo do Observatório das Desigualdades, do Centro de Estudos e Investigação em Sociologia (CIES).

22h02 - Portugal disponibiliza mais vacinas contra a Covid-19 a Cabo Verde. No total, são 24 mil doses de vacinas contra a Covid-19 que vão acompanhadas do material necessário para a sua administração.

21h49 - Um surto de Covid-19 com 14 infetados foi detetado num lar privado da freguesia de Santo Quinto, no concelho de Sobral de Monte Agraço, disse hoje fonte da delegação de saúde pública.

21h17 - A Guiné-Bissau registou mais duas vítimas mortais e 36 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo dados hoje divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19.

20h07 - Cabo Verde registou mais uma morte provocada pela Covid-19, no concelho do Porto Novo, elevando para 295 o total de óbitos associados à doença no país, que diagnosticou 54 novos casos positivos. 

19h59 - A Torre Eiffel, o mais importante símbolo de Paris e de França, reabriu as portas hoje após mais de 250 dias de encerramento devido à Covid-19 e também a obras de recuperação, e oferece agora novos espaços. Trata-se de um dos últimos monumentos a reabrir em Paris e ainda com limitações.

Haverá uma limitação de cerca de 17 mil visitantes diários e a partir de dia 21 de julho, os visitantes estão obrigados a apresentar uma vacinação completa ou um teste PCR e antigénico com menos de 48 horas.

19h49 - O encontro de preparação entre o Arouca e o Desportivo de Chaves, agendado para sábado, foi desmarcado e o plantel arouquense, de regresso à I Liga portuguesa de futebol, vai ser vacinado nesse dia.

19h47 - A Madeira registou 41 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, valor que não atingia desde março, indicou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS), assinalando que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 170.

19h43 - As autoridades de saúde francesas anunciaram esta sexta-feira que foram diagnosticados 10.908 novos casos de contágio. Não se registavam mais de 10 mil casos diários em França desde o final de maio. De acordo com os dados revelados hoje, morreram mais 22 pessoas. 

No total, França soma 5.844.249 casos confirmados e 111.480 óbitos.

As hospitalizações prosseguem a tendência de descida e estão abaixo das sete mil pela primeira vez desde o início de outubro do ano passado.

19h10 - O número de casos de Covid-19 que resultaram em internamentos em Portugal Continental revelou "uma tendência crescente, correspondendo a 72% (semana passada 56%) do valor crítico definido de 245 camas ocupadas", de acordo com o relatório de monitorização das linhas vermelhas para o novo coronavírus realizado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA). 

Outro dado que chama a atenção neste relatório diz respeito à incidência acumulada. 

"O limiar de 240 casos/100.000 habitantes na taxa de incidência acumulada a 14 dias já foi ultrapassado a nível nacional e nas regiões Norte, LVT e Algarve. A manter-se a taxa de crescimento atual, estima-se que o tempo até que as restantes regiões atinjam este limiar seja inferior a 15 dias", advertem a DGS e o INSA.

Este relatório realça ainda "uma atividade epidémica de SARS-CoV-2 de elevada intensidade e tendência crescente, disseminada em todo o país e que afeta todas as idades, atualmente com maior impacto nas regiões Norte, Lisboa e Vale do Tejo e Algarve". 

18h34 - O ex-ministro da Saúde brasileiro Eduardo Pazuello negociou a compra de 30 milhões de doses da Coronavac com empresários intermediários, a preços quase três vezes maiores do que os obtidos pelo Instituto Butantan, que fabrica o imunizante no país.

Uma empresa chamada World Brands ofereceu 30 milhões de doses da CoronaVac na negociação com o Governo brasileiro pelo preço de 28 dólares (23,7 euros) por dose.

100 milhões de doses do mesmo imunizante já tinham sido compradas pelo governo brasileiro junto ao Instituto Butantan, que testou a vacina e tem uma parceria com a Sinovac que lhe permite fabricar o medicamento no país, numa negociação de 10 dólares a dose (8,4 euros).

18h10 - A task force da Casa Branca soou o alarme face ao número crescente de infeções nos Estados Unidos

Rochelle Walensky, a diretora do CDC, destacou que os Estados Unidos estão a registar uma média de 26 mil casos por dia – a média dos últimos sete dias é 70% mais elevada do que na semana passada.

Há uma mensagem clara que está a chegar-nos: Isto está a tornar-se a pandemia dos não vacinados”, referiu.

18h08 - Todas as regiões de Portugal registam um índice médio de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 superior ao limiar de 1, mas com uma desaceleração do aumento de novos casos de infeção nos últimos dias, indica o relatório sobre a curva epidémica do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) hoje divulgado. 

17h53 - Espanha superou os 50 milhões de doses administradas contra a Covid-19 no país, indicou, esta sexta-feira, o Ministério da Saúde. 

Nas últimas 24 horas, o país contabilizou 12 mortes e 31.060 novos casos relacionados com o novo coronavírus, aumentando o total para 81.096 óbitos e 4.100.222 contágios. A incidência acumulada a 15 dias disparou para os 537 casos por cada 100 mil habitantes. 

17h30 - Um grupo de cientistas internacionais urgiram o governo britânico a reverter a decisão de suspender a maioria das últimas restrições à pandemia de Covid-19 em Inglaterra na segunda-feira, alertando para os riscos no Reino Unido e noutros países.

Num comunicado, este grupo de cientistas disse querer "soar o alarme sobre a perigosa resposta do governo britânico ao aumento exponencial das infeções".

"A estratégia atual de infeção em massa corre o risco de prejudicar os esforços para controlar a pandemia não apenas no Reino Unido, mas também em outros países", alertam, instando o governo a "reconsiderar urgentemente" seu plano.

16h58 - O aumento de casos de Covid-19 levou hoje a região espanhola da Catalunha a instaurar o recolher obrigatório, seguindo os passos da Comunidade Valenciana, enquanto Navarra também pretende voltar a impor essa medida.

16h56 - O Secretário da Saúde e Proteção Civil da Madeira admitiu hoje que a região "poderá estar a entrar numa segunda vaga" devido ao aumento de casos de infeção por SARS-CoV-2 e internamentos na unidade hospitalar dedicada.

16h54 - O médico infecciologista Jorge Atouguia defendeu hoje que "a igualdade das vacinações contra a Covid-19 nos diferentes países devia ser assumida pela OMS, que teria de as testar e validar" de modo a permitir "um passaporte universal".

"Mas isto não é possível porque a OMS está fragilizada e dependente de grandes poderes. Na falta, a União Europeia chegou-se à frente e mesmo assim não está a conseguir controlar todos os países na sua esfera", como a Hungria e Eslovénia, que administram a Sputnik V.

16h52 - O vice-almirante Gouveia e Melo sublinhou hoje que "todas as suspensões interferem no ritmo de vacinação", após ser questionado sobre as suspensões da vacina da Janssen e da modalidade 'Casa Aberta'. 

No entanto, o responsável da task force do plano de vacinação salientou que "vamos receber, neste fim de semana, através de um esforço do Ministério da Saúde, em contacto com a Noruega e outros países, 295 mil vacinas da Janssen", acrescentando que por essa razão "vamos fazer 'Casa Aberta' para a Janssen para a próxima semana, para continuar a puxar o processo de vacinação ao máximo do que nós conseguimos". 

16h47 - O Reino Unido reportou esta sexta-feira mais de 50 mil casos diários (51.870, mais precisamente) pela primeira vez desde 15 de janeiro. Os dados divulgados pelo Departamento de Saúde e de Assistência Social mostram que morreram mais 49 pessoas no espaço de 24 horas. 

Em termos acumulados, o Reino Unido contabiliza 5.332.371 casos confirmados e 128.642 vítimas mortais. 

Apesar de o número de casos estar a crescer de forma assinalável no Reino Unido, na próxima segunda-feira vão ser levantadas as medidas restritivas que ainda estão em vigor em Inglaterra. 

16h19 - O secretário de Estado da Saúde afirmou hoje não são necessários mais centros de vacinação, mas sim mais vacinas, descartando a hipótese de as farmácias participarem no processo, além de ser sempre necessária a presença de um médico.

"Os centros de vacinação estão a funcionar com um nível de capacidade ainda excedentário" e, como tal, "não há necessidade de encontrar mais locais de vacinação", vincou Diogo Serra Lopes.

15h49 - O presidente do Governo da Madeira disse hoje que o aumento de casos de Covid-19 na região era " expectável" devido à entrada de milhares de turistas, mas defendeu não haver necessidade de alterar as medidas em vigor.

"As medidas vão continuar e, neste momento, penso que até agora são suficientes", declarou Miguel Albuquerque.

Leia Também: AO MINUTO: Incidência e internamentos continuam a subir, Rt desce

Recomendados para si

;
Campo obrigatório