Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Decisão alemã de interditar viagens insere-se no 'travão de emergência'

A Comissão Europeia disse hoje que a interdição a viagens não essenciais para Portugal adotada pela Alemanha se integra no chamado "travão de emergência" previsto na decisão do Conselho da União Europeia (UE) sobre turismo no âmbito da Covid-19.

Decisão alemã de interditar viagens insere-se no 'travão de emergência'
Notícias ao Minuto

12:14 - 28/06/21 por Lusa

Mundo Covid-19

"Fomos informados pelas autoridades alemãs da decisão de considerar Portugal como uma área de variante de vírus, o que vem no contexto do travão de emergência que está previsto na recomendação do Conselho", disse o porta-voz do executivo comunitário para a Justiça na conferência de imprensa diária do executivo comunitário.

Este 'travão de emergência' permite aos Estados-membros o endurecimento de medidas para travar a progressão do vírus SARS-Cov-2.

"Nesta fase, é importante que a recomendação do Conselho continue a ser a bússola orientadora para todos os Estados-membros neste contexto", salientou.

As autoridades sanitárias da Alemanha colocaram Portugal na 'lista vermelha', uma decisão que vigorará a partir desta terça-feira e que obrigará todos os viajantes provenientes do território português a uma quarentena de 14 dias.

Na sua origem estará o aumento da taxa de incidência de covid-19 em Portugal, que, segundo os dados mais recentes, é de 138,7 casos por 100.000 habitantes em Portugal continental e 137,5 na totalidade do território.

A pandemia de covid-19 provocou mais de 3,9 milhões de vítimas em todo o mundo, resultantes de perto de 180 milhões de casos de infeção diagnosticados oficialmente, segundo o balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença respiratória é provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: AO MINUTO: Mais de mil tentaram 'furar' proibição na AML; Costa testado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório