Meteorologia

  • 30 JANEIRO 2023
Tempo
10º
MIN 3º MÁX 12º

AO MINUTO: Lisboa soma mais de metade dos novos casos; Novas medidas hoje

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Lisboa soma mais de metade dos novos casos; Novas medidas hoje

Portugal assinalou, esta segunda-feira, a administração de 5 milhões de doses da vacinas contra a Covid-19. O plano de vacinação segue no país a bom ritmo e é, neste momento, a principal arma para fazer frente à pandemia.

Até às 18h00 desta segunda-feira, em Portugal Continental, 48,4% da população já tinha sido inoculada com uma dose da vacina e 15,5% estava completamente vacinada.

A par disso, aposta-se agora, também, na testagem em massa da população, sobretudo na região de Lisboa, numa altura em que o desconfinamento tem propiciado a realização de maiores ajuntamentos. Além das zonas associadas à diversão noturna, a testagem vai ser reforçada nas escolas, no ensino superior e nos estabelecimentos prisionais.

O aumento dos indicadores que se tem registado estará em análise numa reunião, na sexta-feira, entre o Governo e os especialistas do Infarmed. Em cima da mesa estarão o aumento de casos em Portugal, com especial destaque para a situação atual da região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT), assim como as linhas de orientação para o desconfinamento durante o verão.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h57 - Este registo termina aqui. Continue a acompanhar-nos neste novo link e, não se esqueça, caso tenha sintomas, contacte:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24
SNS24 da Madeira: 800 24 24 20
SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

15h55 - Bruxelas aguarda luz verde este mês para vacinar a partir dos 12 anos. A Comissão Europeia espera este mês autorização da Agência Europeia do Medicamento (EMA) para começar a imunizar jovens dos 12 aos 15 anos com a vacina da Pfizer-BioNtech para a covid-19, anunciou hoje Ursula Von der Leyen.

15h25 - Demite-se quarto ministro da Saúde checo desde início da pandemia. O ministro da Saúde da República Checa, Petr Arenberger, o quarto desde o início da pandemia de covid-19 no país, apresentou hoje a demissão do cargo depois de uma polémica em torno de irregularidades ligadas à declaração de impostos.

15h21 - ARS diz cumprir lei na contagem de pontos para progressão dos enfermeiros. A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte explicou hoje que a contabilização dos pontos para a progressão na carreira dos seus enfermeiros é feita "nos termos da lei", depois do sindicato a ter acusado de prejudicar estes profissionais.

14h47 - México envia vacinas para a Argentina. O México enviará, no próximo fim-de-semana, à Argentina o primeiro lote de 800.000 vacinas da AstraZeneca embaladas no país, anunciou esta terça-feira o ministro mexicano dos Negócios Estrangeiros, Marcelo Ebrard.

14h34 - Dados atualizados de África. África registou mais 255 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, contabilizando 128.718 óbitos desde o início da pandemia, e 8.644 infetados. 

14h30 - O Presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, participou esta manhã na 74.ª Assembleia Mundial da Saúde, organizada pela OMS, onde defendeu a necessidade de fornecer vacinas aos países que delas necessitam, como a América Latina. "A Espanha já se comprometeu em contribuir com 125 milhões de euros e a enviar milhões de vacinas para a América Latina através do mecanismo Covax", anunciou.

14h29 - Teletrabalho: Regulamentação deve ser feita no Código, não em lei avulsa. Os coordenadores científicos do Livro Verde sobre o Futuro do Trabalho defenderam hoje, no parlamento, que a regulamentação do teletrabalho deve ser feita no próprio Código do Trabalho e não em lei avulsa.

14h22 - Já foram administradas 5.009.910 vacinas em Portugal, anunciou o SNS.

14h02 - Portugal regista hoje mais três mortos e 375 casos de Covid-19. Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais três mortes (um aumento de 0,02%) e 375 casos (uma variação de 0,04) relacionados com o novo coronavírus. Os dados foram revelados esta terça-feira no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). No total, desde o início da pandemia, o nosso país contabilizou 845.840 infeções e 17.021 óbitos.

13h56 - EUA pedem investigação "transparente" sobre origem do SARS-CoV-2. O secretário de Saúde dos Estados Unidos, Xavier Becerra, pediu hoje estudos "independentes e transparentes" sobre a origem da pandemia de covid-19, durante um discurso na assembleia anual da Organização Mundial de Saúde (OMS).

13h43 - Marionetas regressam a Montemor-o-Novo. Teatro, 'performance', exposições ou concertos compõem o Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo (Évora), que regressa à cidade alentejana, esta quarta-feira, depois de a edição do ano passado ter sido cancelada, devido à Covid-19

13h30 - Governo apresenta esta tarde novas medidas para Lisboa e Vale do Tejo. O Governo vai apresentar, em conferência de imprensa, pelas 18h30 desta terça-feira, as medidas a implementar na região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) tendo em consideração a subida do número de casos e do Rt nesta região do país. De acordo com informações a que o Notícias ao Minuto teve acesso, o anúncio será feito na sede do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em Lisboa.

13h24 - Mulher de 86 anos morre de Covid-19 em Ponta Delgada. Número de vítimas mortais pela doença no arquipélago subiu para 33.

13h20 - Balanço mundial da Covid regista 3,47 milhões de mortos em todo o mundo. A pandemia de SARS-CoV-2 fez pelo menos 3.475.079 mortos em todo o mundo desde que o vírus foi detetado na China em finais de dezembro de 2019, segundo um balanço da France-Presse com base em dados oficiais.

13h01 - UE quer rever regras de livre circulação devido a certificado Covid-19. Os líderes da UE concordaram hoje em rever em junho as regras para as viagens dentro do bloco, com vista a facilitar as deslocações, após a entrada em vigor do certificado digital Covid-19, que deverá acontecer "rapidamente".

12h41 - Regras para o verão? Chefe de Estado, primeiro-ministro, presidente do parlamento e representantes de partidos voltam a reunir-se na sexta-feira com peritos sobre a evolução da situação epidemiológica em Portugal e novas regras a adotar no verão.

12h35 - Portugal recebe mais 2.410 milhões ao abrigo do instrumento SURE. Comissão Europeia disponibilizou, esta terça-feira, 14.137 milhões de euros a 12 Estados-Membros da UE no âmbito da sétima parcela do apoio financeiro ao abrigo do instrumento SURE, entre os quais 2.410 milhões para Portugal. Estes montantes são "correspondentes à segunda tranche de pagamento no âmbito do SURE, o instrumento criado pela Comissão Europeia de solidariedade de apoio ao emprego durante a pandemia", revela a Comissão, em comunicado. 

12h29 - PS Madeira acusa Governo da Madeira de "esconder números" da pandemia. O Governo da Madeira "esconde números" relacionados com a covid-19 e listas de espera na área da saúde, acusou hoje o deputado regional e líder do PS madeirense.

12h25 - As novas medidas para o combate à Covid-19 na região de Lisboa vão ser anunciadas na tarde desta terça-feira. Segundo a Rádio Renascença, está agendada uma conferência às 18h30 no Instituto Ricardo Jorge, com a presença do secretário de Estado António Lacerda Sales.

12h19 - OMS considera improvável alcançar imunidade de grupo em breve. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera muito improvável algum país ou comunidade alcançar em breve o elevado nível de imunidade coletiva necessário para controlar a transmissão de covid-19.

11h48 - Governo britânico pede para não se viajar para áreas do país que têm uma forte incidência da variante indiana. O Governo britânico recomendou à população que não viaje a menos que seja essencial, para áreas de Inglaterra, algumas perto de Manchester (norte), onde existe uma elevada incidência da variante indiana da Covid-19. A recomendação, feita pelo Ministério da Saúde, afeta as áreas de Kirklees, Bedford, Burnley, Leicester, North Tyneside, assim como Bolton (perto de Manchester) e Hounslow (oeste de Londres). 

11h32 - Festival Marés Vivas adiado para 2022. O Festival Marés Vivas foi adiado para entre os dias 15 a 17 de julho de 2022, informou, esta terça-feira, a organização através de um comunicado.

11h28 - Quais foram as principais mudanças efetuadas em casa durante a pandemia? 16% dos portugueses considera o trabalhar em casa como a principal mudança de 2020. Por outro lado, 14% apontou o mudar de casa e 10% indica ter começado a treinar em casa, revelam dados do Imovirtual.

11h16 - Final da Champions com público. A final da Liga dos Campeões, agendada para o dia 29 de maio, entre Chelsea e Manchester City, vai contar com 16.500 adeptos no estádio do Dragão. A UEFA informou, nesta terça-feira, que, à margem dos bilhetes que vão ser vendidos a adeptos dos blues e dos citizens, também haverá a possibilidade do público em geral adquirir 1.700 bilhetes.

11h13 - Regras orçamentais? "Seria um erro" regressarem sem uma reforma. O presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, reiterou, esta terça-feira, que as regras orçamentais devem regressar em 2023 com uma reforma, afirmando que é por não serem adequadas que as regras foram suspensas durante o período de resposta à pandemia. 

11h02 - Guru do ioga 'arrasado' após fazer troça de médicos que morrem com Covid. Vários membros da Associação Médica Indiana dirigiram duras críticas ao político de direita e guru do ioga Baba Ramdev, que recentemente fez várias declarações incendiárias sobre a Covid-19 e sobre os profissionais de saúde que perderam a vida a combater a doença.

10h51 - Costa afirma que há uma recuperação heterogénea dos vários setores. O primeiro-ministro considera que se está a assistir a uma recuperação heterogénea dos diversos setores de atividade do país e salienta que a pandemia da covid-19 acelerou a dinâmica de digitalização das empresas portuguesas.

"Estamos a registar em 2021 uma recuperação heterogénea dos vários setores de atividade. Isso verifica-se mesmo dentro dos serviços", assinalou, sustentando depois que, após a crise provocada pela covid-19, abre-se agora "um novo horizonte de esperança" com o desenvolvimento do plano de vacinação e com a aplicação em breve do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

10h27 - AHRESP defende regras para a reabertura. O setor da animação noturna continua sem uma data prevista para a abertura, mas a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defende que deveriam ser já estabelecidas regras para que estes estabelecimentos possam reabrir. 

10h17 - UE com metade da população adulta vacinada esta semana. Ursula von der Leyen afirmou, esta terça-feira, que a UE terá esta semana metade da sua população adulta vacinada com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19.

10h15 - Feira de São Mateus em Viseu de novo cancelada. A Feira de São Mateus, que deveria realizar-se entre 05 de agosto e 12 de setembro, em Viseu, foi cancelada, estando a ser preparado um programa de animação cultural alternativo para o verão.

10h11 - UTAD lança debate sobre as doenças dos animais transmissíveis ao homem. A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) lança o debate sobre as zoonóticas, as doenças dos animais transmissíveis ao homem que ganharam destaque com a covid-19, num congresso internacional que decorre em junho.

09h50 - "Insistimos num modelo de gestão de risco que já não se verifica". O pneumologista Filipe Froes admitiu mudanças na matriz de risco relativa à Covid-19. 

O também coordenador do gabinete de crise da Ordem dos Médicos considerou que "fomos construindo um edifício de medidas baseado num modelo de risco que agora é diferente". "Neste momento estamos numa fase diferente em que há um novo modelo de risco que pressupõe uma gestão diferente do risco e, sobretudo, um modelo comunicacional diferente", acrescentou. 

09h35 - O responsável pela Organização Mundial de Saúde afirma que a melhor arma para a propagação da Covid-19 tem sido a falta de solidariedade e partilha. "É por isso que precisamos de um acordo internacional", defende  Tedros Adhanom Ghebreyesus.

 
One of the greatest drivers of #COVID19 has been the lack of solidarity & sharing. That’s why we need an intl agreement that:



09h14 - Testes em Espanha. A Espanha realizou mais de 42,8 milhões de testes à Covid-19 desde o início da pandemia. Só na última semana, dá conta o ministério da Saúde, realizaram-se 742.119 mil testes, dos quais 482.764 foram testes PCR e 259.355 foram testes de antigénio

.

09h10 - China já administrou mais de 500 milhões de doses de vacinas. A China ultrapassou na segunda-feira a administração de 510 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, entre a sua população, segundo dados difundidos hoje pela Comissão Nacional de Saúde.

08h45 - Espanhóis 'animam' comércio e restaurantes em Vila Real de Santo António. A abertura das fronteiras luso-espanholas levou mais visitantes espanhóis à localidade algarvia de Vila Real de Santo António e já se notam melhorias nos negócios, sobretudo ao fim de semana, disseram comerciantes locais à agência Lusa.

08h37 - Empresas, hoje é pago o apoio à retoma e o lay-off! Esta terça-feira, dia 25 de maio, é o dia indicado pelo Instituto da Segurança Social (ISS) para o pagamento dos valores correspondentes ao apoio extraordinário à retoma progressiva e ao lay-off. Numa nota publicada no seu site, o ISS refere que esta data refere-se à data dos pagamentos por transferência bancária.

08h27 - Dados atualizados da Índia: A Índia registou 196.427 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, o valor mais baixo em 41 dias, confirmando a redução gradual de infeções, após os mais de 400 mil contágios diários, no início deste mês.

08h18 - A vacina contra a Covid-19 causa danos à placenta durante a gravidez? Um novo estudo, publicado na revista Obstetrics and Gynecology, descobriu que as mulheres que receberam a vacina contra a Covid-19 durante a gravidez não mostravam lesões na placenta, uma descoberta que vem reforçar a segurança das vacinas durante a gestação. 

08h05 - Mortes em Moçambique caíram quase 50% em maio. Moçambique registou um total de 17 mortes por covid-19 desde o início de maio, uma redução de quase metade (47%) em relação ao mesmo período de abril, em que houve 32 óbitos, segundo o Ministério da Saúde (Misau).

08h03- Hong Kong pode perder milhões de vacinas face à desconfiança da população. Um especialista de Hong Kong alertou que a desconfiança da população em relação às vacinas contra a covid-19 poderá obrigar as autoridades a deitar fora milhões de doses da Pfizer-BioNTech, que expiram nos próximos três meses.
 
07h45 - Dados da Alemanha. As autoridades de Saúde alemãs reportam, esta terça-feira, mais 1.911 novos casos de infeção, elevando o número total para 3.653.551. Este registo é mais baixo do que o reportado na véspera (2.682) e o mais baixo desde dia 30 de setembro de 2020 (1.798, há quase oito meses).

07h31 - Jovens resistem à realização de testes. Segundo o Público, diminuiu o número de estudantes do Ensino Superior que aceitam submeter-se aos testes à Covid-19. Na Universidade de Lisboa, a adesão imediata dos estudantes convocados para testagem passou de dois terços para um terço, considerando o vice-reitor da instituição que a “resistência” dos jovens tem sido “crescente” e que devia haver regulamentação para que fosse obrigatório fazer testes em locais considerados de maior risco. 

07h20 - Novo caso em Macau. Macau registou o 51.º caso importado de covid-19, num residente que viajou por vários países

07h15 - Acesso equitativo às vacinas. Os presidentes de sete países da América Latina, incluindo Andrés Manuel Lopez Obrador, do México, e Alberto Fernandez, da Argentina, emitiram uma declaração na segunda-feira em que exigiam à comunidade internacional uma distribuição equitativa de vacinas contra a Covid-19, pois acreditam que esta é a única opção para ultrapassar a pandemia. 

07h13 - Livro Verde sobre Futuro do Trabalho em audição pública. O Livro Verde sobre o Futuro do Trabalho vai estar hoje em discussão na Assembleia da República. Este servirá de base para a regulamentação de matérias laborais, como o trabalho à distância e o teletrabalho ou o trabalho nas plataformas digitais.

07h05 - Enquanto dormia:

  • Dados atualizados dos EUA: Os Estados Unidos registaram 379 mortes provocadas por covid-19 e 24.424 novos casos nas últimas 24 horas.
  • Dados atualizados da China: A China detetou 15 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, incluindo dois de origem local, e os restantes oriundos do exterior, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país.
  • Dados atualizados do México: O México registou 48 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, o valor mais baixo desde abril de 2020, elevando para 221.695 o total de óbitos desde o início da pandemia.

07h00 - Bom dia! Estamos a iniciar um novo acompanhamento, esta terça-feira. Clique aqui para conferir as atualizações do dia anterior, relativamente à pandemia do novo coronavírus.

Leia Também: Portugal assinalou hoje marca dos cinco milhões de vacinas administradas

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório