Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 22º

AO MINUTO: Portugal 29º melhor país onde estar; Travão em França?

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

AO MINUTO: Portugal 29º melhor país onde estar; Travão em França?
Notícias ao Minuto

15:50 - 28/06/21 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

O boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) esta segunda-feira deu conta de 902 novos casos de Covid-19 e mais duas mortes nas últimas 24 horas. No total, Portugal contabiliza 875.449 casos confirmados e 17.086 vítimas mortais. 

O número de internamentos está a subir, e já está acima dos 500. 

O primeiro-ministro António Costa testou negativo ao coronavírus. No domingo, o gabinete do chefe do Governo emitiu uma nota referindo que António Costa seria testado hoje após o contacto com o seu homólogo do Luxemburgo, Xavier Bettel, que está infetado.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

00h00 - Boa noite! Termina aqui o registo desta segunda. De manhã publicaremos um novo artigo no qual vai poder continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no mundo.

E, não se esqueça: se sentir sintomas relacionados com o novo coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24

23h57 - Três senadores brasileiros solicitaram esta segunda-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o procurador-geral da República, Augusto Aras, apresente uma denuncia contra Jair Bolsonaro pelo crime de prevaricação no caso Covaxin.

Em causa estão as acusações de que o presidente brasileiro foi informado sobre supostas irregularidades na compra da vacina indiana, Covaxin, e que não tomou providências.

23h41 - Resultados de ensaios clínicos de fase inicial e intermédia com crianças e adolescentes, na China, sugerem que a vacina chinesa CoronaVac contra a Covid-19 é segura e desencadeia uma forte resposta de anticorpos, foi hoje divulgado.

23h25 - O presidente argentino, Alberto Fernández, anulou a viagem que deveria iniciar hoje a França devido ao agravamento da situação sanitária no seu país, devido à Covid-19. 

"Considerando o grande esforço do povo argentino para contribuir no combater desse flagelo, lamento informar-lhe que será impossível a minha participação de maneira presencial na abertura do Fórum Geração e Igualdade no próximo dia 30 em Paris", lê-se na carta que Alberto Fernández remeteu a Emmanuel Macron.

23h02 - A presidente da Tanzânia anunciou hoje os dados sobre a Covid-19 no país, naquele que foi o primeiro balanço desde abril de 2020, afirmando que se registaram 100 novos casos "desde o início da terceira vaga a nível mundial".

"Quero ser honesta: na Tanzânia temos pessoas doentes nesta terceira vaga", afirmou Samia Suluhu Hassan, numa conferência de imprensa em Dar es Salam, realizada para assinalar a conclusão dos seus primeiros 100 dias no cargo.

22h38 - Investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts e da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, desenvolveram uma máscara que pode diagnosticar o vírus SARS-CoV-2, que causa a Covid-19, em cerca de 90 minutos.

22h32 - O Conselho Nacional de Secretários de Saúde do Brasil (CONASS) informou esta segunda-feira que foram diagnosticados 27.804 casos de contaminação e morreram 618 pessoas desde ontem. Em termos globais, o Brasil perfaz 18.448.402 casos confirmados e 514.092 vítimas mortais.

21h50 - Os EUA lideram o 'ranking' da Bloomberg de 53 melhores países para estar durante a pandemia de Covid-19, no qual Portugal ocupa o 29.º lugar, revelou hoje a agência financeira.

21h23 - A ministra da Saúde, Marta Temido, admitiu hoje que a vacina contra a Covid-19 possa no futuro vir a fazer parte do Programa Nacional de Vacinação.

Questionada numa entrevista conduzida por Júlia Pinheiro no programa da SIC 'Júlia' sobre se Portugal vai ter "um plano nacional de vacinas para todos" em que a vacina contra a covid-19 vai estar incluída como acontece com a vacina do sarampo e outras, Marta Temido afirmou que "não havendo certezas é muito provável".

"O progresso da ciência colocou-nos neste momento a vacina como uma oportunidade que temos para nos proteger", salientou.

21h21 - O governo francês disse estar atento à evolução da variante Delta no país e que o aumento do número de casos pode levar a travar o aligeiramento das medidas de desconfinamento, apesar da vacinação continuar a progredir no país.

"Se observarmos um aumento da epidemia importante num determinado departamento [região], isso pode levar-nos a atrasar o aligeiramento de algumas medidas, especialmente de aglomerações de pessoas", disse Gabriel Attal, porta-voz do governo, em entrevista à rádio Franceinfo.

20h09 - As autoridades de saúde da Madeira diagnosticaram três novos casos de infeção por SARS-CoV-2 e mais sete recuperados nas últimas 24 horas, existindo 57 situações ativas, informou hoje o Governo Regional.

19h38 - As autoridades de saúde francesas revelaram esta segunda-feira que foram detetados 509 novos casos de contágio e morreram mais 44 pessoas em 24 horas. França acumula 5.770.530 casos confirmados e 111.041 vítimas mortais

19h05 - As autoridades de saúde abriram esta segunda-feira o autoagendamento da vacina contra a Covid-19 para os maiores de 33 anos.

Através deste link, é possível fazer o processo de autoagendamento para receber a vacina. 

19h04 - A Sociedade Venezuelana de Infetologia (SVI) alertou hoje que a Venezuela "está exposta" a uma terceira vaga da pandemia de Covid-19, sendo necessário acelerar a vacinação em massa, melhorar o sistema de diagnóstico e educar a população.

19h02 - O novo ministro da Saúde britânico, Sajid Javid, mostrou-se confiante de que as últimas restrições sociais ligadas à pandemia poderão ser levantadas dentro de três semanas, a 19 de julho.

"Sabemos que não podemos simplesmente eliminá-la, temos que aprender a conviver com ela. Também sabemos que as pessoas e as empresas precisam de certezas, por isso queremos que todas as etapas sejam irreversíveis", argumentou. 

18h58 - A incidência acumulada subiu hoje em Espanha para 100 casos por cada 100.000 habitantes, tendo 10 pessoas morrido e 10.179 novos casos detetados durante o fim de semana, segundo o Ministério da Saúde espanhol.

18h52 - A proteção civil italiana anunciou esta segunda-feira que foram identificados 389 novos casos de infeção e morreram mais 28 pessoas em Itália no espaço de 24 horas. Itália totaliza 4.258.456 casos positivos e 127.500 óbitos.

17h59 - Tomar uma dose da vacina da AstraZeneca e outra dose da Pfizer com quatro semanas de intervalo provoca uma resposta imunitária robusta contra o SARS-CoV-2, causador da Covid-19, segundo os resultados do estudo Com-COV liderado pela Universidade de Oxford, no Reino Unido.

17h57 - Marta Temido, ministra da Saúde, foi esta segunda-feira a convidada especial de Júlia Pinheiro. Durante a entrevista, a ministra disse que "estamos novamente a passar por uma fase muito complicada e esta pandemia tem a característica de não ser fácil de antecipar nada". "Não é fácil fazermos planos neste contexto", acrescentou.

"Aquilo que neste momento podemos antecipar é que a situação ainda se vá complicar mais antes de melhorar", frisou Temido. 

17h55 - A PSP registou, entre as 15h00 de sexta-feira e as 6h00 de hoje, 44 contraordenações, sendo a maioria por venda e consumo de álcool na rua e por não utilização de máscara.

17h45 - O secretário da Saúde do Governo dos Açores, Clélio Meneses, reconheceu hoje ter existido atrasos na divulgação dos testes negativos à Covid-19 na região devido ao ciberataque ao Hospital Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada.

16h43 - O Reino Unido registou o número mais elevado de contágios desde o dia 30 de janeiro. Segundo os dados divulgados esta segunda-feira pelo Departamento de Saúde e de Assistência Social, foram diagnosticadas 22.868 novas infeções no Reino Unido

Por outro lado, o número de óbitos diários continua a ser relativamente baixo. Nas últimas 24 horas morreram mais três pessoas

Em termos acumulados, o Reino Unido soma 4.755.078 casos confirmados e 128.103 vítimas mortais

16h06 - Operadores turísticos britânicos criticaram a quarentena anunciada por Portugal para os viajantes do Reino Unido por desincentivar ainda mais o turismo, mesmo isentando as pessoas com vacinação completa.

15h40 - A Comissão Europeia apresentou hoje uma estratégia para a saúde e segurança no trabalho até 2027, visando renovar as regras após "as lições" tiradas da pandemia de Covid-19, nomeadamente quanto à saúde mental, riscos sanitários e aos acidentes.

Leia Também: AO MINUTO: Internados e incidência sobem; Costa testa negativo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório