Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Regras orçamentais? "Seria um erro" regressarem sem uma reforma

A posição foi defendida por David Sassoli.

Regras orçamentais? "Seria um erro" regressarem sem uma reforma
Notícias ao Minuto

11:12 - 25/05/21 por Notícias ao Minuto

Economia David Sassoli

O presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, reiterou, esta terça-feira, que as regras orçamentais devem regressar em 2023 com uma reforma, afirmando que é por não serem adequadas que as regras foram suspensas durante o período de resposta à pandemia. 

"O Parlamento quer uma reforma, temos dito desde o princípio, os instrumentos anteriores não são os adequados para enfrentarmos esta situação. Tanto é que foram suspensos. (...) Se foram suspensos é porque consideramos que não são úteis", disse Sassoli, em conferência de imprensa.

O regresso dessas regras, em 2023, sem mudanças, "na minha opinião, seria um erro", afirmou o presidente do Parlamento Europeu.

Esta não é a primeira vez que Sassoli defende uma reforma do Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC). Na rede social Twitter, o responsável tinha já dito que é necessário "reformar" estas regras. 

O vice-presidente executivo da Comissão Europeia Valdis Dombrovskis disse, em entrevista à Lusa, no início do mês, que "sem surpresa" as regras de disciplina orçamental de Bruxelas para os países deverão manter-se suspensas em 2022, dados os efeitos da pandemia na economia.

Em março, a Comissão Europeia adotou uma comunicação sobre a resposta da política orçamental à crise da Covid-19, abrindo a porta à manutenção da chamada 'cláusula de escape' do Pacto de Estabilidade e Crescimento também no próximo ano, reservando uma decisão definitiva para maio.

Leia Também: António Costa saúda João Lourenço pelos 45 anos do Teatro Aberto

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório