Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"Insistimos num modelo de gestão de risco que já não se verifica"

Pneumologista Filipe Froes admitiu mudanças na matriz de risco relativa à Covid-19. "Neste momento estamos numa fase diferente em que há um novo modelo de risco que pressupõe uma gestão diferente", acrescentou. 

"Insistimos num modelo de gestão de risco que já não se verifica"
Notícias ao Minuto

09:46 - 25/05/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

A situação dos concelhos de Lisboa e Braga, que podem ultrapassar a 'linha vermelha' em relação aos casos de Covid-19, foi um tema comentado, na noite desta segunda-feira, por Filipe Froes, na antena da SIC Notícias, com o pneumologista a afirmar que "temos de perceber que estamos numa fase diferente do desconfinamento"

O também coordenador do gabinete de crise da Ordem dos Médicos considerou que "fomos construindo um edifício de medidas baseado num modelo de risco que agora é diferente". "Neste momento estamos numa fase diferente em que há um novo modelo de risco que pressupõe uma gestão diferente do risco e, sobretudo, um modelo comunicacional diferente", acrescentou. 

Filipe Froes fez ainda questão de sublinhar que "até chegarmos à vacinação e aos números fantásticos" que temos neste campo, "tínhamos uma relação extremamente fácil de estabelecer entre transmissibilidade e gravidade". Agora, "deixámos de ter uma relação tão nítida"

Nas palavras do especialista, "isto significa que nós começamos a ter dificuldade em explicar às pessoas o motivo de manterem a adesão", uma vez que "continuamos a insistir num modelo de gestão de risco que já não se verifica"

"Nós temos de manter as pessoas a aderir às medidas, mas temos, neste momento, uma separação entre transmissibilidade e gravidade que faz com que esta gestão seja diferente. E isso foi ganho pela vacina", terminou sobre este tema. 

De recordar que o Governo vai reunir-se no próximo dia 28, sexta-feira, com os especialistas na sede do Infarmed, em Lisboa. O aumento dos indicadores e a situação na região de Lisboa serão os temas.

A 20.ª e última sessão sobre a situação da Covid-19 em Portugal, no Infarmed, aconteceu no dia 27 de abril. Nestes encontros com os peritos têm participado sempre o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente da Assembleia da República, representantes de partidos e dos parceiros sociais.

Leia Também: Governo agenda para a próxima sexta-feira nova reunião com especialistas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório