Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

AO MINUTO: Volta proibição de cortar serviços. Restauração receia testes

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Volta proibição de cortar serviços. Restauração receia testes
Notícias ao Minuto

15:53 - 07/07/21 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

A variante Delta é já a mais prevalente do novo vírus em Portugal, representando quase 90% dos casos de Covid-19 no país, segundo um relatório do INSA, divulgado na terça-feira. As autoridades de saúde aceleraram o processo de vacinação e batemos o recorde diário de inoculações, com mais de 150 mil doses dadas em apenas 24 horas.

Segundo o coordenador da Comissão Técnica de Vacinação Contra a Covid-19, os números mostram um "impacto imenso" das vacinas no sistema de saúde e na mortalidade. Apesar disso, o boletim epidemiológico desta quarta-feira revela que  Portugal registou mais de três mil novos casos de Covid-19 e tem mais de 600 pessoas internadas.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19: 

00h00 - Este registo fica por aqui, mas pode continuar a acompanhar-nos na manhã desta quinta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h39 - Rússia cancela tradicional cerimónia do render da guarda do Kremlin. O Serviço Federal de Proteção da Rússia anunciou hoje o cancelamento temporário do tradicional render da guarda no Kremlin devido à "deterioração da situação epidémica" em Moscovo, noticiou a agência TASS. 

23h31 - Marcelo promulga diploma que prorroga proibição de cortes de energia. O Presidente da República promulgou hoje o diploma que altera o regime excecional para as situações de mora no pagamento da renda e estabelece a garantia de fornecimento de serviços essenciais, refere uma nota no site da Presidência.

23h03 - Agravamento da pandemia leva Lagos a encerrar equipamentos museológicos. A Câmara Municipal de Lagos informou, esta quarta-feira, que a situação epidemiológica está a piorar no município. "Com o objetivo de garantir a segurança de toda a comunidade", a autarquia anunciou, em comunicado, que decidiu encerrar temporariamente "os equipamentos museológicos Mercado de Escravos, Igreja de Santo António e Forte Ponta da Bandeira". 

22h40 - Brasil regista mais de 54 mil novos casos e 1.648 mortes no último dia. As autoridades de Saúde brasileiras reportam, esta quarta-feira, mais 54.022 casos de infeção por novo coronavírus, uma descida em relação ao dia anterior (62.504). São ainda confirmadas mais 1.648 mortes associadas à doença, também uma pequena queda em relação à véspera (1.780).

21h46 - Associação de restaurantes receia que testes de acesso afastem clientes. A Associação Nacional de Restaurantes manifestou hoje receio que a eventual obrigatoriedade de testes negativos à covid-19 para acesso aos restaurantes, exigida pelas autoridades, venha a constituir "mais um entrave", e afaste muitos clientes deste serviço.

21h18 - Maioria dos partidos quer reuniões no Infarmed de volta. A maioria dos partidos com assento parlamentar - CDS, PAN, Chega e Os Verdes - considerou, em declarações ao Jornal de Notícias, que o esquema de reuniões com os especialistas no Infarmed, adotado no Estado de Emergência, deveria continuar a realizar-se. O CDS e o PAN defenderam ainda que os partidos deveriam também voltar a ser ouvidos pelo Presidente da República no fim das reuniões em causa. Já o BE considerou que deveria haver um conselho científico para emergências.

20h17 - França abaixo dos mil doentes em cuidados intensivos, mas com mais casos. Os doentes de covid-19 internados em unidades de cuidados intensivos são hoje, em França, menos de mil, pela primeira vez desde setembro passado, segundo os números diários das autoridades sanitárias. Os doentes nos cuidados intensivos são hoje 997, menos 35 que os 1.032 registados na terça-feira, e os doentes hospitalizados são 7.539, o que representa uma nova descida em relação aos 7.637 do dia anterior.

20h01 - Cabo Verde anuncia mais 39 infetados nas últimas horas. Cabo Verde registou mais 39 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, aumentando para 32.827 casos acumulados desde o início da pandemia no país, anunciaram hoje as autoridades de saúde.

19h59 - Ex-diretor nega ter pedido suborno em negociação de vacinas no Brasil. O ex-diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde do Brasil Roberto Ferreira Dias negou hoje ter pedido suborno numa negociação para a compra de vacinas contra a Covid-19, propostas pela empresa Davati Medical Supply ao país.

19h42 - Abre amanhã Centro de Vacinação 'drive-thru' no Porto. O Centro de vacinação 'drive-thru', instalado no Queimódromo, junto ao Parque da Cidade, entra em funcionamento na quinta-feira, devendo permitir a inoculação de 2.000 pessoas por dia, revelou hoje a Câmara do Porto.

19h33 - Governo dos Açores instaurou processos por vacinação indevida. O secretário regional da Saúde dos Açores disse hoje que foram instaurados processos disciplinares na Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel por vacinação indevida contra a Covid-19, estando ainda a decorrer outros processos de averiguação.

19h26 - Trancoso cancela abertura das piscinas municipais e férias desportivas. O município fez um comunicado onde dá conta de que devido ao facto de "à imagem de outros concelhos do país, encontra-se numa situação delicada, relativamente ao elevado número de novas infeções por Covid-19", "com particular incidência na comunidade escolar". "Assim sendo, é do entendimento da Câmara Municipal de Trancoso suspender a abertura das piscinas municipais e cancelar as férias desportivas", pode ler-se.

19h24 - PSD quer incidência média de casos a sete dias na matriz de risco. O PSD quer que o Governo altere a matriz de risco relativa à pandemia de Covid-19, adotando como indicador a incidência média a sete dias e não a 14, e que considere também a cobertura da vacinação.

19h10 - Autoagendamento da vacina a partir dos 25 anos já está disponível. As autoridades de saúde abriram esta quarta-feira o autoagendamento da vacina contra a Covid-19 para a população a partir dos 25 anos. Para realizar o agendamento, basta entrar neste site, indicar a data de nascimento e escolher o local e o horário de vacinação mais conveniente.

18h59 - Segunda dose da AstraZeneca ou Casa Aberta? Eis os horários em Lisboa. Num momento em que se têm verificado filas de espera devido a uma maior afluência de utentes à vacinação contra a Covid-19, a Câmara Municipal de Lisboa recorda os horários dos centros municipais de vacinação para os cidadãos que necessitem de receber a segunda dose da AstraZeneca ou que possam levar a vacina sem marcação prévia, através da Casa Aberta. 

18h49 - OMS pede "cuidado extremo" no levantamento de restrições. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje os governos para terem um "cuidado extremo" no levantamento total das restrições, face ao aumento recente de casos de Covid-19, incluindo na Europa, onde cresceu cerca de 30% Depois de salientar que "cada país tem de tomar as suas próprias decisões", o diretor executivo do Programa de Emergências de Saúde da OMS Mike Ryan considerou que a "ideia de que tudo está a voltar ao normal é, neste momento, uma assunção muito perigosa em qualquer parte do mundo", incluindo na Europa.

18h24 - Açores mantêm meta da imunidade de grupo em julho mesmo com menos doses. O coordenador da comissão de acompanhamento à pandemia de Covid-19 nos Açores garantiu hoje à Lusa que pretende atingir imunidade de grupo no final do mês, levantando algumas restrições em agosto, mesmo recebendo menos doses da vacina.

18h17 - Quase 150 farmácias realizam testes de despiste comparticipados. Um total de 146 farmácias de Portugal continental estão a realizar testes rápidos de antigénio à Covid-19, no âmbito do regime que prevê a sua comparticipação a 100%, indica a lista hoje publicada pelo INSA. A partir de 1 de julho, os testes rápidos de antigénio (TRAg) à Covid-19 passaram a ser comparticipados a 100%, uma medida para intensificar a sua utilização pela população e reforçar o controlo da pandemia de Covid-19.

17h46 - Espanha com mais de 17 mil casos e incidência entre jovens segue a subir. O Ministério da Saúde espanhol reportou, esta quarta-feira, o acréscimo de 17.384 novos casos de infeção ao valor acumulado no país, assim como mais 17 óbitos associados à doença Covid-19. O país tem, agora, 3.897.996 casos acumulados de contágio e 80.969 óbitos. Grave também é a subida entre os mais jovens, onde o valor disparou para 814 casos por cada 100 mil habitantes, quando na terça-feira era de 717.

17h03 - OMS defende equidade no reconhecimento das vacinas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) defendeu hoje o reconhecimento mútuo das vacinas contra a Covid-19 aprovadas pelas autoridades de saúde, nomeadamente ao abrigo da iniciativa Covax, alertando para o perigo de uma recuperação mundial a duas velocidades.

16h38 - Reino Unido regista mais de 32 mil novos casos e 33 mortes em 24 horas. É a primeira vez que o país passa os 32 mil casos diários desde janeiro deste ano. Os dados foram revelados esta quarta-feira pelas autoridades de Saúde britânicas e, no total, desde o início da pandemia, o país já somou 128.301 vítimas mortais e 4.990.916 infetados.

16h09 - Surto com 15 infetados após festa de estudantes nas Caldas da Rainha. Uma festa de estudantes finalistas nas Caldas da Rainha, no distrito de Leiria, deu origem a um surto de Covid-19 com 15 infetados, disse hoje a delegada de saúde. A festa realizou-se no dia 26 de junho, com mais de uma centena de jovens, e os primeiros casos surgiram dois dias depois, após desenvolverem sintomas e terem tido teste positivo à Covid-19, explicou Cristina Pecante à agência Lusa.

15h37 - Lar em Matosinhos tem 42 pessoas infetadas. O Centro Social Paroquial Padre Ângelo Ferreira Pinto, em Matosinhos, tem 42 pessoas infetadas com Covid-19, das quais 27 utentes e 15 funcionários, todos com a vacinação completa, confirmou hoje à Lusa o vereador da Proteção Civil.

15h23 - Bruxelas rejeita "dramatizar" casos e prevê "verão forte" em Portugal. A Comissão Europeia diz estar "consciente" do aumento dos casos de Covid-19 em Portugal perto da época turística, mas rejeita "dramatizar" e prevê mesmo um "verão forte" para o turismo nacional, ainda assim aquém dos níveis pré-pandemia.

15h18 - Portugal aplica com Alemanha recomendação de viagens com certificado. O chefe da diplomacia portuguesa considerou hoje um "elemento positivo" a decisão da Alemanha levantar as restrições aos voos de/para Portugal, indicando que aplica a recomendação do certificado digital Covid-19 aprovado durante a Presidência da União Europeia (UE).

15h03 - Incidência 'disparou', superou limite e obrigou a 'nova' matriz. Os dados mais recentes da DGS revelam que a incidência nacional aumentou para 247,3 casos por 100 mil habitantes e no continente para 254,8 casos por 100 mil habitantes. Estes números obrigaram a prolongar o eixo da incidência na matriz de risco.

Notícias ao Minuto Matriz de risco ao dia de hoje © DGS  

15h00 - Boa tarde, iniciamos um novo registo de acompanhamento da pandemia. Pode recordar o anterior aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Incidência volta a disparar; Mais de 230 médicos saíram do SNS

Recomendados para si

;
Campo obrigatório