Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Após suspensão, 'Casa Aberta' retomada hoje a partir das 15 horas

Task Force tinha 'fechado' esta modalidade com a 'promessa' de a reabrir "logo que possível". 'Casa Aberta' condicionada à vacina da Janssen a partir de segunda-feira.

Após suspensão, 'Casa Aberta' retomada hoje a partir das 15 horas
Notícias ao Minuto

12:41 - 16/07/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

"Após o levantamento da suspensão temporária de um lote de vacinas da Janssen, a modalidade 'Casa Aberta' para utentes com idade igual ou superior a 40 anos será retomada a partir das 15h00 de 16 de julho", indicou, esta sexta-feira a Task Force da vacinação no nosso país em comunicado enviado às redações.

De lembrar que, "tendo em conta a suspensão de um lote de vacinas da marca Janssen" e a "consequente redução na disponibilidade de vacinas", a Task Force tinha decidido, ontem, "suspender, de imediato, modalidade 'Casa Aberta'", garantindo que esta voltaria a funcionar "logo que possível". 

Na quarta-feira, o Infarmed abriu uma investigação a um alegado caso de reações adversas à vacina da Janssen, no Centro de Vacinação Covid-19 de Mafra e suspendeu o lote em causa.

"O Infarmed decidiu dar início a um processo de investigação da qualidade das unidades remanescentes da vacina no CVC de Mafra, assim como suspender este lote até as devidas averiguações estarem concluídas", lia-se num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto pela Autoridade do Medicamento. 

'Casa Aberta' condicionada à vacina da Janssen

Mas, além da reabertura da modalidade, a Task Force informou ainda que há outra 'novidade': a partir de segunda-feira, a 'Casa Aberta' estará condicionada apenas à utilização da vacina da Janssen. "Informa-se igualmente que, a partir de 19 de julho, a modalidade 'Casa Aberta' estará condicionada apenas a utilização da vacina da Janssen, devendo para o efeito, os utentes terem em consideração o estipulado no ponto 2.b. da norma n.º 004/2021 da DGS", é explicitado. 

A referida norma - que pode ler aqui na íntegra - estabelece quais os utentes que poderão ser inoculados com este fármaco. A recomendação é que este seja administrado a "pessoas do sexo masculino com idade igual ou superior a 18 anos", assim como a "pessoas do sexo feminino com idade igual ou superior a 50 anos".

Como funciona a 'Casa Aberta'?

De recordar que esta modalidade "permite a vacinação de primeiras doses a utentes não estejam agendados", com idade igual ou superior a 40 anos e que "não tenham sido infetados com Covid-19 nos últimos seis meses".

Para ser vacinado na 'Casa Aberta', lembra ainda a equipa de Gouveia e Melo na mesma nota hoje enviada, "os utentes se devem dirigir ao Centro de Vacinação COVID correspondente ao Centro de Saúde onde estão inscritos, nos horários específicos para esta modalidade". Essa informação pode ser consultada aqui

Os últimos números oficiais indicam que mais de 42% dos portugueses já têm a vacinação completa e 60% já tomou pelo menos uma dose. Só esta semana foram administradas mais de um milhão de doses, o valor mais alto desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19.

[Notícia atualizada às 13h28]

Leia Também: Task force suspende 'Casa Aberta' da vacinação contra a Covid-19

Recomendados para si

;
Campo obrigatório