Meteorologia

  • 08 MAIO 2021
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Edição

Covid sazonal? Temperaturas altas e luz solar reduzem propagação

Estes são os resultados de um novo estudo, publicado a 27 de abril no jornal científico Scientific Reports.

Covid sazonal? Temperaturas altas e luz solar reduzem propagação

Um novo estudo, publicado no jornal científico Scientific Reports, defende a sazonalidade do novo coronavírus, afirmando que as temperaturas altas e longas horas de luz solar podem reduzir a propagação da Covid-19. 

Para chegar a esta conclusão, os investigadores analisaram, desde janeiro deste ano, dados sobre a propagação da doença em 117 países para perceber a relação entre a latitude - que afeta a quantidade de luz solar que recebe, a temperatura e a humidade - e o seu nível de propagação. A acrescentar, cruzaram estes dados com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os investigadores concluíram que os locais com temperaturas altas e longas horas de luz solar tiveram uma taxa mais baixa de casos. Além dos territórios mais próximos da linha do equador, estes locais incluem também também países com verões mais longos.

Isto não significa que o verão é capaz de travar a Covid-19, mas pode ser uma vantagem no combate à doença. "Os nossos resultados não implicam que a doença desaparecerá durante o verão ou que esta não afetará países próximos do Equador", dizem os autores do Instituto Heidelberg de Saúde Global, na Alemanha, e da Academia Chinesa de Ciências Médicas, em Pequim. As descobertas também significam que "a ameaça de ressurgimento da epidemia pode aumentar durante o inverno", como foi visto em muitos países do Hemisfério Norte etre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, acrescentam.

Leia Também: Estudo: Dormir mal duplica risco de disfunção sexual nas mulheres

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório