Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Portugal recebe mais 2.410 milhões ao abrigo do instrumento SURE

O anúncio foi feito hoje pela Comissão Europeia.

Portugal recebe mais 2.410 milhões ao abrigo do instrumento SURE
Notícias ao Minuto

12:29 - 25/05/21 por Notícias ao Minuto

Economia SURE

A Comissão Europeia disponibilizou, esta terça-feira, 14.137 milhões de euros a 12 Estados-Membros da UE no âmbito da sétima parcela do apoio financeiro ao abrigo do instrumento SURE, entre os quais 2.410 milhões para Portugal. 

Estes montantes são "correspondentes à segunda tranche de pagamento no âmbito do SURE, o instrumento criado pela Comissão Europeia de solidariedade de apoio ao emprego durante a pandemia", revela a Comissão, em comunicado. 

Em dezembro de 2020, recorde-se, Portugal recebeu um primeiro pagamento de 3.000 milhões de euros, de um apoio que deverá ascender a um total de 5.900 milhões de euros.

"Estes empréstimos irão ajudar os Estados-Membros a fazer face ao aumento súbito das suas despesas públicas destinadas a preservar o emprego na sequência da pandemia de coronavírus", revela a Comissão Europeia. 

Em 15 de outubro, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que Portugal iria receber "em breve" 5,9 mil milhões de euros ao abrigo daquele programa europeu.

O Conselho da União Europeia (UE) aprovou formalmente um regime temporário de apoios ao emprego, visando atenuar riscos de desemprego devido à pandemia, num total de 100 mil milhões de euros em empréstimos com condições favoráveis.

"Com este desembolso a título do SURE, a UE já disponibilizou quase 90 mil milhões de euros em empréstimos recíprocos ('back-to-back'). Todos os Estados-membros da UE que pretendiam beneficiar do regime receberam uma parte ou a totalidade do montante solicitado", acrescenta a Comissão Europeia. 

[Notícia atualizada às 12h54]

Leia Também: Líderes condenam "atividades provocadoras" da Rússia e pedem relatório

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório