Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Rt desce em Portugal. EMA avalia Pfizer em jovens

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Rt desce em Portugal. EMA avalia Pfizer em jovens
Notícias ao Minuto

08:05 - 03/05/21 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

Portugal passou do Estado de Emergência para o de Calamidade no sábado, dando assim o primeiro passo para última fase do desconfinamento. No entanto, ainda há concelhos - como é o caso de Odemira - que continuam sob fortes medidas restritivas, devido à incidência de casos de Covid-19. Segundo os dados mais recentes, emitidos pela DGS, o país somou mais 330 novos casos e uma morte relacionados com a Covid-19, nas últimas 24 horas. No total, o país regista 837.277 infetados e 16.977 óbitos.

Pelo resto do mundo, o foco vai para a Índia que continua a quebrar recordes trágicos diariamente. Depois de ontem ter reportado o maior número de mortos num só dia e de ter vindo constantemente a ultrapassar os 300 mil casos diários desde há quase duas semanas, está prestes a registar mais de 20 milhões de casos desde o início da pandemia.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

16h00 - Este registo chega ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos aqui. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes.

Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24
SNS24 da Madeira: 800 24 24 20
SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Se só quiser tirar dúvidas pode recorrer ao email: atendimento@sns24.gov.pt

15h57 - Identificados 22 casos de alojamentos em Odemira com deficiências. As autoridades já identificaram no concelho de Odemira (Beja) um total de 22 situações de alojamento de trabalhadores agrícolas com deficiências, por falta de salubridade ou sobrelotação, revelou hoje o autarca local. Em declarações aos jornalistas, no final de uma reunião de coordenação da 'task force' do concelho que acompanha a situação da covid-19, o presidente da câmara municipal indicou que foram "efetuadas, até ao momento, 22 vistorias, no total, a situações identificadas de menor salubridade", incluindo "obviamente algumas habitações em sobrelotação".

15h34 - Dinamarca exclui vacina da Johnson & Johnson do seu programa de vacinação. A Dinamarca decidiu excluir a vacina da Johnson & Johnson do seu programa de vacinação contra a Covid-19. A notícia está a ser avançada pela AFP, esta segunda-feira. O país nórdico tomou a mesma decisão, no mês passado, mas em relação à vacina da AstraZeneca.

15h25 - Docentes criticam excesso de burocracia e pouco tempo para alunos. Mais de metade dos professores do secundário queixa-se do excesso de trabalho, enquanto no superior se teme a falta de vacinas contra a covid-19, segundo um inquérito que revela alunos mais felizes com o regresso à escola.

15h07 - Teletrabalho. Lei "deve incluir" regulamentação do pagamento de despesas. A UGT defendeu hoje que a lei do teletrabalho deve incluir a regulamentação do pagamento de despesas, determinado em comum acordo entre empresas e trabalhadores. A central sindical foi hoje recebida pela presidente do grupo parlamentar do Partido Socialista (PS), para uma audiência com o objetivo de debater a proposta de lei socialista sobre o teletrabalho.

15h01 - Índice de transmissibilidade (Rt) e incidência voltam a descer por cá. O índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-Cov-2 em Portugal desceu hoje para 0,96 assim como a incidência de casos de infeção por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias que é agora de 64,4 segundo dados hoje divulgados. 

14h54 - Serralves deixou de pedir trabalho a Serviço Educativo devido à Covid-19. Uma trabalhadora do Serviço Educativo Artes de Serralves disse hoje, em tribunal, que a generalidade dos "falsos recibos verdes" daquele departamento deixou de ser chamada ao serviço com a justificação da Covid-19.

14h47 - Um militar de 35 anos morreu em Espanha depois de levar a vacina da AstraZeneca contra a Covid-19. O homem começou a sentir-se mal depois de levar a vacina e 17 dias depois morreu, vítima de uma trombose. A ministra da Defesa do país afirmou hoje que "não há dúvidas" sobre a relação entre a morte e a administração da vacina.

14h45 - Portugal é o país da UE com menos mortes diárias. Portugal é atualmente o país da União Europeia com menos mortes diárias atribuídas à covid-19 nos últimos sete dias por milhão de habitantes e o segundo com menos casos, segundo o 'site' estatístico Our World in Data.

14h35 - Bolieiro diz que "não há nenhum desnorte" do Governo dos Açores. O presidente do Governo dos Açores afirmou hoje que "não há nenhum desnorte" do executivo regional no combate à pandemia e que o evoluir epidemiológico está a ser acompanhado com "rigor científico".

14h26 - Portugal regista hoje mais 180 casos de Covid-19. Não há nenhuma vítima a lamentar. Este é o terceiro dia, em sete, que o país não regista nenhum óbito relacionado com o novo coronavírus. Assim sendo, no total, o país regista, desde o dia 2 de março de 2020, 837.457 infetados e 16.977 óbitos. 

14h16 - Já foram administradas em Portugal "mais de três milhões e trezentas mil doses de vacina contra a Covid-19", das quais quase 2,5 milhões são primeiras doses

14h07 - Ataques a profissionais de saúde e doentes crescem nos países com conflitos. Um total de 611 trabalhadores da saúde e doentes em países afetados por conflitos foram atacados entre fevereiro e julho de 2020, mais 50% do que a média, alertou hoje o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV)

14h01 - Regulador europeu avalia vacina da Pfizer para jovens dos 12 aos 15 anos. A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) anunciou hoje ter começado a avaliar a administração da vacina da Pfizer/BioNTech anticovid-19 em jovens dos 12 aos 15 anos, após um pedido de alargamento do fármaco a esta faixa etária

13h56 - Tráfego aéreo de passageiros caiu 60% em 2020 para mínimos de 2003, de acordo com números hoje revelados pela Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO). "Isto leva os dados globais de viagens para os níveis de 2003", destacou o presidente do Conselho da ICAO, Salvatore Sciacchitano

13h45 - Wuhan voltou a ser palco de festival que juntou 11 mil pessoas (uma com, outras sem máscara). O Strawberry Music Festival não acontecia desde 2019. Veja as imagens aqui

13h32 - Professores concluem que ensino à distância agravou desigualdades. Um estudo da Universidade do Minho concluiu que os professores consideram que o ensino à distância agravou as desigualdades entre alunos face às suas aprendizagens, tendo sido mais penalizante para aqueles que beneficiavam de medidas de inclusão educativas.

13h21 - Mais de 1.200 jornalistas morreram por causa da pandemia. A pandemia de covid-19 causou a morte de 1.227 jornalistas em todo o mundo, em 2020, disse hoje a Press Emblem Campaign (PEC), no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. A organização não governamental que anualmente monitoriza a morte de jornalistas no exercício da profissão esclareceu que mais da metade dos profissionais mortos com covid-19 eram latino-americanos (668), enquanto na Ásia ocorreram 281 mortes, na Europa 175, em África 56 e na América do Norte 47.

13h05 - BdP instaurou dez processos de contraordenação sobre moratórias. O Banco de Portugal instaurou, em 2020 e no primeiro trimestre deste ano, dez processos de contraordenação a sete instituições financeiras sobre a aplicação das moratórias de crédito, segundo dados hoje divulgado. O regulador e supervisor bancário publicou hoje o Relatório de Supervisão Comportamental, segundo o qual, ao longo do ano de 2020 e até março de 2021, recebeu 1.895 reclamações de clientes bancários sobre matérias relacionadas com a pandemia de covid-19 (7,7% do total de reclamações), sendo que 88% estava relacionada com a aplicação das moratórias de crédito.

13h02 -  Açores com oito novos casos e 28 recuperações. Os Açores diagnosticaram nas últimas 24 horas oito casos de Covid-19, tendo sido registadas 28 recuperações e continuando internados 15 pacientes, anunciou hoje a Autoridade de Saúde. O boletim diário revela que cinco casos foram registados em São Miguel, em contexto de transmissão comunitária, e três nas Flores, resultantes da formação de uma nova cadeia de transmissão local, tendo sido realizadas no total da região 542 análises.  

12h54 - Morreram até hoje 3,2 milhões de pessoas em todo o mundo por Covid-19. A pandemia do novo coronavírus fez pelo menos 3.203.937 mortos em todo o mundo desde o início da pandemia em dezembro de 2019, de acordo com um balanço elaborado pela France-Presse com base em dados oficiais. Mais de 152.737.970 casos de contágio foram oficialmente diagnosticados desde o início da crise sanitária.  

12h38 - Bruxelas alerta para impacto da pandemia superior ao estimado na aviação. O responsável da direção-geral da Mobilidade e Transportes (DG MOVE) da Comissão Europeia defendeu hoje que a aviação vai continuar a ter "grandes oportunidades", apesar de notar que o impacto da pandemia no setor é superior ao estimado.

12h27 - Covid-19. Madeira recebeu mais 23.400 vacinas da Pfizer. A Madeira recebeu hoje mais 23.400 vacinas da farmacêutica Pfizer, o que permite dar continuidade à campanha de vacinação regional, informou hoje o Serviço Regional de Saúde (SESARAM).

12h25 - Já foram submetidos os PRR de 13 Estados-membro, faltam 14. A Comissão Europeia já recebeu Planos nacionais de Recuperação e Resiliência (PRR) de 13 países para acederem às verbas da recuperação, oito dos quais no dia em que terminou o prazo indicativo, faltando 14 dos 27 Estados-membros fazerem-no. "A Comissão recebeu um total de 13 planos de recuperação e resiliência, da Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Grécia, Espanha, França, Itália, Letónia, Luxemburgo, Áustria, Portugal, Eslováquia e Eslovénia", informa o executivo comunitário em nota de imprensa hoje divulgada.

12h12 - Moderna vai disponibilizar 500 milhões de vacinas ao mecanismo Covax. A farmacêutica Moderna vai disponibilizar 500 milhões de doses da sua vacina anti-Covid-19 ao mecanismo Covax, que visa garantir uma vacinação equitativa contra o novo coronavírus, foi hoje anunciado. Ao abrigo de um acordo assinado com a Aliança para as Vacinas (Gavi), a Moderna irá entregar as doses a partir do quarto trimestre deste ano, "com um total de 34 milhões de doses disponíveis em 2021 e até 466 milhões de doses em 2022", anunciou a Gavi em comunicado.

12h08 - UE. Pandemia alerta para "interdependência" dos direitos humanos. O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, sublinhou hoje que as consequências da pandemia de Covid-19 devem alertar e lembrar a "interdependência" e "indivisibilidade" de todos os direitos humanos.

11h57 - UE. Defensores de direitos humanos pedem pressão sobre a Índia. Organizações de defesa de direitos humanos pedem aos líderes europeus, que se reúnem no sábado com o governo indiano, para alertarem sobre a deteriorar dos direitos fundamentais na Índia, incluindo o direito à saúde. Num documento divulgado hoje, as organizações referem que a pandemia de Covid-19 que está a afetar a Índia deve fazer com que a Europa acione mecanismos de ajuda médica e envio de vacinas contra a doença, e crítica os abusos contra os direitos humanos assim como a passividade da Europa.

11h50 - Nova Zelândia despede nove funcionários por recusarem ser vacinados. A agência de controlo fronteiriço da Nova Zelândia demitiu nove funcionários que recusaram ser vacinados contra a Covid-19. O país requereu que todos os trabalhadores da linha da frente fossem vacinados até ao fim de abril. Em fevereiro, a primeira-ministra, Jacinda Ardern,  disse que o governo não iria tornar a vacina obrigatória, mas que quem recusasse ser vacinado iria ser transferido para cargos de segundo plano.  

11h40 -  Número de casos ativos em Timor-Leste cai com 82 recuperações. O número de casos ativos de infeção com o SARS-CoV-2 em Timor-Leste caiu pela primeira vez em várias semanas, com o número de pacientes recuperados, 82, a ultrapassar o total de casos positivos detetados, 80. Em comunicado, o Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC) - que não realiza uma conferência de imprensa há vários dias - explica que se registaram nas últimas 24 horas um total de 75 infeções em Díli e mais cinco em Ermera.

11h23 - Projeto quer combater o isolamento a 200 idosos de Coimbra. O Projeto QuintAAL prevê intervir junto de 200 idosos com mais de 65 anos, do concelho de Coimbra, para combater o isolamento social e atuar na melhoria da qualidade de vida, anunciou hoje a entidade promotora. "Os idosos têm-se revelado bastante recetivos e interessados no projeto, por sentirem que existe uma verdadeira preocupação com eles, principalmente pelos momentos em que estão mais sozinhos, sobretudo devido ao estado atual de pandemia Covid-19", disse a coordenadora geral do Projeto QuintAAL, Sofia Madureira.

10h48 -  Polícia chamada por violação de medidas contra a Covid-19. Mas afinal, tratava-se apenas de um manequim. As autoridades foram chamadas a um restaurante da Nova Escócia, no Canadá, após várias denúncias a reportar que estaria um cliente a jantar num restaurante em violação das restrições para combater a pandemia. Ao chegar perceberam que sentado no local estava afinal... um manequim.

10h11 - UE incentiva países a abrirem portas a viajantes vacinados. A União Europeia (UE) recomendou esta segunda-feira que os passageiros fora da UE possam viajar para o continente europeu, mas há duas condições: terão de ter a vacinação contra a Covid-19 concluída e têm de pertencer a países com "boa situação epidemiológica". "A Comissão Europeia propõe que seja permitida a entrada na UE por razões não essenciais, não apenas para todas as pessoas provenientes de países com uma boa situação epidemiológica, mas também para todas as pessoas que receberam a última dose recomendada de uma vacina autorizada pela UE", informam em comunicado.

10h08 - África com mais 247 mortos e 6.802 infetados em 24 horas. Regista ainda um total de 122.329 desde o início da pandemia. De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número total de infetados nos 55 Estados-membros da organização é de 4.574.042 e o de recuperados da doença nas últimas 24 horas é de 6.337, subindo para 4.117.235 desde o início da pandemia.  

10h00 - Odemira. "É intolerável. Espero que sejam tomadas medidas exemplares". Ana Gomes critica a inação das autoridades, incluindo de vários ministérios, perante a utilização de "mão de obra em condições de quase escravidão" no concelho alentejano. "É absolutamente intolerável. Espero que seja tomadas medidas exemplares e que isto não se continue a verificar. Para isso é fundamental punir quem tem de ser punido e os beneficiários e as empresas não podem mais beneficiar da complacência das autoridades, desde o ministério da Agricultura, do Trabalho, da própria Saúde, etc [...]. A Autoridade das Condições de Trabalho tem de fazer o seu trabalho e tem de ter meios para fazer o seu trabalho", atirou a socialista.

09h43  - Redução do transporte aéreo levou à perda de 7 milhões de empregos na UE. A redução do transporte aéreo, face ao impacto da pandemia de Covid-19, levou a União Europeia (UE) a perder cerca de sete milhões de postos de trabalho diretos e indiretos, divulgou hoje a Autoridade Nacional da aviação Civil (ANAC). Dessa forma, a recuperação do setor vai ser "mais longa" do que o que se previa, sendo assim necessário dar "segurança" aos clientes, tendo por base um conjunto de normas e protocolos.

08h29 - Alemanha com 9.160 novos casos e 84 mortos. A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais 9.160 casos de Covid-19 e 84 mortes provocadas pela doença. Estes valores representam uma redução em relação aos números dos dias anteriores mas há que lembrar que à segunda-feira os números são sempre inferiores dado que nem todos os estados os contabilizam. Em termos acumulados, e segundos os dados do Instituto Robert Koch, o país soma 3.425.982 infetados e 83.276 mortos desde que a pandemia chegou ao país.

08h24 - Festival piloto em Liverpool reuniu cerca de 5 mil pessoas por uma noite. Um festival piloto, em Liverpool, Inglaterra, juntou, este domingo, cerca de cinco mil pessoas por uma noite. A ideia, esclarece a BBC, foi do governo britânico que quis realizar um teste deste tipo de eventos com participantes testados previamente à Covid-19, mas sem obrigatoriedade de distanciamento social ou uso de máscara. Veja as imagens do festival.

Notícias ao Minuto© Reuters

08h19 - Covid sazonal? Temperaturas altas e luz solar reduzem propagação. Um novo estudo, publicado no jornal científico Scientific Reports, defende a sazonalidade do novo coronavírus, afirmando que as temperaturas altas e longas horas de luz solar podem reduzir a propagação da Covid-19. Para chegar a esta conclusão, os investigadores analisaram, desde janeiro deste ano, dados sobre a propagação da doença em 117 países para perceber a relação entre a latitude - que afeta a quantidade de luz solar que recebe, a temperatura e a humidade - e o seu nível de propagação. 

08h05 - Covid-19 expôs fluxo migratório descontrolado em Odemira. PJ investiga. Chegam a estar mais de 30 migrantes na mesma casa, amontoados em beliches, em compartimentos pequenos. Os holofotes estão apontados para Odemira desde quinta-feira passada, altura em que foi imposta uma cerca sanitária a duas freguesias do concelho alentejano, devido à elevada incidência de casos de Covid-19.

07h48 - Do vinil às vacinas, agentes culturais de Berlim mudam agulhas. Praticamente sem trabalho desde abril do ano passado, a DJ e produtora musical Eva Be decidiu aceitar a proposta de trabalho num centro de vacinação de Berlim, ao lado de outros colegas do setor cultural. Berlim, considerada cidade de passagem obrigatória para os fãs da música eletrónica, viu os seus clubes fecharem logo no início do primeiro confinamento. Com muito poucas exceções, como o famoso Berghain, que se transformou em centro de exposições, os cerca de 200 espaços ainda não voltaram a abrir as portas.

07h35 - Dia da Defesa Nacional retomado após adiamento. O dia da Defesa Nacional é retomado hoje, depois de ter sido interrompido por duas vezes desde o ano passado devido à pandemia de Covid-19. A 17.ª edição do dia da Defesa Nacional vai levar 90.068 jovens com mais de 18 anos, entre hoje e 17 de dezembro de 2021, a cinco unidades militares do país para os sensibilizar sobre a função das Forças Armadas, segundo um comunicado do Ministério da Defesa.

07h24 - China com 11 casos em 24 horas, todos oriundos do exterior. A China detetou 11 casos da Covid-19 no domingo, todos oriundos do estrangeiro, anunciaram hoje as autoridades de saúde chinesas. Os casos foram diagnosticados em viajantes provenientes do estrangeiro na cidade de Xangai (leste) e nas províncias de Guangdong (sudeste), Mongólia Interior (norte) e Sichuan (centro).

07h21 - EUA com 311 mortos e 30.638 casos nas últimas 24 horas. Os Estados Unidos registaram 311 mortes causadas pela Covid-19 e 30.638 novos casos da doença nas últimas 24 horas, indicou, no domingo, a contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Desde o início da pandemia, os EUA acumularam 577.029 óbitos e 32.420.079 casos, mantendo-se como o país com mais mortes e também com mais casos no mundo. O presidente norte-americano, Joe Biden, estimou que o país venha a registar mais de 600 mil mortes devido à Covid-19.

07h16 - México com 65 mortos e 1.093 casos nas últimas 24 horas. Foram registadas 65 mortes causadas pela Covid-19 e 1.093 casos nas últimas 24 horas, disse, no domingo, o Ministério da Saúde mexicano. Desde o início da pandemia, o país contabilizou 217.233 óbitos e 2.348.873 de casos da doença causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.  

07h12 - Incidência estabiliza em França com 9.888 contágios e 113 mortos por Covid-19. Há ainda uma ligeira subida de doentes em cuidados intensivos, indicaram no domingo as autoridades de saúde do país. No total, 5.585 pacientes estão internados nos cuidados intensivos, mais quatro do que na véspera, de um total de 28.818 internados com a doença. Desde o início de la pandemia, 5.652.247 pessoas contraíram Covid-19 e 104.8719 morreram.

07h08 - Índia com 3.417 mortos e 368.147 casos em 24 horas. A Índia registou 3.417 mortos devido à Covid-19 e 368.147 casos nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde indiano. O país acumulou 218.959 óbitos e está praticamente a ultrapassar os 20 milhões de casos (19,9 milhões de casos hoje) desde o início da pandemia, indicou.

07h00 - Bom dia, iniciamos um novo registo de acompanhamento da pandemia. Pode recordar o anterior através deste link

Leia Também: AO MINUTO: Mais de mil mortos no Brasil; Constrangimentos "corrigidos"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório