Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

AO MINUTO: Incidência e internamentos continuam a subir, Rt desce

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

AO MINUTO: Incidência e internamentos continuam a subir, Rt desce
Notícias ao Minuto

08:17 - 16/07/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

A situação epidemiológica no país continua a agravar, sendo que, neste momento, quase 70% da população de Portugal continental, cerca de 6,6 milhões de pessoas, reside nos 90 concelhos sob risco elevado ou muito elevado de incidência de Covid-19, estando sujeita assim às medidas mais restritivas no âmbito da pandemia.

De acordo com o mapa de risco atualizado ontem em Conselho de Ministros, a lista de municípios em risco muito elevado subiu de 33 para 47, e os concelhos de risco elevado, subiram de 27 para 43. Confira aqui a situação epidemiológica no seu concelho

Ainda sobre a matriz de risco, o Ministério da Saúde garantiu, ainda durante o dia de ontem, que os novos indicadores propostos pela Ordem dos Médicos já estão a ser considerados nas decisões sobre pandemia, que serão anunciadas após a próxima reunião do Infarmed, marcada para o dia 27 de julho. Até lá, as regras em vigor não devem ser alteradas.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução do coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo:

16h00 - Este registo terminou. Continue a acompanhar aqui os principais desenvolvimentos desta sexta-feira sobre a pandemia em Portugal e no mundo. 

15h48 - Vacinas. Vice-presidente afasta saída de Bolsonaro e minimiza escândalo. O vice-presidente brasileiro, Hamilton Mourão, minimizou hoje as suspeitas de corrupção que envolvem quadros na compra de vacinas contra a Covid-19 e afastou qualquer possibilidade de substituir o Presidente Jair Bolsonaro, seja por 'impeachment' ou questões de saúde.

15h31 - "A vacina da J&J é segura". A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou na tarde de sexta-feira que a vacina contra a Covid-19 da Janssen  é "segura". "Naturalmente que sim, a vacina é segura. As vacinas são todas seguras", respondeu a ministra, em declarações aos jornalistas durante uma visita ao centro de vacinação de Carnaxide. 

15h16 - Comissão Eleitoral de São Tomé apela a cumprimento de medidas anti-Covid-19. O presidente da Comissão Eleitoral Nacional (CEN) de São Tomé e Príncipe felicitou hoje a "forma pacífica" como tem decorrido a campanha para as presidenciais do próximo domingo, mas lamentou o desrespeito das regras sanitárias.

15h06 - Aumento de casos na Madeira era "expectável". O presidente do Governo da Madeira disse hoje que o aumento de casos de Covid-19 na região era " expectável" devido à entrada de milhares de turistas, mas defendeu não haver necessidade de alterar as medidas em vigor.

14h51 - "Testar é fundamental". O Serviço Nacional de Saúde (SNS) recordou esta sexta-feira que a realização de testes de despiste à Covid-19 "é fundamental", mesmo na população que já se encontra vacinada. 

"O teste não evita a doença Covid-19, mas protege todos. Testar é fundamental para o controlar a pandemia. Proteja-se a si e aos outros", pode ler-se numa mensagem partilhada nas redes sociais. 

14h49 - Lar de Urrós em Mogadouro com 13 casos positivos. O Lar de Urrós, no concelho de Mogadouro, regista hoje 13 casos positivos de Covid-19, dos quais 11 são utentes e dois funcionários, todos com a vacinação completa, disse à Lusa fonte da instituição.

14h33 - Há 175 concelhos acima do limite de incidência definido pelo Governo. Há 175 concelhos com mais de 120 novos casos da Covid-19 por 100 mil habitantes, o limite de incidência estabelecido pelo Governo como máximo a aplicar a nível nacional. Há uma semana, recorde-se, eram 130 os concelhos acima do limite. Saiba aqui o nível de risco do seu concelho e as restrições em vigor. 

14h25 - "Portugal está pronto para cooperar com a Eslovénia nos próximos meses". O Ministério da Saúde informou esta sexta-feira que Marta Temido participou hoje na reunião de Presidências do Conselho da UE, "onde reforçou a necessidade de continuidade dentro do Trio de Presidências". "Portugal está pronto para cooperar com a Eslovénia nos próximos meses", afirmou a ministra da Saúde, na referida reunião. 

14h19 - Canadá poderá reabrir fronteiras a vacinados a partir de setembro. O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, afirmou, esta sexta-feira, que o país deverá voltar a abrir as suas fronteiras a todos os viajantes que se encontrem totalmente imunizados contra a Covid-19, a partir de setembro. A informação foi adiantada pelo governante durante uma reunião com os líder regionais do país, adianta ainda o The Guardian. 

14h05 - Portugal com mais sete mortes e 3.547 contágios. Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais sete mortes e 3.547 casos de infeção pelo novo coronavírus, indica o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral de Saúde (DGS) esta sexta-feira. De ontem para hoje, há também mais quatro doentes com Covid-19 internados em enfermarias e menos três pacientes hospitalizados nos cuidados intensivos

De acordo com os dados da autoridade, a incidência continua a subir no país, sendo neste momento de 335,5 casos por 100 mil habitantes, a nível nacional, e de 366,7 contágios por 100 mil habitantes no Continente. Já com o Rt verifica-se a tendência contrária, tendo descido para 1,12, a nível nacional, e para 1,13 no Continente. 

Notícias ao Minuto Atualização da matriz de risco desta sexta-feira.© DGS

13h50 - Turismo algarvio em "modo de sobrevivência". O presidente da delegação do Algarve da ARHESP, Cristóvão Lopes, disse hoje que o turismo algarvio perdeu, com a pandemia, cerca de 85% dos seus rendimentos, estando "em modo de sobrevivência".

13h42 - Justiça dá 'luz verde' a recolher noturno obrigatório na Catalunha. Recolhimento entra em vigor este sábado em 161 municípios da região autónoma espanhola.

13h30 -Casamentos aumentaram. Ainda que as regras tenham, entretanto, voltado a apertar em grande parte do território nacional, em maio 2.602 casais decidiram dar o nó, o que representou um acréscimo de 88,4% em relação ao mês de abril (1.381), de acordo com o INE. Também vai a um casamento? Recorde as regras

13h22 - Casos vão aumentar fortemente na UE. O número de casos de covid-19 deve aumentar fortemente nas próximas semanas na União Europeia (UE) devido à variante Delta e ao alívio generalizado de medidas de restrição, anunciou hoje o Centro Europeu para o Controlo de Doenças (ECDC).

Poderão registar-se quase cinco vezes mais casos novos de infeção até 1 de agosto, sendo estimada uma incidência superior a 420 novos casos por 100.000 habitantes para a semana que termina em 1 de agosto em relação ao território da UE, bem como Noruega e Islândia. Na semana passada, a incidência era inferior a 90 casos por 100.000 habitantes.

Já para a semana seguinte, entre 2 e 8 de agosto e que representa a projeção mais longa do ECDC, o organismo europeu estima uma nova subida deste indicador, passando então para cerca de 620 novos casos por cada 100.000 habitantes.

13h00 - A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 4.070.508 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, no final de 2019, segundo o balanço diário da agência France-Press.

12h45 - Casa Aberta reabre portas esta tarde. Após o levantamento da suspensão temporária de um lote de vacinas da Janssen, a modalidade 'Casa Aberta' para utentes com idade igual ou superior a 40 anos será retomada a partir das 15h de 16 de julho", indicou, esta sexta-feira a Task Force da vacinação no nosso país em comunicado enviado às redações

12h32 - Monchique exige correção do erro que coloca concelho em risco elevado. O presidente da Câmara de Monchique exigiu hoje que o erro que coloca o concelho em risco elevado de incidência de Covid-19 seja corrigido até às 19h para não prejudicar a restauração e as outras atividade económicas

12h25 - Roménia inclui Portugal na 'lista vermelha'. Além de Portugal foram também incluídos Espanha, Países Baixos e Chipre na 'lista vermelha'. Assim sendo, a Roménia vai exigir, a partir de domingo, que quem viaje a partir desses países tenha vacinação completa ou cumpra 14 dias de quarentena

12h09 - Um terço de jovens hospitalizados teve complicações pós-alta. Quase um terço dos jovens entre os 19 e os 29 anos internados com covid-19 antes de haver vacinas ficaram com complicações de saúde mesmo depois de terem alta, segundo um estudo feito no Reino Unido.

11h41 - Tem 23 anos ou mais e ainda não tomou a vacina? O Serviço Nacional de Saúde (SNS) recordou, esta sexta-feira, que já está disponível o autoagendamento da vacina contra a Covid-19 para a população com 23 anos ou mais. Se ainda não levou a primeira dose e não tem uma marcação para a vacinação, agende aqui a administração da vacina. 

11h30 - Rússia regista recorde de mortos pelo quarto dia consecutivo. A Rússia contabilizou 799 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, o maior número diário desde o início da pandemia, informaram hoje as autoridades locais, referindo que o recorde é registado pelo quarto dia consecutivo.

11h14 - Morreram 8.116 pessoas no país em junho, 76 com Covid-19. O Instituto Nacional de Estatística (INE) apresentou esta sexta-feira os dados mensais estatísticos do país. No mês de junho, o número de óbitos foi 8.116, um valor inferior ao registado em maio (-493). O número de óbitos por Covid-19 foi 76, representando 0,9% do total de óbitos ocorridos em junho, realçou ainda o INE. 

11h09 - Continente já vende testes rápidos à Covid-19 e custam menos de 3 euros. As lojas Continente vendem, a partir desta sexta-feira, testes rápidos de diagnóstico à Covid-19, anunciou a cadeia de supermercados, depois de o decreto-lei que permite esta venda ter entrado em vigor. Cada unidade à venda nestes supermercados custa 2,79 euros. 

10h45 - Indonésia bate recorde de 1.205 mortos num dia. A Indonésia registou, nas últimas 24 horas, mais de 54 mil novos casos e 1.025 vítimas mortais associadas à Covid-19, atingido o número mais elevado de óbitos reportados no espaço de um dia. De acordo com a Reuters, com esta atualização o país passa a somar mais de 71 mil óbitos e de 2,7 milhões de contágios, desde o início da pandemia. 

Notícias ao Minuto Voluntário faz uma pausa após carregar caixão de vítima mortal da Covid-19, em Java, na Indonésia. © Reuters

10h34 - Cientistas chilenos recomendam ao Governo terceira dose da CoronaVac. Um ensaio clínico, encomendado pelo Governo chileno, recomenda uma terceira dose de vacina anti-Covid-19 ao constatar queda de anticorpos depois de seis meses de aplicação da chinesa CoronaVac, muito usada também no Brasil e no Uruguai.

10h27 - Hungria dará à população a hipótese de ser inoculada com 3ª dose. A Hungria vai dar à população a opção de poder ser inoculada com uma terceira dose de uma vacina contra a Covid-19 - a partir de 1 de agosto - e vai tornar obrigatória a vacinação de todos os profissionais de saúde, indicou o primeiro-ministro, Viktor Orban, esta sexta-feira, a uma rádio estatal.

10h08 - AstraZeneca oferece proteção forte que pode durar toda a vida. A vacina Oxford/AstraZeneca é altamente poderosa e pode proteger os indivíduos que a tomam durante toda a vida, sugere um novo estudo. Além de gerar anticorpos, a vacina também cria "bases de treino" de células T no organismo, capazes de identificar e de destruir inclusive novas variantes do vírus. 

09h41 - Timor-Leste regista 26.ª morte associada à Covid-19. Timor-Leste registou hoje a 26.ª morte de uma pessoa infetada com o SARS-CoV-2, numa altura em que o número de casos ativos no país continua a descer e a vacinação a aumentar, anunciaram as autoridades.

09h22 - Uso de máscara volta a ser obrigatório em Los Angeles devido a aumento de casos. Na região norte-americana de Los Angeles volta a ser obrigatório, a partir desta sexta-feira, o uso de máscara em espaços fechados, mesmo para pessoas que já estejam totalmente vacinadas contra a Covid-19.

A medida, referem as autoridades de saúde citadas pela imprensa internacional, tem como objetivo travar o rápido aumento de novos casos na região, sendo que na última semana foram reportados mais de mil novos casos por dia. 

09h04 - Médicos e farmacêuticos manifestam-se contra medidas de confinamento. Médicos e farmacêuticos manifestaram-se numa carta aberta, hoje divulgada, contra a tomada de "medidas extraordinárias de confinamento" para combater a pandemia, alertando que produzem efeitos "mais gravosos" para a sociedade do que a Covid-19.

08h53 - Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal melhorou com a pandemia? Um estudo da MetLife sobre tendências de benefícios dos trabalhadores nos EUA revela que mais de metade dos colaboradores entre os 20 e os 29 anos (51%) consideram que o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é melhor agora do que antes da pandemia. Contudo, só um quarto das pessoas que nasceram entre 1946 e 1964 partilham da mesma opinião. 

08h49 - Portugueses confiam na vacinação, mas estão mais descontentes com Governo. Uma sondagem da Aximage para para a TSF, o JN e o DN sobre a pandemia demonstrou que 80% dos inquiridos avaliou de forma positiva o plano de vacinação contra o novo vírus no país, sendo que 52% dos participantes deposita "grande confiança" e 19% "muito grande confiança" na eficácia da vacina.  Este foi o valor mais elevado [um total de 71%] desde que a pergunta sobre a confiança nas vacinas começou a ser colocada, em novembro passado. 

Contudo, segundo a mesma sondagem divulgada esta manhã, a avaliação da gestão da pandemia por parte do Governo tem vindo a ser cada vez mais negativa desde março deste ano. Hoje, 42% dos inquiridos fazem uma avaliação positiva do desempenho do Executivo, tendo em conta que 37% dos participantes dão um "bom", 30% um "suficiente" em forma de "assim-assim" e 7% um "muito bom" ao Governo. 19% dos inquiridos chumbam a atuação do Executivo. 

08h23 - Primeiros casos da variante Delta identificados nas Filipinas. As Filipinas registaram os primeiros casos de Covid-19 da nova variante Delta, informou esta manhã o ministro da Saúde do país. No total, de acordo com o governante, foram, por enquanto, identificados 16 destes contágios. 

08h16 - Incentivo à normalização e apoio simplificado pagos a 10.300 empresas. Cerca de 10.300 empresas receberam até agora 55,4 milhões de euros do novo incentivo à normalização da atividade e do apoio simplificado às microempresas, medidas adotadas após o novo confinamento devido à pandemia, que ocorreu no primeiro trimestre.

07h51 - OMS pede à China que "seja mais transparente" e "esteja aberta a cooperar". O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, apelou à China para "seja mais transparente" e "esteja aberta a cooperar" na investigação que está a ser levada a cabo pela organização para descobrir a origem da pandemia. 

Em declarações aos jornalistas, citadas esta manhã pelo The Guardian, o responsável admitiu que foi prematuro excluir desde logo a hipótese do novo vírus ter surgido após uma fuga laboratorial. Tedros Adhanom Ghebreyesus salientou ainda que tem sido um desafio para a equipa da OMS, que visitou a China no início deste ano, investigar o aparecimento do novo coronavírus, justificando assim o seu apelo à China. 

07h45 - Cirurgião-geral dos EUA pede esforço contra desinformação. No seu primeiro comunicado enquanto cirurgião geral do presidente Joe Biden, Vivek Murthy, pediu hoje um esforço nacional para combater a desinformação sobre a Covid-19 e a vacinação, exortando as empresas de tecnologia, os profissionais de saúde e os jornalistas a alterar algumas das suas práticas.

07h34 - Alemanha com mais 18 mortos e 1.456 casos. A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais 1.456 contágios de Covid-19 e 18 óbitos relacionados com a doença, informou, esta sexta-feira, o Instituto Robert Koch. Hoje é o 10.º dia consecutivo em que a incidência sobe no país, estando, neste momento, em 8,6 casos por 100.000 habitantes

07h26 - Junta militar em Myanmar justifica morte de detidos com a Covid-19. A junta militar de Myanmar (antiga Birmânia) está a culpar a pandemia de Covid-19 por várias mortes de detidos, denunciaram aos 'media' locais pessoas próximas das vítimas.

O 'site' de notícias Myanmar Now revelou que muitos corpos de pessoas detidas acabaram mesmo por ser escondidos das famílias e cremados antes de serem examinados, sob o pretexto, segundo os militares responsáveis pelo golpe de Estado, de que estavam infetados com o novo coronavírus.

07h17 - Biden admite enviar para Cuba "quantidades significativas" de vacinas. O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, manifestou disponibilidade para enviar "quantidades significativas" de vacinas contra a Covid-19 para Cuba, país que regista manifestações históricas anti-regime nos últimos dias.

07h04 - Vacinas doadas por Portugal a Angola começam a ser usadas já hoje. A ministra da Saúde angolana disse quinta-feira que as vacinas doadas por Portugal e que chegaram esta noite a Luanda vão começar a ser usadas já hoje, sexta-feira, agradecendo o gesto ao povo português e ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

07h00 - China reporta 36 novos casos, todos oriundos do exterior. A Comissão Nacional de Saúde da China anunciou hoje a deteção de 36 novos casos de Covid-19, todos oriundos do exterior, na primeira vez nos últimos 12 dias que não consta no relatório diário qualquer contágio local.

Leia Também: AO MINUTO: Parques aquáticos reabrem. Certificado? "Que faça diferença"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório