Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Vinte polícias alemães suspeitos de difundir propaganda neonazi

Dezanove membros da polícia alemã no ativo e um ex-agente são suspeitos de difusão, em grupos de discussão na internet, de propaganda neonazi, anunciou hoje a procuradoria-geral do país, em Frankfurt.

Vinte polícias alemães suspeitos de difundir propaganda neonazi
Notícias ao Minuto

13:31 - 09/06/21 por Lusa

Mundo Alemanha

De acordo com um comunicado oficial, as autoridades realizaram buscas nos domicílios de seis polícias, membros do Comando de Ações Especiais da Polícia de Frankfurt, tendo o processo sido iniciado no passado mês de abril.

A investigação começou depois de suspeitas de difusão de imagens de "caráter pedófilo" por um agente da polícia, de 38 anos. 

Mais tarde, após a análise do conteúdo das mensagens que constavam nos telemóveis, os investigadores acederam a fóruns de discussão em que os polícias difundiam propaganda neonazi. 

No total, 19 elementos do grupo de ações especiais de Frankfurt e um antigo polícia são visados na investigação sobre os fóruns de discussão neonazis na internet, que estiveram ativos ente 2016 e 2019.

Três dos suspeitos são também acusados de obstrução ao trabalho judicial.

Os superiores dos suspeitos não denunciaram as alegadas práticas apesar de serem obrigados a fazerem participações sobre propaganda neonazi sempre que tenham conhecimento dos alegados factos.

Os 19 agentes encontram-se atualmente suspensos de funções enquanto aguardam julgamento.

Vários escândalos do mesmo tipo têm ocorrido entre as forças policiais alemãs assim como nas Forças Armadas. 

Na Renânia do Norte-Vestefália, a região com maior densidade populacional da Alemanha, 30 polícias foram suspensos depois de trocarem fotografias de Adolf Hitler e imagens da cruz gamada além de outros símbolos do III Reich e de uma montagem fotográfica que mostrava um refugiado numa câmara de gás de um campo de extermínio nazi.  

Um grupo semelhante foi desmantelado em setembro de 2020 em Berlim.

A influência da extrema-direita no corpo policial alemão tem sido constante.

O partido Alternativa para a Alemanha (AfD) conta com cinco agentes da polícia entre os 89 lugares de deputados que detém no Bundestag. 

Leia Também: Bruxelas abre processo contra Alemanha por acórdão sobre BCE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório