Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

AO MINUTO: Mais de mil mortos no Brasil; Constrangimentos "corrigidos"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Mais de mil mortos no Brasil; Constrangimentos "corrigidos"
Notícias ao Minuto

08:02 - 02/05/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Portugal passou ontem do Estado de Emergência para o de Calamidade e deu o primeiro passo para última fase do desconfinamento do país.

Apesar disso, há concelhos, como Odemira, que continuam sob fortes medidas restritivas, devido à incidência de casos de Covid-19.

O caso deste concelho alentejano tem feito correr muita tinta e até o Presidente da República, que visita hoje a ilha da Madeira, já disse que é necessário garantir que os direitos dos trabalhadores de Odemira são respeitados.

Mas o nosso país caminha a passos largos para a normalidade. Já lá fora as coisas estão mais complicadas. A Índia, por exemplo, tem batido recordes trágicos todos os dias. Depois de ontem ter registado o maior número de casos diários com mais de 400 mil pessoas a serem diagnosticadas com Covid-19 no país, hoje reportou o maior número de mortos num só dia.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Boa noite! Termina aqui este registo, mas pode continuar a acompanhar-nos na manhã de segunda-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes.

Caso tenha sintomas:

  • SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24
  • SNS24 da Madeira: 800 24 24 20
  • SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: [email protected]

22h36 - O Brasil notificou este domingo 28.935 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e 1.202 mortos relacionados com a Covid-19, indicam os dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde. Trata-se de uma redução significativa tanto do número de contágios como do número de mortos, mas esta pode dever-se à subnotificação comum aos fins de semana. 

21h15 - "O plano de vacinação contra a COVID-19 está em curso. A vacina será administrada de acordo com as prioridades definidas. Aguarde o contacto do seu centro de saúde." Esta é o conselho do Serviço Nacional de Saúde, este domingo.

20h47 - As autoridades cabo-verdianas diagnosticaram 241 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, registando-se ainda quatro mortos, elevando para 24.368 o total de casos desde o início da pandemia, divulgou hoje o Ministério da Saúde.

19h55 - O Ministério da Saúde admitiu hoje "constrangimentos pontuais" relacionados com convocatórias de alguns utentes, no processo de autoagendamento para a vacinação contra a Covid-19, como aconteceu em Agualva, Sintra, garantindo que foram "imediatamente corrigidos".

"Nesta primeira fase do processo de auto-agendamento, com vacinação em 250 pontos diferentes, registaram-se constrangimentos pontuais relacionados com a convocatória de alguns utentes, que foram imediatamente corrigidos", disse fonte oficial do Ministério da Saúde à Lusa.

19h34 - O Peru registou em abril o mês mais mortal desde o início da pandemia de covid-19 com 9.458 casos, elevando para 61.789 o total de mortes motivada pelo novo coronavírus, indicaram hoje os dados oficiais.

19h20 - A Madeira registou hoje 22 novos casos de Covid-19, todos de transmissão local, 14 recuperações e 86 situações suspeitas, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é 266, com 15 doentes internados.

18h38 - O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, criticou, este domingo, aquilo que considera ser "a propaganda acerca do êxito da vacinação" contra a Covid-19 na União Europeia - e que se estende a Portugal -  "para justificar as opções erradas da política de aquisição das vacinas".

18h33 - Os Estados Unidos estão a trabalhar para que as farmacêuticas que desenvolveram uma vacina contra o vírus Sars-CoV-2 a distribuam a nível mundial ao preço de custo para acabar com a pandemia, foi hoje anunciado.

17h46 - Mais de meia centena de alojamentos para trabalhadores rurais do concelho de Odemira já foram alvo de vistoria das autoridades, que identificaram locais sobrelotados e a necessidade de transferir pessoas, revelou hoje o presidente do município, José Alberto Guerreiro.

17h40 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse hoje que o combate à Covid-19 em Portugal "está a correr bem", mas pediu à população para "continuar a ajudar". "O que eu peço aos portugueses não é muito. Está a correr bem. Os números de hoje comprovam isso. Mas para continuar a correr bem é preciso continuar a ajudar. É só isso", afirmou.

Marcelo Rebelo de Sousa, que se encontra no Funchal, comentava, deste modo, o facto de a Polícia de Segurança Pública (PSP) ter dispersado ao início da madrugada de hoje uma multidão de cerca de 500 pessoas concentradas no Miradouro de São Pedro de Alcântara, em Lisboa, a maioria sem máscara.

17h38 - O Chile ultrapassou hoje as 26.500 mortes por Covid-19 ao somar 104 vítimas mortais pela pandemia nas últimas 24 horas, registando mais 6.122 infetados.

17h23 - O Reino Unido regista mais 1.671 novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2 e 14 mortes, indicam os dados do Ministério da Saúde britânico este domingo. Desde o início da pandemia, há mais de um ano, o Reino Unido diagnosticou 4.420.201 contágios e 127.538 óbitos. 

17h01 - Itália reportou, este domingo, mais 9.148 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e mais 144 mortes relacionadas com a doença, indica a atualização feita pelas autoridades italianas. 

Trata-se de uma descida dos dois indicadores em relação aos dados reportados ontem, dia em que Itália somou quase mais 13 mil infetados e 226 mortes. No total, desde o início da pandemia, o país acumula 4.044.762 infetados e 121.177 mortes.

16h12 - O CDS instou hoje o Governo a "revogar, de imediato", a requisição civil do empreendimento turístico Zmar, em Odemira, para alojar pessoas em isolamento profilático devido à epidemia de Covid-19, uma decisão que considerou "condenável".

Num comentário na sua conta do Facebook, o presidente do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos pediu ao executivo para recuar na requisição, "substituindo-a por outra que seja proporcionada e adequada a assegurar a saúde pública", a "garantir condições dignas" às pessoas e que "se coadune com os mais elementares direitos dos portugueses", como "o respeito pela propriedade privada".

14h44 - O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Sintra, distrito de Lisboa, foi hoje confrontado com cerca de 200 autoagendamentos para vacinação contra a covid-19, sem que existisse conhecimento prévio, o que motivou filas com dezenas pessoas em Agualva.

No Centro de Saúde de Agualva, que é onde há um maior número de autoagendamentos, "já está uma equipa a vacinar" e as pessoas que lá estiveram nessa situação "vão ser todas vacinadas".

14h12 - Portugal somou, nas últimas 24 horas, mais 330 novos casos e uma morte relacionados com a Covid-19, indica o boletim epidemiológico da DGS divulgado este domingo. 

13h32 - África registou mais 269 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, para um total de 122.082 vítimas mortais, e 7.121 novos infetados, de acordo com os dados oficiais mais recentes no continente.

13h27 - O ministro das Relações Exteriores britânico, Dominic Raab, justificou hoje a redução da ajuda internacional do Reino Unido com o impacto económico provocado pela crise do coranavirus.

13h18 - Os Açores registaram nas últimas 24 horas 19 novos casos de covid-19, todos em São Miguel, totalizando a região 215 ativos, segundo o boletim diário da Autoridade de Saúde.

13h21 - Desde ontem que quem tem a vacinação contra a Covid-19 completa pode, na Hungria, frequentar bares e restaurantes, museus, cinemas e estádios e nem precisa usar máscara para o fazer. O chamado "certificado de proteção" está no centro do plano da Hungria para o retorno à normalidade. No entanto, esta medida está a ser largamente criticada por ser "discriminatória" e por dar uma falsa sensação de segurança.

12h20 - A pandemia de Covid-19 provocou 13.166 mortes no mundo nas últimas 24 horas, aumentando o número de óbitos para 3.194.716 desde que foram detetados os primeiros casos na China, em 2019, concluiu hoje o balanço da AFP.

12h00 - O Serviço Nacional de Saúde recorda-lhe a importância de manter os espaços arejados.

11h45 - O ministro da Saúde da Rússia, Mikhail Murashko, afirmou hoje que existem atualmente mais de 300.000 casos ativos de covid-19 no país e que a situação epidémica "continua tensa".

"A situação com o novo coronavírus continua a ser tensa. Mais de 300.000 pessoas doentes estão sob observação", disse Murashko numa entrevista no canal de televisão estatal Rossiya-1.

11h41 - O Governo português vai reforçar o apoio a Cabo Verde no combate à pandemia da Covid-19 com o envio de uma equipa do INEM, entre os dias 4 e 11 de maio.

11h25 - As autoridades timorenses registaram hoje o quarto óbito de uma pessoa infetada com o SARS-CoV-2, um homem de 28 anos que tinha dado entrada no hospital com traumatismo craniano depois de um acidente de viação.

11h01 - O Governo do Reino Unido está a estudar a administração de uma dose da vacina da Pfizer contra o coronavírus a crianças maiores de 12 anos em setembro, no início do ano escolar.

10h55 - Hoje, Dia da Mãe, Marcelo Rebelo de Sousa saudou  as mulheres portuguesas que foram "incansáveis" e "verdadeiras heroínas deste tempo de pandemia" numa "sociedade muito desigual".

10h28 - A presidente executiva do grupo chinês Trip.com considerou, em entrevista à Lusa, que o contributo de Portugal para o turismo, durante a presidência portuguesa da UE, passa por obter consenso "sobre diretrizes claras" para viagens entre e para Europa.

10h15 - O Governo desconhece ainda as necessidades de habitação no concelho de Odemira, inclusive dos trabalhadores das explorações agrícolas, tendo revelado hoje que existem 299 contentores de alojamento e "todos cumprem com as condições de higiene e saúde obrigatórias".

No concelho de Odemira, o Governo decidiu decretar uma cerca sanitária às freguesias de São Teotónio e de Almograve, devido à elevada incidência de casos de covid-19. António Costa sublinhou também que "alguma população vive em situações de insalubridade habitacional inadmissível, com hipersobrelotação das habitações", relatando situações de "risco enorme para a saúde pública, para além de uma violação gritante dos direitos humanos".

09h41 - A ajuda francesa prometida à Índia, que luta contra uma segunda vaga violenta de Covid-19, chegou hoje a Nova Deli a bordo de um avião de carga especialmente fretado, com 28 toneladas de equipamentos médicos, constatou a AFP.

09h33 - A Rússia reportou, este domingo, mais 8.697 contágios de Covid-19 e 342 vítimas mortais na sequência da doença. No total, desde que a pandemia chegou ao país, as autoridades de Saúde russas anunciaram 4.823.255 casos de infeção e 110.862 mortes.

09h00 -  O ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido disse, este domingo, que o país fez "um grande progresso" com a administração das vacinas contra a Covid-19 e que o Reino Unido está "muito perto" de "virar a esquina".

Confrontado com as vozes críticas ao desconfinamento, que defendem que este devia ser mais acelerado, Dominic Raab recorda que este está prestes a acontecer (no Reino Unido a última fase acontece a 21 de junho).

"Eu sei que as pessoas querem desconfinar mais rápido, mas nós achamos essencial dar passos firmes para sair do bloqueio e essa é a maneira inteligente de o fazer", afirmou o governante.

08h33 - Um jovem de 30 anos morreu vítima da Covid-19, em São Paulo, no Brasil, no dia 17 de abril, data em que era suposto casar com a namorada, com quem mantinha um relacionamento há 11 anos. Conheça a trágica história de Bruno Silva aqui

08h17 - O Chile registou um total de 3.481 mortes devido à Covid-19 em abril, o terceiro mês mais letal do país, desde o início da pandemia. Este mês que passou foi também o que trouxe mais infeções: 201.480 positivos, seguido de março de 2021, com 170.583 infeções, e junho de 2020, com 148.283 casos notificados.

De acordo com o jornal La Tercera, os meses em que morreram mais pessoas devido ao novo coronavírus no Chile foram: junho com 6.496 e julho com 3.610.

Até ao momento, as autoridades de Saúde chilenas reportaram 26.457 mortes vítimas mortais devido à doença.

08h00 - DGS recorda: "Se testou positivo, mantenha-se em casa e não receba visitas"

07h49 - A Índia registou 3.689 mortes provocadas por Covid-19 nas últimas 24 horas, um novo máximo no país. A nível de casos, durante o mesmo período de tempo, as autoridades de saúde reportaram 392.488 novas infeções.

07h45 - Dezenas de milhares de pessoas desfilaram no sábado junto ao estádio Olímpico de Montreal, onde está instalado um dos centros de vacinação do Quebeque, para contestar as medidas sanitárias impostas para conter a pandemia no Canadá.

07h43 - O ex-presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker entende que o plano de recuperação para fazer face à crise da Covid-19 "aponta na direção certa", mas adverte contra a aplicação dos vastos fundos num modelo de lançar "dinheiro do helicóptero".

07h40 - A Alemanha reportou, este sábado, mais 110 mortes e 16.290 novos casos de Covid-19.

07h37 - O Presidente da República exige que seja apurado se os direitos dos trabalhadores rurais em Odemira estão a ser respeitados e pede para se agir se assim for necessário. Numa declaração feita aos jornalistas à chegada à ilha da Madeira, Marcelo Rebelo de Sousa exprimiu também o desejo de ver quebrada a cadeia de transmissão do vírus no concelho alentejano.

Ainda sobre  a pandemia da Covid-19, o Chefe de Estado disse que o parlamento deve avançar com a criação de uma "lei específica sobre emergência sanitária" quando a pandemia de Covid-19 terminar, vincando também que é necessário fazer uma "reavaliação do quadro constitucional".

07h33 - A Polícia de Segurança Pública (PSP) dispersou ao início desta madrugada uma multidão de cerca de 500 pessoas concentradas no Miradouro de São Pedro de Alcântara, em Lisboa, a maioria sem máscara, disse à Lusa fonte daquela força policial.

07h31 - Enquanto dormia:

07h30 -  Bom dia. Damos agora início a um novo acompanhamento sobre a situação da Covid-19 em Portugal e no mundo. Pode recordar os acontecimentos do dia anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório