Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

AO MINUTO: Internados e incidência sobem; Costa testa negativo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

AO MINUTO: Internados e incidência sobem; Costa testa negativo
Notícias ao Minuto

07:50 - 28/06/21 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

Portugal está no topo da lista dos países da União Europeia com maior incidência de Covid-19, segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças, e inicia hoje mais uma semana com novas medidas restritivas, desta vez no Algarve.

"Com base no princípio da precaução, na sequência da existência de 816 casos confirmados ativos de Covid-19, com uma taxa de incidência a 14 dias de 583 para Albufeira, 329 para Faro, 448 para Loulé, 403 para Olhão e 326 para S. Brás de Alportel", a autarca local decidiu decretar que, a partir de hoje, as aulas presenciais do 1.º e 2.º ciclos de todos os agrupamentos de escolas, de ensino público e privado, nos cinco municípios, estão suspensas.

As medidas impostas no país para conter o vírus levaram também, este domingo, o Governo a colocar o Reino Unido nos países sujeitos a quarentena para entrar em Portugal.

Por outro lado, terminou às 6h00 de hoje a proibição de circulação de e para fora da Área Metropolitana de Lisboa, uma medida que vigorou nos dois últimos fins de semana. 

Consulte os mapas interativos que mostram os dados epidemiológicos em Portugal e no Mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19: 

15h30-  Este registo termina aqui. Continue a acompanhar-nos neste novo link.

15h21 - Um hospital de Bucareste recebeu 100 robot's capazes de desinfetar uma sala de pacientes em apenas 15 minutos. Segundo a Comissão Europeia, estes podem ser uma ajuda primordial no combate à pandemia.

15h18 - Costa testa negativo à Covid-19. O primeiro-ministro, António Costa, teve resultado negativo no teste que hoje efetuou ao novo coronavírus. O governante sujeitou ao teste depois do contacto, durante o último Conselho Europeu, em Bruxelas, com o seu homólogo do Luxemburgo, Xavier Bettel, que está infetado.

15h15 - A Comissão Europeia apresentou hoje uma estratégia para a saúde e segurança no trabalho até 2027, visando renovar as regras após "as lições" tiradas da pandemia de covid-19, nomeadamente quanto à saúde mental, riscos sanitários e aos acidentes.

15h00 - Hoteleiros algarvios frustrados com decisão da Alemanha. A maior associação de empresários hoteleiros do Algarve afirmou hoje que a decisão da Alemanha de obrigar a fazer quarentena quem chegar ao país vindo de Portugal "vem frustrar ainda mais as expectativas" para o verão.

14h35 - Aulas suspensas no Algarve. Pais só souberam da decisão no domingo. Responsáveis de associações de pais de escolas no Algarve cujas aulas estão suspensas a partir de hoje mostraram-se surpreendidos por apenas terem tomado conhecimento da decisão da Autoridade de Saúde no final do dia de domingo.
  

14h34 - Especialistas defendem que museus têm de se reiventar para atrair público. Reunidos nas jornadas da comissão nacional do Conselho Internacional dos Museus (ICOM-Portugal), os especialistas defenderam que os museus devem criar novas histórias sobre as suas coleções para reconquistar públicos num contexto de "crise grave" provocada pela pandemia.

14h28 - Hong Kong proíbe voos oriundos do Reino Unido. O Governo de Hong Kong anunciou hoje que vai proibir todos os voos de passageiros desde o Reino Unido, a partir de quinta-feira, com o objetivo de conter a disseminação de novas variantes da doença Covid-19.

14h25 - Medina esclarece que centro de vacinação em regime livre abre esta tarde. Durante a manhã de hoje, formaram-se filas de pessoas que esperavam ser vacinadas a partir das 7h00 em regime de atendimento livre em Alcântara, após ter sido divulgada a medida pelo autarca de Lisboa. Contudo, a vacinação sem marcação não aconteceu. Medina veio agora explicar que se tratou de um erro na divulgação do horário.

"Há um equívoco. Começa hoje, como anunciei, às 19 horas. O que disse na TVI, como refere, foi que o regime de atendimento sem marcação funcionará entre as 7 e as 9 da noite, ou seja, das 19 às 21 horas. É o que vai acontecer, daqui a umas horas. Cumprimentos", respondeu o autarca. 

14h11 - Acaba de ser divulgado o mais recente boletim epidemiológico da DGS e que dá conta de 902 novos contágios e mais duas mortes (uma na região de Lisboa e outra na região Norte) nas últimas 24 horas.

De referir que há mais 25 doentes internados (502 no total), dos quais 115 em unidades de Cuidados Intensivos (menos um em relação à véspera).

A DGS atualizou hoje, e como habitualmente às segundas, quartas e sextas, a matriz de risco. Destaque para a incidência que continua a subir - 158,5 casos por 100 mil habitantes (era de 137,5 na última sexta-feira), embora o índice de transmissibilidade (Rt) siga a descer ligeiramente - é atualmente de 1,13 a nível nacional (era de 1,14).

Notícias ao Minuto Matriz de risco© DGS  

14h08 - Chega marca concentração junto à residência do primeiro-ministro contra restrições. O partido liderado por André Ventura marcou para a próxima quinta-feira uma concentração junto à residência oficial do chefe do Governo, em Lisboa, contra as medidas para controlo da pandemia, e depois de o Supremo Tribunal Administrativo ter decidido que não são inconstitucionais.

14h01 - Cameron alerta para aumento da pobreza nos Estados mais frágeis. O antigo primeiro-ministro britânico alertou hoje para um alarmante aumento da pobreza e criticou os atuais processos de ajuda aos países mais frágeis - no contexto da pandemia -, defendendo as relações diretas com os governos.

"As iniciativas do passado falharam, eu apoio os processos de ajuda, mas, em muitos casos, nada disto funcionou porque não fizemos o que era necessário para recuperar estes países"

13h45 - Moscovo e São Petersburgo registam recordes diários de mortes. A Rússia, em luta contra a variante Delta da covid-19, anunciou hoje novos recordes diários de mortes nas suas duas maiores cidades, Moscovo e São Petersburgo. Segundo dados oficiais, Moscovo contabilizou 124 mortes e São Petersburgo 110 nas últimas 24 horas, superando os recordes que as duas cidades já tinham batido no fim de semana.

13h30 - António Costa "já foi testado e está a aguardar resultado e respetivas indicações das autoridades de saúde", fez saber o Gabinete do primeiro-ministro em resposta ao Notícias ao Minuto.

12h42 - Com o aumento da disponibilidade de vacinas, o horário dos centros de vacinação em Lisboa vai ser alargado. Estes passarão a trabalhar mais 1h30 por dia em regime de Casa Aberta só para primeira toma da vacina para moradores em Lisboa, maiores de 50 anos e sem sintomas Covid-19 nos últimos 6 meses.

12h15 - Infetados e mortes em todo o mundo. O novo coronavírus infetou 181.026.780 pessoas em todo o mundo desde que a doença foi identificada em dezembro de 2019 na China, segundo um balanço da agência France-Presse até às 10h00 TMG (11h00 em Lisboa) de hoje.

12h14 - Decisão alemã de interditar viagens insere-se no 'travão de emergência'. A Comissão Europeia disse hoje que a interdição a viagens não essenciais para Portugal adotada pela Alemanha se integra no chamado "travão de emergência" previsto na decisão do Conselho da União Europeia (UE) sobre turismo no âmbito da Covid-19.

11h45 - Costa afirma que perto de 40% das verbas são para ciência e inovação. O primeiro-ministro afirmou hoje que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Portugal investe cerca de 40% das verbas disponíveis, na ordem dos 6,4 mil milhões de euros, em projetos com componentes científica e de inovação.

11h33 - Macau acredita que 'bloqueio' europeu à vacina chinesa não é para durar. "A OMS [Organização Mundial de Saúde] já reconhece a vacina da Sinopharm", afirmou o diretor dos Serviços de Saúde de Macau, Alvis Lo, acrescentando acreditar que "pouco a pouco os restantes países vão reconhecer" esta vacina.

11h30 - Terminal reaberto. Terminal 2 do aeroporto de Lisboa, que está fechado desde 30 de março de 2020, vai reabrir portas no dia 1 de junho, dado o "aumento de tráfego, ainda que reduzido comparado com valores de 2019".

11h25 - Terceira já sente retoma do turismo mas pede reforço de voos. Os empresários da ilha Terceira, nos Açores, reconhecem que já se faz sentir alguma retoma do turismo, mas reivindicam um reforço de promoção e ligações aéreas, alegando que os números ainda estão longe dos registados em 2019.

11h05 - O Serviço Nacional de Saúde relembra que testar não evita o contágio, mas é fundamental para controlar a pandemia.

11h03 - Espanha exige teste PCR ou vacinação completa a turistas britânicos. A decisão foi anunciada hoje pelo presidente do Governo, Pedro Sánchez, e entrará em vigor a partir de quinta-feira.

10h47 - Testagem em Lisboa: Os locais e horários dos pontos móveis desta semana. A Câmara Municipal de Lisboa continua a promover a testagem massiva contra a Covid-19 de residentes e não residentes da capital, de forma gratuita. Confira aqui quais são os locais onde decorre essa testagem.

10h45 - Apesar de Espanha ter decretado o fim do uso obrigatório de máscara na rua, existem ainda locais onde a sua utilização é necessária. São eles:

10h40 - Testes rápidos feitos nas farmácias dão acesso a certificado digital. Os testes feitos nas farmácias permitem a emissão do certificado Covid, diz o Ministério da Saúde ao ECO, caso a modalidade escolhida for o certificado de testagem e através de um teste rápido.

10h06 - A GNR detetou mais de mil infrações às restrições de circulação durante o fim de semana na Área Metropolitana de Lisboa (AML). À Renascença,  o capitão João Gaspar revelou que das 140 operações realizadas ao longo deste período, foram detetadas "1.095 recusas de entrada ou de saída sem justificação legal para sair ou para entrar da área metropolitana de Lisboa, tendo sido em ato contínuo impedida a continuação de deslocamento para o destino” .

09h55 - Centro de vacinação em regime livre em Lisboa não abriu como previsto. O centro deveria ter aberto portas para pessoas sem marcação às 7h00. Ao que tudo indica, a estrutura não deverá receber utentes em regime de atendimento esta segunda-feira.

09h52 - Festas de São Pedro novamente canceladas. As Festas de São Pedro no bairro português em Malaca foram cancelas pelo segundo ano consecutivo devido à pandemia, ainda assim os líderes locais vão fazer um evento virtual para recordar a importância de manter vivas as tradições.

09h23 - PSD diz que suspensão de aulas no Algarve é falta de respeito. Os deputados algarvios do PSD vão interpelar o Governo com caráter de urgência sobre a suspensão das aulas em cinco municípios, alegando que o anúncio, feito no domingo ao final do dia, é uma "falta de respeito" pelos pais.

09h00 - O primeiro-ministro, António Costa, vai ser testado esta segunda-feira à covid-19, depois do contacto, durante o último Conselho Europeu, em Bruxelas, com o seu homólogo do Luxemburgo, que está infetado

08h30 - A PSP encerrou uma festa ilegal, com 50 pessoas, na madrugada de domingo, na Maia, informa a RTP esta segunda-feira. Todos os participantes vão ser agora multados por não terem usado máscara e não terem cumprido o dever de recolhimento domiciliário. 

08h12 - O novo ministro da Saúde britânico, Sajid David, deverá anunciar hoje o prolongamento das medidas de restrição no país por mais duas semanas, avança o Express Daily. Este será a primeira decisão a ser anunciada por Sajid no Parlamento.

07h25 - Portugal inicia hoje mais uma semana com novas medidas restritivas, desta vez no Algarve. Nos municípios de Albufeira, Faro, Loulé, Olhão e São Brás de Alportel estão suspensas a partir de hoje as aulas presenciais do 1.º e 2.º ciclos devido à gravidade da situação epidemiológica.

07h20 - A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais 219 casos de Covid-19 e oito mortos.  A incidência por 100 mil habitantes, em sete dias, na Alemanha, continua a cair e é hoje de 5,6.

07h18 - Participantes em 23 provas internacionais isentos de quarentena. Os participantes em 23 competições desportivas profissionais internacionais a realizar em Portugal entre 28 de junho e 11 de julho, estão isentos de cumprir período de isolamento de 14 dias.

07h17 - O Supremo Tribunal Administrativo (STA) decidiu a favor do Governo em duas intimações urgentes contra medidas de restrição de circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa (AML).  Segundo fonte do Governo, o STA "concluiu que as medidas não padecem de inconstitucionalidade, têm o devido suporte legal e respeitam o princípio da proporcionalidade".

"Consequentemente, julgou as duas intimações improcedentes por não se verificar a violação de direitos, liberdades e garantias invocada pelos requerentes", acrescentou.

07h15 - Austrália reforça restrições. Várias regiões da Austrália aumentaram as restrições sociais para conter um surto ligado à variante Delta da Covid-19, que já obrigou ao confinamento de Sydney, a cidade mais populosa do país, foi hoje anunciado.

07h12 - Enquanto dormia:

  • China soma 21 novos casos:  A China detetou 21 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, todos oriundos do estrangeiro, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país.

07h10 - Bom dia, iniciamos um novo registo para acompanhamento da pandemia. Pode recordar o anterior aqui. 

Leia Também: AO MINUTO: Reino Unido sujeito a quarentena; António Costa será testado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório