Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Guru do ioga 'arrasado' após fazer troça de médicos que morrem com Covid

Baba Ramdev, uma das figuras mais conhecidas na Índia, é um guru, político e cofundador de uma empresa de suplementos alimentares, onde diz vender a "cura" para a Covid-19, sem qualquer certificação médica.

Guru do ioga 'arrasado' após fazer troça de médicos que morrem com Covid
Notícias ao Minuto

10:55 - 25/05/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Índia

Vários membros da Associação Médica Indiana dirigiram duras críticas ao político de direita e guru do ioga Baba Ramdev, que recentemente fez várias declarações incendiárias sobre a Covid-19 e sobre os profissionais de saúde que perderam a vida a combater a doença.

"Ele [Ramdev] citou as mortes de milhares de médicos para afirmar que se eles não se conseguem salvar a eles próprios [da Covid-19] como poderão salvar outros", indicou o antigo presidente da associação Rajan Sharma.

O ministro da Saúde, Harsh Vardhan, apelou, na segunda-feira, a que Ramdev se retratasse. "O comunicado que fez desrespeita os guerreiros contra o coronavírus e magoa os sentimentos do país", indicou.

Ramdev respondeu, num espaço de opinião televisivo: "Já retratei as minhas declarações, querem a minha vida, agora?".

No início de maio, o político chegou a dizer que a culpa de os doentes não conseguirem respirar é dos próprios, que não sabem respirar. Chegou, até, a fazer troça da falta de oxigénio, dizendo que "o oxigénio que precisamos" está no ar.

Sublinhe-se que o guru, uma das figuras mais conhecidas na Índia, é cofundador de um negócio de produtos de consumo e de suplementos alimentares, incluindo uma substância chamada Coronil, que é vendida pela sua empresa como uma "cura" para a Covid-19, mas sem qualquer certificação médica.

Jayesh Lele, secretário-geral da Associação Médica Indiana, questionou Ramdev sobre o motivo de a Índia estar assolada por uma vaga trágica de novo coronavírus se o Coronil é tão eficaz. "Não estou a dizer que tirem os pacientes dos ventiladores. Estou a dizer que temos provas de que curou pessoas assintomáticas, com sintomas leves ou mesmo graves, com cerca de 50% de pulmão infetado. Temos os dados", disse o político da direita hindu, de acordo com o India Today.

De acordo com a Associação Médica Indiana, pelo menos, 400 profissionais de saúde morreram na segunda vaga de infeções por novo coronavírus, com a maior parte das fatalidades a ocorrer em Deli, Biar e Uttar Pradesh.

A Índia registou hoje 196.427 casos de Covid-19, o valor mais baixo em 41 dias, confirmando a redução gradual de infeções, após os mais de 400 mil contágios diários, no início deste mês. Nas últimas 24 horas, a Índia contabilizou ainda 3.511 mortes provocadas pelo novo coronavírus, informou o Ministério da Saúde indiano, o valor mais baixo nos últimos 20 dias, após o país ter ultrapassado os 4.000 óbitos durante vários dias.

Leia Também: Índia. Abandonada no altar, noiva casou com um dos padrinhos do noivo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório