Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Covid-19: Roménia inclui Portugal na "lista vermelha"

A Roménia colocou hoje Portugal, Espanha, Países Baixos e Chipre na "lista vermelha" e vai exigir, a partir de domingo, que quem viaje a partir desses países tenha vacinação completa ou cumpra 14 dias de quarentena.

Covid-19: Roménia inclui Portugal na "lista vermelha"
Notícias ao Minuto

12:20 - 16/07/21 por Lusa

Mundo Restrições

As novas restrições determinadas pelo Governo de Bucareste aplicam-se devido ao facto de os quatro países terem registado, nos últimos dias, incidências de infeções superiores à da Roménia.

Além dos quatro países pertencentes à União Europeia (UE), a Roménia também colocou Andorra na mesma lista.

Segundo o Portal das Comunidades Portuguesas, ficam isentas da quarentena as pessoas vacinadas ou que passaram 10 dias da data da finalização do esquema completo de vacinação - comprovado através do Certificado Digital Covid UE ou com o documento da vacinação emitido pela unidade médica.

Também terão permissão de entrada naquele país os que tenham sido confirmados 'positivos' para a infeção do vírus SARS-CoV-2 nos 180 dias anteriores a entrada na Roménia, caso tenham passado pelo menos 14 dias do dia da confirmação, e as pessoas que permanecem no território romeno por um período inferior a 72 horas e apresentam à entrada na Roménia um teste RT-PCR negativo feito com máximo 72 horas antes do embarque

Segundo dados oficiais locais, a Roménia está atualmente com um dos menores índices de contágio da UE, com três casos por cada 100.000 habitantes nos últimos 14 dias, contra os 346,5 em Portugal e os quase 500 em Espanha.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.061.908 mortos em todo o mundo, entre mais de 188,3 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse, divulgado quinta-feira.

Leia Também: AO MINUTO: Médicos contra restrições; AstraZeneca protege para a vida?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório